Quais os modelos hatch mais comprados no Brasil em 2021?

Modelos de automóveis hatch mais comprados no Brasil em 2021! A Fiat ocupa dois lugares no top 5 da categoria, mas o primeiro lugar ficou com montadora sul-coreana.

Automóveis hatch mais comprados

Um dos setores afetados pela crise sanitária global foi a indústria automobilística, que mostrou redução de vendas ao longo de 2020. A quarentena que se instalou no mundo todo e a falta de matéria-prima para a produção de veículos foram os principais fatores que colaboraram para essa queda.

No entanto, o interesse em carros, incluindo modelos seminovos, retornou em 2021. No primeiro semestre deste ano, houve um aumento de 31,9% no número de emplacamentos: mais de 1 milhão de automóveis e comerciais leves, enquanto nos seis primeiros meses de 2020 registrou 763 mil emplacamentos.

Um levantamento do site MobiAuto mostrou quais foram os hatches mais vendidos neste período. Confira a lista abaixo:

Hyundai HB20

O líder da categoria foi o Hyundai HB20, que ficou pela primeira vez em sua história na primeira posição como o carro de passeio mais vendido no Brasil. Ele ultrapassou modelos conhecidos entre os brasileiros, caso do Chevrolet Onix e do Fiat Argo. Ao todo, o HB20 teve 45.408 emplacamentos.

No ranking geral, o HB20 também conquistou uma posição de respeito, sendo o segundo automóvel no país. À sua frente ficou apenas o Fiat Strada, que emplacou pouco mais de 61 mil unidades no primeiro semestre deste ano.

Fiat Argo

Um pouco atrás do HB20 está o Fiat Argo, segundo colocado no ranking entre os hatches e terceiro na colocação de vendas gerais, o que colocou a Fiat em duas das três primeiras posições gerais. Ao todo, o Argo teve 41.926 emplacamentos.

A posição foi alcançada graças ao forte desempenho de vendas nos últimos meses do semestre. Em maio, o Argo foi o veículo mais vendido do país: 10.929 emplacamentos — o HB20 teve 7.290 unidades compradas. Em junho, ele ficou em segundo na colocação geral, com 9.382 vendas. Mais um mês à frente do HB20, que vendeu 7.609 modelos nesse mês.

Chevrolet Onix

O Onix foi um dos modelos mais afetados pelo desabastecimento de semicondutores que se registrou no último ano. Esses pequenos filetes são responsáveis por alimentar circuitos integrados, microchips, transistores e diodos, sendo os grandes responsáveis por dar a vida a praticamente tudo que se utiliza hoje.

Eles são fundamentais para um carro: o Argo, por exemplo, utiliza cerca de 1100 deles, enquanto o Onix usa 1000. A ausência do insumo afetou a produção do modelo da Chevrolet, que perdeu fôlego e ocupou a terceira posição entre os hatches: foram 41.510 emplacamentos em 2021, ficando pouco atrás do Argo e em quarto lugar no ranking geral de vendas.

Fiat Mobi

O quarto lugar desse ranking é ocupado por um subcompacto, ao contrário dos compactos citados até o momento. Comprovando o poder da Fiat neste ano, ele comercializou 39.356 unidades no primeiro semestre, ocupando a sexta colocação geral. Entre ele e o Onix, está o Jeep Renegade, com 40.607 unidades vendidas.

Volkswagen Gol

Fechando o top 5 de hatches mais vendidos, está um clássico do mercado automobilístico brasileiro: o Gol. O modelo ainda é o veículo mais vendido da montadora alemã, sendo uma das principais referências da categoria. Ao todo, ele emplacou 36.969 unidades nos primeiros seis meses do ano.

Veja também: Confira tudo sobre vistoria prévia em carros antes do seguro.

É verdade que os números estão longe dos tempos de glória da linha, quando ele era o carro mais vendido no país. Mas o número ainda é o suficiente para colocá-lo na sétima posição geral, estando à frente de carros como Polo, T-Cross e Nivus (todos da Volkswagen), além do Fiat Toro, Hyundai Creta e Jeep Compass, que fecham o top 10 do ranking geral.

123 Notícias

Outros artigos