Como evitar o vazamento de água em sua residência

Você já teve um vazamento de água em sua residência? Eles podem ser muito irritantes, causar grandes danos e, às vezes, são muito difíceis de localizar. Na melhor das hipóteses, você pode ficar sem água por apenas algumas horas; no pior dos casos, pode causar inundações e umidade.

Confira aqui neste artigo quais as prováveis causas de um vazamento, quando é necessário contatar uma empresa de desentupimento ou caça vazamento para solucionar o problema, e dicas para evitá-lo.

O que causa vazamentos de água?

As características intrínsecas do material são o principal motivo que costuma causar vazamentos, além de quebras que podem incluir a corrosão de elementos metálicos e parafusos, os defeitos do material devido ao envelhecimento avançado e outros motivos, como problemas de fabricação no material ou revestimentos internos e externos, a falta de espessura ou estampado (pressão nominal que suporta), as reações com o tipo de água e terreno, etc.

Confira a seguir alguns dos motivos que levam ao vazamento de água em residências:

Uso de materiais de baixa qualidade

O uso de materiais de baixa qualidade pode ter consequências graves. Tomar a decisão de instalar tubos de baixa qualidade pode levar a vazamentos de água no futuro. No final, é melhor gastar um pouco mais de dinheiro na colocação de produtos de qualidade, já que o reparo posterior ficará mais caro.

Se preferir, pode contratar empresas de manutenção e instalação que usam apenas materiais de alta qualidade, além de oferecer o serviço de substituição de tubos.

Canos muito velhos

Com o passar dos anos, todos os materiais se desgastam. Os tubos se deterioram com o tempo e devido ao uso impróprio deles. Ter canos velhos em uma comunidade pode causar o rompimento e vazamento de água facilmente.

É importante realizar a manutenção em tubos mais antigos e monitorar de perto sua condição. Se possível, é conveniente considerar a possibilidade de substituir os tubos por outros mais novos, a fim de evitar possíveis avarias.

Conexões ruins feitas nas tubulações

É tão importante usar produtos de qualidade quanto contratar profissionais experientes. Um trabalho desleixado com uma conexão de encanamento ruim pode ser muito perigoso. O mais provável é que ocorram vazamentos de água nas conexões. Para evitar esse tipo de situação é importante escolher empresas com experiência.

Forte pressão na água

Existem situações complicadas em que a água vaza por causas externas. Fortes pressões na água podem quebrar os canos e causar grandes vazamentos. Essas mudanças na pressão podem ser causadas por fortes chuvas que causam inundações nos rios ou bombas de água danificadas.

Nestes casos, o trabalho de detecção é essencial. Você tem que agir rapidamente para evitar que a situação piore.

Como evitar o aparecimento de vazamento de água?

A seguir algumas dicas para evitar o vazamento de água:

Escolha tubos de qualidade

Um erro muito comum é se deixar levar pelo preço. Muitas vezes escolhemos um ou outro material apenas pelo preço que eles têm, sem levar em conta outras variáveis. E esse tipo de situação acaba fazendo com que o barato fique caro. Um tubo de qualidade inferior pode ser danificado mais facilmente. Isso significa que é normal que ele precise ser reparado ou mesmo substituído.

Evite instalações antigas

Os materiais de construção usados ​​há muitos anos não são os mesmos que os de hoje. Hoje trabalhamos com materiais muito mais resistentes e duráveis, devido à alta tecnologia na fabricação. Se você puder escolher, é melhor evitar instalações antigas. Ao longo dos anos, eles foram danificados, então é provável que haja vazamentos de água.

Não derrame nada no cano

Os canos são para despejar água e nada mais. Tudo o que jogamos pelos canos que não é água pode causar danos. Derramar sabão em excesso, óleo ou resíduos de alimentos pode causar canos entupidos. Esses restos causarão um aumento na pressão por não conseguirem passar a água que pode levar a um vazamento.

Escolha um profissional para instalação

Algo fundamental para garantir o bom estado de uma instalação de tubulação é o profissionalismo com que foi instalada. Se o trabalho foi feito por alguém inexperiente, podemos ter problemas de conexão. Essas falhas provavelmente causarão vazamentos de água.

Portanto, contrate um profissional com boa reputação e, se possível, indicado por conhecidos que já solicitaram seu serviço.

123 Notícias

Outros artigos