Pular para o conteúdo
Início » Tudo sobre a vistoria prévia no carro antes de fazer o seguro

Tudo sobre a vistoria prévia no carro antes de fazer o seguro

Antes de contratar um seguro para carro a seguradora faz uma vistoria para seguro, também conhecida como vistoria prévia. Ela é realizada para saber as condições do veículo e se os dados preenchidos em um formulário prévio são verdadeiros.

No entanto, esse assunto ainda gera muitas dúvidas. Se você quer contratar um seguro para carro, mas não sabe o que esperar da vistoria para seguro, continue a leitura. O IPVA do seu carro e outras documentações e taxas devem estar em dia para conseguir um seguro para o carro. Isso também será averiguado na vistoria. É importante deixar tudo em dia para conseguir a contratação do seguro, incluindo multas, financiamento, tributos e impostos.

O que é a vistoria para seguro de carro?

A vistoria antes de aceitar a contratação do seguro de carro é realizada pela seguradora para verificar se os dados preenchidos em um formulário pelo contratante são verídicos. Além disso, na vistoria prévia veicular também é julgado a condição do veículo.

O objetivo da vistoria para seguro de carro é verificar a existência do veículo e suas condições gerais. Em especial é verificado avarias, corrosão, dispositivos de segurança e equipamentos opcionais.

Qual a diferença entre vistoria e inspeção do carro?

Embora os nomes sejam parecidos, a vistoria e inspeção do carro são procedimentos diferentes. Na inspeção veicular são avaliados equipamentos de segurança do carro. Isso inclui itens obrigatórios, estrutura do carro e condição de rodagem.

O procedimento de inspeção veicular é sobre questões mecânicas e técnicas. Os programas de inspeção são regulamentados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

O objetivo da inspeção é aumentar a segurança dos motoristas e verificar se o veículo traz danos ao meio ambiente, já que também é avaliado os níveis de emissão de gases do carro.

A inspeção veicular é obrigatória e deve ser realizada por órgãos credenciados e sua periodicidade varia de acordo com o tipo de veículo.

Confira também: tudo sobre o novo Civic 2022

Já na vistoria de carro é feita uma avaliação sobre o estado de conservação do veículo e sua situação legal. Alguns itens são analisados como:

  • Câmbio;
  • Motor;
  • Eixos;
  • Numeração dos vidros;
  • Etiquetas adesivas;
  • Pintura.

Depois de realizada a vistoria para seguro de carro, é emitido um relatório sobre as condições do veículo, chamado de laudo veicular.

Por que a vistoria para seguro de carro é importante?

A vistoria para seguro de carro é importante porque sem ela não é possível realizar a cobertura do seguro. Faça você mesmo a vistoria antes de contratar um seguro para carro. O Seguro Saúde é uma boa opção para realizar uma cotação de seguro para seu carro.

Quais itens do carro são avaliados?

Confira quais são os itens avaliados na vistoria para carro.

Carroceria do veículo

A análise da carroceria vai interferir no valor do seguro, especialmente em caso de depreciação e parte externa mal conservada. Se existir espaços enferrujados, riscos na pintura e amassados na lataria, pode acontecer uma queda no valor da indenização do seguro.

Parte interna do veículo

A falta de conservação de bancos, painéis e revestimentos faz diferença na avaliação da seguradora.  Outro fator importante é a presença de itens que não são originais do carro. Isso não vai impedir você de contratar o seguro, mas pode alterar o valor da apólice por causa da desvalorização do seu carro no mercado.

Mecânica do veículo

Uma parte vistoriada de maneira cautelosa é a parte mecânica do carro. Esse fator é muito determinante para contratar um seguro, já que um veículo com problemas graves na mecânica aumenta o índice de sinistralidade do contrato.

Documentação do veículo

Esse item é analisado antes da vistoria física do carro. Se o veículo está com problemas de multas, inadimplência no financiamento ou outros tributos e impostos, será difícil conseguir um seguro.

O que é laudo veicular emitido depois da vistoria do carro?

O laudo veicular é um relatório que constam os dados efetuados na vistoria do carro. De acordo com eles, o carro por ser aprovado ou reprovado para a contratação de um seguro.

O que pode reprovar o veículo na vistoria para carro?

Alguns fatores podem reprovar o seu carro na hora da vistoria.

Confira alguns deles:

  • Carros rebaixados;
  • Defeitos na integridade da suspensão;
  • Janelas quebradas ou rachadas;
  • Película de proteção que não segue as regras do Código de Trânsito Brasileiro;
  • Películas refletivas;
  • Número do chassi ilegível;
  • Número do motor ilegível;
  • Rasura ou adulteração nos números do chassi e motor;
  • Etiquetas de identificação e gravações com irregularidades.

Por isso, antes de contratar um seguro de carro e passar por uma vistoria, já regularize tudo que seu carro precisa para ser aprovado. Faça uma cotação com o Seguro Saúde para escolher o seguro ideal para você.