Como tirar a CNH categoria B?

Habilitados com a carteira B podem conduzir veículos de até 3,5 toneladas. Neste artigo, confira os passos necessários para tirar a CNH categoria B.

Como tirar cnh
Fonte da imagem: pexels.com

Existem diversas categorias da CNH (carteira nacional de habitação), uma das mais conhecidas é a categoria B, que permite aos motoristas habilitados dirigirem veículos de quatro rodas como carros de passeio, por exemplo. Se você não sabe a categoria da sua carteira, basta consultar a CNH para tirar as dúvidas.

Aqui, vamos falar sobre as cinco categorias da CNH e qual é o processo para tirar a CNH de categoria B. Se você está planejando entrar na autoescola para tirar a sua habilitação, preste bastante atenção neste artigo.

Qual é a categoria B?

A categoria B habilita o motorista a dirigir veículos de quatro rodas com até 3.500 kg de peso bruto e capacidade para transportar oito passageiros, além do motorista. Dessa forma, carros de passeio, quadriciclos e até reboque e semirreboque estão entre os veículos que os habilitados de categoria B podem dirigir. A categoria também permite a condução de motorhome.

Quais as demais categorias da CNH?

Além da categoria B, existem outras quatro categorias de CNH e a ACC. Falaremos sobre elas abaixo:

  • ACC (autorização para conduzir ciclomotor): essa autorização permite a condução de veículos de duas rodas com até 50 cm3, as famosas “cinquentinhas”.
  • Categoria A: a habilitação de categoria A permite a condução de ciclomotores da categoria ACC e também de veículos de duas ou três rodas com ou sem carro lateral, como motos e triciclos.
  • Categoria C: os habilitados de categoria C podem dirigir automóveis da categoria B e veículos de carga como caminhões, tratores e máquinas agrícolas. Também é permitida a condução de veículos acoplados de até seis toneladas.
  • Categoria D: autoriza o condutor a dirigir todos os tipos de veículos das categorias B e C. Além disso, a condução de veículos de transporte de passageiros como ônibus e vans.
  • Categoria E: essa categoria permite a condução de veículos das categorias B, C e D e também veículos acoplados com mais de seis toneladas, como caminhões com reboques e semirreboques, além de carretas.

Quais os pré-requisitos para tirar a CNH de categoria B?

Existem quatro pré-requisitos para qualificar uma pessoa a passar pelo processo para tirar a habilitação de categoria B. Confira quais são:

  • Ser maior de 18 anos
  • Ser alfabetizado
  • Possuir um documento de identificação (RG, carteira de trabalho, etc)
  • Informar o número do CPF (cadastro de pessoa física)

Em média, quanto custa tirar a CNH de categoria B?

Os valores para tirar a habilitação de categoria B variam de estado para estado. Em média, os custos são entre R$ 2 mil e 3 mil. O principal custo é com a autoescola, além de taxas do Detran e para a realização do exame médico e psicotécnico.

Quais as etapas para tirar a CNH de categoria B?

Existem algumas etapas para que uma pessoa tire a habilitação de categoria B. Pela lei brasileira, ao iniciar o processo, o candidato tem até 12 meses para concluir o processo. Caso não consiga neste período, é preciso reiniciá-lo.

Confira, abaixo, as etapas para tirar a CNH de categoria B:

  • 1° passo – Procure uma autoescola
  • 2° passo – Após a inscrição em uma autoescola, o candidato deve se submeter aos exames médico e psicotécnico.
  • 3° passo – Aprovado neste processo, o candidato retorna à autoescola e começa o curso teórico. É preciso cumprir 45 horas de aula para seguir adiante.
  • 4° passo – Em seguida, o candidato precisa realizar e ser aprovado no exame teórico.
  • 5° passo – Agora é a hora da prática! O candidato precisa se submeter a aulas no simulador de direção e aulas práticas no veículo até cumprir a totalidade de 20 aulas práticas.
  • 6° passo – Esta é a última etapa! O candidato deve fazer a prova prática no veículo. Ao ser aprovado, o candidato está apto a receber a carteira de habilitação de categoria B.

Pronto! Estes são os passos para tirar a CNH de categoria B. A dica é começar a pesquisar os custos, se planejar em relação a dinheiro e tempo para fazer o processo no período de 12 meses. Boa sorte!

123 Notícias

Outros artigos