Pular para o conteúdo
Início » 4 vitaminas saudáveis para você fazer em casa

4 vitaminas saudáveis para você fazer em casa

Veja receitas com frutas e sementes, cheias de nutrientes e sabor.

Vitaminas saudáveis

As vitaminas são ótimas para começar o dia com muita energia ou recuperar o ânimo no meio da tarde após a prática de exercícios físicos, por exemplo. Algumas dessas bebidas são tão nutritivas que podem até mesmo substituir refeições, com a vantagem de terem o preparo super rápido e fácil.

Para a maioria das vitaminas você vai precisar apenas de um liquidificador ou algum dos outros eletroportáteis com função parecida, como o mixer. Você pode misturar frutas, sementes e grãos, ingerindo fibras, vitaminas, minerais e até proteínas ao mesmo tempo.

Uma dica é usar frutas maduras para garantir um gostinho adocicado sem ter que usar açúcar. Os veganos podem substituir o leite bovino por qualquer leite vegetal, bastando tomar cuidado com a combinação de sabores.

As combinações de ingredientes são quase infinitas, mas é preciso garantir, além de nutrição, um bom sabor. Fizemos uma lista com 4 receitas deliciosas e diferentes para você experimentar em casa. Confira!

Morango com leite e linhaça

A clássica mistura de morango com leite fica ainda mais nutritiva com o acréscimo de linhaça. Rica em Ômega 3, ajuda a controlar o colesterol e o açúcar no sangue, além de ser cheia de proteína de qualidade, ou seja, energia.

O sabor ácido e adocicado do morango, fruta rica em antioxidantes, deixa a bebida poderosa e gostosa. Isso sem falar na proteína do leite, que completa o combo energético.

Como preparar: junte 7 morangos médios com um copo de leite e duas colheres de linhaça. Bata tudo e sirva gelado. Pode colocar açúcar, mas é mais saudável sem.

Manga, laranja, banana e semente de girassol

Essa combinação pouco tradicional fica muito gostosa e nutritiva. A semente de girassol deixa a textura mais interessante, previne diversas doenças e ajuda a combater o envelhecimento precoce.

A manga tem caroteno, vitaminas dos complexos A, B e C, além de muitos minerais. A banana, por sua vez, é cheia de potássio, antioxidantes e carboidratos, sem falar nas vitaminas. A laranja é vitamina C pura. Se as frutas estiverem maduras, sua doçura natural é uma delícia.

Como preparar: junte dois copos de leite, uma colherzinha de semente de girassol, uma banana picada, uma manga picada e um copo de suco de laranja natural. Misture bem. Se quiser incrementar mais ainda a vitamina, acrescente 2 colheres de whey protein.

Abacate, hortelã e gengibre

O abacate é um alimento muito nutritivo, que ajuda a aumentar os nossos níveis de bom colesterol, faz bem para a pele e os cabelos, auxilia nas dietas para emagrecer e previne até mesmo o câncer.

Por esses e outros benefícios, a vitamina da fruta é uma das mais populares que existem. Mas quem nunca experimentou incrementar esse sabor, vai se surpreender. E os benefícios ainda aumentam com as propriedades digestivas e antioxidantes do gengibre e do hortelã.

Como preparar: junte meio abacate, 500 ml de leite, 5 folhas de hortelã e um pedacinho de gengibre. Misture bem e sirva gelado — você pode bater com algumas pedras de gelo.

Confira também: Alimentos derivados do coco ajudam no bem-estar

Banana com damasco, aveia e beterraba

Além de saudável, essa vitamina fica com uma cor linda e o sabor vai te surpreender. Rica em vitaminas A, B, C e minerais como o ferro, a beterraba atua contra o envelhecimento, previne doenças e é uma verdadeira aliada nos treinos.

Os benefícios da banana você já sabe (ver receita acima) e o damasco é ótimo para a saúde do coração, além de ser cheio de vitaminas A e C. A aveia dá sustância e, entre suas propriedades, está a melhoria do humor.

Como preparar: no liquidificador, junte: uma banana picada, 3 damascos, meia beterraba picada, 200 ml de água e 2 colheres de sopa de semente de chia demolhada. Se quiser, pode acrescentar também algumas colheres de aveia em flocos e uma de semente de gergelim demolhada.