Pular para o conteúdo
Início » 5 vantagens da automação residencial

5 vantagens da automação residencial

São inúmeras as vantagens da automação residencial. Hoje em dia, ter uma casa inteligente, além de todo o conforto e praticidade, envolve também segurança e economia, que são pilares importantíssimos quando se trata do nosso lar, onde abrigamos a nós e nossa família.

Já sabemos que automação residencial é um conjunto de tecnologias atuais que podem programar e automatizar os acontecimentos em uma casa, por meio de internet, Google Home e Alexa.

Quanto mais criativo você for, mais objetos poderão ser automatizados em sua moradia. É possível programar desde sensores nas fechaduras até luzes, sons ambientes, etc. Tendo conexão o suficiente, já é possível começar a mergulhar nesse mundo.

A partir de agora vamos citar 5 vantagens da automação residencial, para que você entenda porque vale a pena o investimento em uma casa inteligente.

1 – Melhoria na segurança

A segurança é o aspecto que mais motiva pessoas a fazer esse tipo de instalação. Pode-se usar câmera de segurança para identificar os movimentos na casa, persianas automatizadas para dar privacidade aos cômodos, sensores de presença para detectar quem entra e quem sai, acionando alarmes quando essa pessoa não é reconhecida e alguns fluxos automáticos, como por exemplo: luzes acendem somente quando houver alguém selecionado como confiável no aplicativo.

2 – Economia de luz e água

É possível ser estabelecido alarmes para colocar limite no uso de água, gerando muita economia nesse viés. No caso de sair e esquecer alguma luz acesa, é possível desliga-la à distância pelo aplicativo. Pode-se programar para que todas as luzes sejam apagadas em determinado horário e ser colocadas luzes automáticas sensoriais, que só acendem se estiver alguém no local. Olha quanta economia que já podemos ter nas contas do final do mês.

3 – O conforto é primordial

Como o dono da casa passará a ter facilidade de controlar diversos equipamentos de sua casa com muita facilidade, em qualquer momento e em qualquer local, isso é a maior prova que automação residencial é conforto. Além disso, a casa inteligente otimiza as tarefas diárias, como por exemplo: quando estiver descansando em algum cômodo, não precisará levantar para acender ou apagar luzes, ligar a tv, abaixar persianas caso o sol comece a bater no televisor e o melhor de tudo, você faz tudo isso de um controle só.

4 – A facilidade de personalizar

O uso da tecnologia pode ser aplicado de várias formas, ou seja, ele é personalizável e você deixa de acordo com as demandas de cada família, com foco no que realmente é preciso. Tudo fica a cargo do cliente.

5 – Sustentabilidade

Como a automação permite controlar o consumo de energia, é ligada diretamente com um tema relevante do nosso dia a dia: a sustentabilidade. Essa necessidade é fundamental atualmente, já que o meio ambiente se tornou uma preocupação global.

Os benefícios da automação residencial são extremamente convincentes e traz muitas recompensas investir nesse tipo de tecnologia. A automação está em constante evolução para melhorar a vida dos clientes e por mais que automatizar uma residência requer um custo, compensa-se dentro de um longo prazo de muitos prazeres e facilidades dentro de casa. Com o passar do tempo, o usuário do sistema fica com a certeza de que não perdeu nada, apenas ganhou com segurança e economias. Fora toda a proteção, que todos prezam dentro de casa.

Gostou? Ficou com vontade de tornar a sua casa inteligente?

São esses e outros inúmeros benefícios que a casa automatizada traz para os usuários.

Automação residencial seguirá aquecida nos próximos anos

De acordo com a Quatri, uma empresa de automação residencial de São Paulo, a automação já é uma realidade no país. Embora outros lugares do mundo estejam mais a frente, o mercado nacional vem ganhando tração nos últimos meses e a tendência é crescer ainda mais.

“ Os fabricantes internacionais de automação estão criando suas raízes no Brasil para acompanhar esse crescimento. Nossa empresa trabalha atualmente com alguns fabricantes nacional como internacionais, que é o caso da Savant, maior empresa de automação do mundo” conclui Vitor Dourado, proprietário da Quatri Automação