5 cuidados essenciais para ter com seu carro

Você conhece os cuidados essenciais para ter com seu carro? Se tem um automóvel padrão do nosso mercado, precisa entender quais são eles. Isso porque a idade média da frota no Brasil é de 10 anos, o que significa que o padrão é ter um carro relativamente velho e com muitos quilômetros rodados. Portanto, são veículos mais sensíveis.

Mesmo que você tenha um carro novo ou seminovo, precisa ter alguns cuidados básicos com ele para combater a depreciação. Quanto mais protegido for o seu automóvel, mais valioso será o automóvel e mais fácil será de vendê-lo ou dá-lo como entrada no financiamento para comprar um novo. Isso protege o seu patrimônio e dá mais ferramentas financeiras para você.

Quer entender quais são os cuidados essenciais para ter com seu carro? Então siga a leitura abaixo e veja a nossa lista!

5 cuidados essenciais para ter com seu carro

Cuidados com o carro
Imagrm: pexels.com

1. Entenda as particularidades de cada marca

Um ponto importante que nem todo motorista tem em mente é que cada tipo de montadora ou marca exige alguns cuidados ou particularidades específicas na hora de cuidar do veículo.

Por exemplo, carros da Fiat tendem a ser construídos e projetados de uma forma, que é essencialmente diferente dos modelos japoneses ou americanos. Isso fica muito evidente quando se tem um deles.

Só para exemplificar um pouco melhor, modelos japoneses (como da Toyota, Nissan, etc.), costumam ter a transmissão CVT. É muito comum esse tipo de transmissão no Japão (mesmo não tendo sido inventado lá). Já os carros europeus, como da Fiat, não contam muito com esse recurso. Os americanos menos ainda.

Portanto, é muito importante ter esses detalhes em mente e cuidar de cada modelo com base nas particularidades da sua marca.

2. Conserve muito bem os seus pneus

Os pneus costumam ser os primeiros a mostrar quando há algum problema com o carro, muitas vezes antes mesmo das luzes do painel começarem a acender. Um exemplo acontece quando a suspensão está com problemas e o desgaste no pneu começa a aparecer todo desregular.

Além disso, os pneus têm um impacto muito grande no seu automóvel. Se eles estiverem desalinhados e desbalanceados, por exemplo, forçarão muito mais os freios em cada frenagem do carro, além de transmitir muito mais impacto para a suspensão.

Já se eles estiverem pouco cheios, vão forçar o motor a produzir muito mais força, o que pode diminuir a sua vida útil, além de gastar muito mais combustível.

Portanto, é vital cuidar dos seus pneus como se eles fossem as peças mais importantes do carro, pois pode ser que eles realmente sejam.

3. Faça a revisão completa na data certa

Nem todo motorista costuma fazer a revisão do carro. Os que fazem, muitas vezes o fazem na data errada, semanas depois do prazo adequado. Isso traz muitos problemas para o veículo, claro.

Em primeiro lugar, a revisão tem o papel de trocar certas peças com baixa vida útil, como o filtro de ar ou de combustível. Esses filstros, por exemplo, são vitais para garantir a saúde do motor. Se não forem trocados no prazo certo, podem aparecer problemas sérios.

Por isso, não é legal andar por aí com o carro com a revisão atrasda. Quem sabe quais são os problemas que podem aparecer nesse meio tempo?

4. Dirija com cuidado

De nada adianta ter todos os cuidados do mundo se você não conseguir manter o seu automóvel conservado por causa de maus hábitos de direção. Portanto, é vital dirigir com cuidado para que o seu veículo esteja sempre mais conservado e protegido.

Isso inclui, por exemplo, não acelerar bruscamente e nem frear de repente, passar pelas lombadas sempre com os pneus na paralela em relação com o obstáculo, trocar a marcha sempre no momento certo e por aí vai.

5. Limpe o seu veículo regularmente

Por fim, é importante que você mantenha o seu carro limpo com frequência, incluindo limpezas mais profundas internamente. Isso é necessário para que nenhum dano estrutural acometa o seu veículo.

Normalmente, uma limpeza a cada duas semanas ou até mesmo mensalmente é o suficiente para a maior parte dos casos. Use água limpa e um detergente neutro, esfregue com uma esponja e seque o carro com um pano limpo (mas seque mesmo, porque se você deixar ele secar naturalmente, a lataria ficará com manchas).

Verifique o nível de polimento do automóvel e, quando ele acabar, passe uma nova camada de cera após a lavagem.

No entanto, se você morar em região de litoral ou em algum lugar que chova muito, é importante limpar o carro com mais frequência, especialmente dentro dele, onde pode acumular muita umidade.

Agora que você já viu quais os cuidados essenciais para ter com seu carro, é hora de começar a pensar melhor em como proteger e conservar o seu automóvel. Deu para ver que os principais cuidados não são tão extremos assim, não é mesmo? Com apenas alguns dias no mês e cuidados na hora de dirigir, você manterá o seu veículo sempre muito bem conservado.

Confira também: Como tirar CNH?

Gostou do conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos também vejam essas dicas de como cuidar do carro!

123 Notícias

Outros artigos

Quais são as categorias de CNH?

Todo motorista aprende as categorias CNH durante a autoescola, não é mesmo? Porém, algumas características não são abordadas da forma como deveriam. Muita gente não...

Ler artigo