Dicas para deixar sua Casa livre de Mofo

Quando o inverno chega é tentador ficar muito tempo debaixo do chuveiro e fechar as janelas, evitando a circulação para deixar os ambientes mais quentinhos.

Mas essas atitudes podem ser prejudiciais, tanto para a estrutura do seu imóvel, como para a sua saúde, a umidade é um convite para fungos principalmente o mofo e ácaros, que podem desencadear alergias graves, além de gerar manchas e infiltrações, que são capazes de danificar as paredes das casas.

Pensando nessa dificuldade que a maioria das pessoas passam, vamos listar neste artigo dicas importantes para remoção de mofo, assim você protege sua casa e se livra de uma vez por todas desse problema desagradável.

casa livre de mofo
Fonte da imagem: pexels.com

Nos Estados Unidos é algo muito normal de se acontecer, além do mofo, são os danos causados pela água. Pois as casas são mais susceptíveis a este danos, e lá eles chamam de water damage, inclusive uma empresa chamada reborn recovery service trabalha na contingência destes danos. 

O que é mofo?

Mofo é um tipo de fungo e pode ser de vários tipos, podendo se reproduzir através de esporos.

O mofo como outros fungos, não produz seu próprio alimento, ele consome restos de plantas, papel e tecidos.

Ele se reproduz liberando milhares de estruturas microscópicas. Essas estruturas são leves e podem ser levadas pelo vento, pela água ou por animais em movimento.

Quando ele pousa em um lugar apropriado, ali começa a formação dos filamentos do novo mofo.

Como é sua aparência?

Existem mofos de muitas cores diferentes e às vezes pode aparecer como manchas, mas na maioria das vezes são em tons acinzentados, esverdeados ou azulados, quanto ao cheiro, pode ser fácil de identificá-los, em carpete, colchões ou cortinas, porém são fáceis de serem removidos com um pano úmido.

Onde podem ser encontrados?

Os mofos podem ser encontrados em qualquer lugar e em qualquer época do ano. Mas em ambientes que sejam úmidos eles se desenvolvem mais rápido.

Alguns exemplos de lugares onde tem mais probabilidade do surgimento do mofo:

  • Banheiros
  • Armários
  • Guarda-roupas
  • Tapetes
  • Cortinas 
  • Estofados
  • Telhas
  • Pias
  • Canos
  • Paredes

Problemas causados pelo mofo

O mofo não pode somente destruir as casas, mas também podem causar muito mal para a saúde. Veja alguns dos problemas que esse fungo pode gerar na nossa saúde:

  • Asma
  • Rinite alérgica
  • Sinusite fúngica
  • Eczema na pele
  • Dermatite atópica 

O que fazer para eliminar o mofo? 

Antes de falarmos sobre como tirar tentar alguma técnica para disfarçar o mofo, é importante que esse problema seja resolvido.

Hoje existem maneiras de proteger  nossas casas contra a invasão de fungos evitando dores de cabeça no futuro.

Um arquiteto especialista em reformas e manutenção, diz que há procedimentos ideais para manter os fungos bem longe das nossas casas desde a fundação.

A primeira recomendação é contratar uma empresa especializada para agir de forma preventiva desde o início da obra.

A impermeabilização feita de maneira correta evita prejuízos e mantém a segurança dos moradores por um bom tempo.

Para evitar problemas com mofos nas paredes e tetos causados pelas  infiltrações, recomendamos que a impermeabilização seja feita em toda a construção, seja em subsolos, lajes ou piscinas.

Outra dica importante, é identificar o tipo de produto mais adequado, existem várias opções disponíveis no mercado, mas é possível diferenciar os impermeabilizantes em dois grupos: os rígidos, que incorporam a estrutura e podem ser porosos, e os flexíveis, que se adaptam às possíveis movimentações na estrutura.

Uma vez identificado o tipo de produto e se é de boa qualidade, o próximo passo é colocar a mão na massa.

Confira também sobre: Como deixar uma casa aconchegante

Esteja preparado para o inverno

O frio e o tempo seco podem fazer com que a umidade passe sem as pessoas perceberem, causando grandes danos.

Roupas e ambientes podem ser danificados nesse período, assim como a sua saúde,  a sujeira, gordura, mofo, ácaros são facilitadores das doenças propícias ao período, como gripe, rinite alérgica e sinusite.

Uma recomendação muito importante é deixar a casa ventilada, mesmo que o tempo esteja frio, fique atento a ventilação de ar na cozinha e no banheiro, pois são dois cômodos com muita umidade.

  1. Lave os casacos que estão guardados no fundo do guarda-roupa, não basta colocá-los ao sol.
  2. Lave os tecidos que são usados na casa, como tapetes, cortinas e almofadas
  3. Procure deixar o banheiro sequinho, esse é um cômodo perigoso em relação a fungos, por se tratar de um ambiente quente e úmido.
  4. Use desengordurantes de qualidade e apropriado para aquela região após esfregar a parede com uma escova para retirar o mofo.

Agora, no brasil, um dos problemas mais comuns de se acontecer em casas, são o entupimento de caixas de gorduras, pias, canos, ralos, etc… 

Obrigado por ter lido nosso artigo até aqui. 

Conheça também a www.drinteligente.com.br que nootrópicos naturais a muitos anos, e feito história.

123 Notícias

Outros artigos

Afinal, o que é Ibovespa?

Afinal, o que é Ibovespa? Conheça o principal índice de ações brasileiras, seu histórico, sua composição e se vale a pena investir. O Ibovespa é o nome dado ao p...

Ler artigo