Pular para o conteúdo
Início » Como se Tornar uma Maquiadora de Sucesso?

Como se Tornar uma Maquiadora de Sucesso?

Como se tornar uma maquiadora de sucesso

Como se tornar uma maquiadora de sucesso? A profissão de maquiador está em grande crescimento em todo o Brasil, isso demonstrado através de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Segundo ela, o mercado de beleza no Brasil cresceu muito, num percentual de 567%, por isso a quantidade de portas abertas foi de mais de 480 mil vagas de trabalho. Além disso, maquiadora é uma das profissões mais bem pagas no segmento.

Então veja só que é um mercado promissor que inclui o maquiador nesse número todo

Porém para alcançar certo nível, deve ser seguido alguns passos que serão muito importante se forem considerados como devem, então vamos para alguns deles.

Como se tornar uma maquiadora de sucesso?

Profissão de maquiador
Fonte de imagem: Pexels.com

Comece fazendo um curso profissionalizante

Não tem como você ser um bom profissional sem ter um conhecimento profissionalizante ou ter pelo menos acompanhada já a muito tempo grandes maquiadores não é verdade? Então investir em cursos online certamente ajudarão muito nesse processo.

Busque escolas renomadas de maquiagem para que você aprenda com grandes maquiadores, porque embora você saiba o básico, as exigências dos clientes são muito grandes, então é muito importante que se aperfeiçoe e consiga chegar além da maioria.

Um outro detalhe importante é investigar se o lugar onde vai fazer o curso é bem requisitado, mas no caso de começar um curso online de maquiagem  é importante que veja na plataforma o que será oferecido e como os profissionais vão interagir com você.

Isso tudo é muito importante para que a carreira que pretende seja muito promissora e ter certeza que te ajudará a ser um profissional de verdade.

leia também: 9 ideias de negócios em alta para ser seu próprio chefe

Use produtos e materiais de qualidade

Quando alguém deseja realmente desenvolver um negócio sério, provavelmente vai investir no melhor em tudo que puder. Então ao lidar com pessoas é importante que seja oferecido aquilo que chamará a atenção delas desde o início e passará uma certa confiança.

Dessa forma, tanto os cursos de maquiagem devem ser de qualidade como os produtos e materiais também devem ser, afinal você não quer que a sua imagem fique comprometida. Então tudo deve ser de uso profissional desde a make até os acessórios completos.

Conforme você vai tendo as aulas é importante que compre tudo que puder para assim já  manusear cada material, sabendo exercer a pressão adequada de cada um deles ao aplicar na pessoa, aprendendo cada tipo de movimento.

Além disso, busque uma lista de todos os produtos essenciais como delineador, batons e muitas outras coisas.

Mostre o seu trabalho nas redes sociais

Embora muitos usem as redes sociais só para comunicação, ela também pode ser usada para uma comunicação diferente, como por exemplo promover o seu serviço, dessa forma várias pessoas saberão de seu trabalho como também que nível de profissional você é.

Levando isso em consideração mostre nas redes que tipo de trabalho de maquiagem você faz, porque maquiar muito sabem por aí, mas e de modo profissional?

Por isso crie logo um perfil bem destacado e caprichosamente, busque redes como Facebook e Instagram, porque elas estão em alta, assim você pode divulgar o seu trabalho mostrando muitas fotos e vídeos e dicas.

É possível ainda adicionar vários links na bio do Instagram, além de divulgar seus serviços, com essa ação, pode levar tráfego para as demais redes sociais.

Busque sempre atualizar a sua página e conquiste as pessoas para o seu nicho de maquiagem, faça tutoriais e conquiste cada vez mais clientes e elas se tornarão boas seguidoras que quando precisarem com certeza vão querer o teu serviço.

Além disso, deixe os seus contatos sempre à vista, como telefone comercial e e-mail.

Observe sempre as tendências

Todos nós sabemos que as modas e muitas outras coisas estão sempre se atualizando, não é mesmo? Com a maquiagem não é nada diferente, por isso você deve sempre está acompanhando as novas tendências.

Isso faz com que você esteja sempre atualizada, permitindo que aprenda técnicas novas e tenha outros materiais que foram recém lançados.

Todo esse processo fará com que você apresente algo novo para os clientes ou saberá as novidades que elas pedem.

Para isso é bom sempre acompanhar workshop, vários eventos, sempre acessar blogs que são especializados na área da moda e maquiagem, fazer cursos de novas técnicas.

Treine bastante

Um ditado diz que tudo na prática muda, e isso é verdade, sem colocar em uso o conhecimento teórico não terá como ter um experiência para realizar o trabalho.

É por isso que existem manequins apropriados para treinar maquiagem neles, dessa forma, você poderá praticar neles, muitas vezes até ficar expert, porém é importante que faça isso nas pessoas, em muitas delas, então que tal nas amigas, elas gostarão.

Respeite o gosto e preferência de cada cliente

Esse é um grande detalhe a ser colocado em prática, porque você deve conhecer mais o seu cliente, então faça perguntas a ela, sobre o local que ela pretende ir, o tipo de roupa que usará, o que  pensa sobre certo tipo de maquiagem.

Então sugira sem impor nada, para que assim a clientela possa se sentir mais aberta e confiante em você que se preocupa com ela.

Esse tipo de diálogo é o que ajudará a traçar o perfil do cliente e dar as sugestões. Porém, embora possa apresentar um estilo é importante que respeite o que cada um deseja que faça.

Além disso, você passará por certas situações que o cliente vai querer alguns produtos e estilos que não concorda, mas deve respeitar a opinião dela, ou seja,mesmo que seu trabalho profissional mostre que não é o melhor, use mesmo assim.

Entenda que todo tipo de trabalho tem o seus problemas específicos e que muitos outros passam por esse tipo de situação, então não se preocupe, trate com naturalidade. 

Outra dica muito importante é não insistir nem discutir com o cliente em nenhuma situação, ele deve notar que você é uma pessoa qualificada e fará o que pediu, mesmo que não concorde, isso trará respeito e confiança.

Últimas considerações

Considerando tudo apresentado nesse artigo é importante que seja colocado em prática, porque todo o trabalho profissional exige um certo empenho e muita dedicação em tudo, começando num curso e desenvolvendo tudo na prática.

O que você achou de cada um desses passos? Como poderá se tornar uma maquiadora de sucesso sem seguir cada uma dessas etapas?

Aposte agora em um curso de maquiagem online, esta é uma opção barata e bastante rápida. Mas ainda assim é uma garantia de que você terá capacidade de ter ganhos incríveis.

No mais é isso, qualquer dúvida estou à disposição nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.