Pular para o conteúdo
Início » Dicas simples de como usar parafusos para reforma e decoração

Dicas simples de como usar parafusos para reforma e decoração

Os Parafusos fixam e dão sustentação, porém pode ser usado de várias maneiras, para dar um toque especial a sua casa, inclusive estético.

O Parafuso tem tantos usos incríveis e que vão além do simples fato de fixação.

Mas se você está começando na arte do DIY, preparamos um texto perfeito com dicas de faça você mesmo com parafusos para reforma e decoração da casa, que a deixarão mais bonita. Confira!

Para cada material, um parafuso diferente

Parafusos são peças que possuem tamanhos, tipos e usos diferentes, e cada um deve ser utilizado para o local correto para que atinja seus 3 objetivos: fixação, sustentação e vedação.

como usar parafusos
Imagem: pixabay.com

Existe o parafuso para madeira, que como o próprio nome diz, foi feito para parafusar objetos em madeira.

Se a ideia é unir objetos em madeira, utilizar um parafuso máquina por exemplo, que é um parafuso com rosca máquina, não oferecerá a firmeza e nem entrará na madeira para dar o resultado esperado por conta do seu encaixe ser diferente.

Então para cada tipo de material e finalização, utilize o tipo de parafuso adequado para sua necessidade.   

Como colocar parafuso na parede da maneira correta?

Vai colocar um varal e quer deixá-lo bem fixo na parede?

Então vamos as dicas para fazer tudo certo do início ao fim do processo:

  • Primeiro, tenha certeza de que não passe encanamento de água no local que deseja colocar o parafuso. Em caso de dúvida, consulte a planta hidráulica;
  • Tenha todas as ferramentas certas como furadeira, parafusadeira, buchas e parafusos que sejam compatíveis, além de uma chave de fenda compatível com o parafuso, uma chave Philips e um nível para deixar tudo nivelado;
  • Utilize uma broca de parede e encaixe na furadeira. A broca de parede é conhecida como broca de vídea ou broca de alvenaria. A média de uma broca de parede para residências é de 6 mm;
  • Comece a furar a parede e para evitar furos muito profundos, meça o tamanho da bucha e use o medidor de profundidade que vem na furadeira ou coloque uma fita adesiva na broca que será a marcação até onde deve ser furado, e deixe uma folga de até 1cm;
  • Coloque a bucha e depois o parafuso, que deve se ajustar a ele perfeitamente. Aperte com uma parafusadeira ou a chave de fenda e chave Philips e tente mover o parafuso depois para garantir que está bem fixo;
  • Cuidado ao apertar pois ao fazê-lo com muita pressão, pode espanar e romper a bucha, fazendo com que o parafuso escorregue para dentro do furo e perca a fixação. Caso precise fazer outros furos, use o nível para medir e nivelar os furos e deixar tudo organizado visualmente, além de um bom espaço entre si.    

Prego ou parafuso? Diferenças e o uso de cada um

Ambos foram feitos para fixação, porém existem algumas diferenças que faz com que cada um seja melhor para uma finalidade do que o outro.

O prego possui corpo liso e ponteira afiada, além de uma cabeça geralmente achatada, feita para ser golpeada com martelo e haver a fixação.

Geralmente o prego é indicado para materiais como madeira e por ter corpo liso, é mais difícil de ser retirado das superfícies onde é pregado.

Além disso, o prego pode entortar e dificultar ainda mais a remoção ou sustentação.

Já o parafuso possui o corpo roscável e isso facilita a retirada assim como sua colocação.

Outro ponto positivo do parafuso, é que ele não entorta e pode ser usado em inúmeros materiais diferentes, desde madeira, aço, plástico e até concreto.

Na hora de decidir qual a melhor opção, defina pela sua necessidade: se precisar de fixação rápida e leve, o prego cumpre bem, porém se é necessário fixação máxima e com maior suporte de peso, o parafuso é a melhor escolha.

Como colocar parafuso na parafusadeira?

A parafusadeira é uma ferramenta indispensável na hora de fazer reformas ou decoração em casa, pois aplica e retira os parafusos com mais rapidez.

Além de oferecer precisão e sem a necessidade de colocar força para rosquear, como quando usamos uma chave de fenda comum manual.

Mas algumas pessoas ainda possuem um pouco de dificuldade de colocar o parafuso na parafusadeira, e a dica, é posicionar o parafuso no local onde será aplicado e posicioná-la exatamente em cima, parafusando com cuidado e em rotação baixa, evitando que em uma rotação mais alta, o parafuso saia do lugar.

Dicas de como usar parafuso em madeira dura

Madeira não é sempre igual, existe uma infinidade de tipos, algumas mais macias, outras mais firmes e inclusive as mais duras, que são mais difíceis de usar e indicadas para alguns tipos de móveis, que necessitam de maior sustentação.

Mas como perfurar madeira dura? Confira estas dicas:

  • Primeiro, faça um furo que usará como guia. Este furo deve ser feito com prego e não muito profundo para ser fácil de retirar. Depois usar a furadeira para perfurar mais, porém em baixa rotação, para não varar o furo;
  • Use parafina na rosca do parafuso, pois assim o parafuso fica deslizante e penetra com mais facilidade na madeira;
  • Evite perfurar madeira dura com parafuso sem ter feito este processo, pois pode danificar a ponta do parafuso;
  • Caso a madeira fique com um furo muito grande, use um calço como um pequeno pedaço de madeira e cola de madeira e coloque dentro do furo com o parafuso.

 

Decoração com linha e parafusos

A decoração com linhas e parafusos está em alta e é muito simples de fazer, deixando os ambientes de sua casa muito mais bonitos.

Veja o que você vai precisar:

  • Parafusos para madeira;
  • Furadeira e parafusadeira;
  • Quadro em madeira;
  • Tesoura;
  • Linha.

Modo de fazer:

  • Primeiro, demarque o espaço no quadro de madeira que é onde fará os furos. Utilize um lápis e tenha feito um desenho anteriormente em caderno, para seguir como deverá ficar a decoração no final;
  • Depois de demarcado todos os locais que deverão ser furados, use a furadeira;
  • Coloque os parafusos, utilizando a parafusadeira para deixá-lo mais firme;
  • Comece a trançar e esticar a linha seguindo o desenho que desenhou ou um novo desenho…use a criatividade e passe a linha várias vezes para reforçar e quando estiver satisfeito com o resultado visualmente, corte a linha com uma tesoura e faça um nó em um dos parafusos, finalizando sua arte!

Essa mesma arte pode ser feita com pregos no lugar dos parafusos.

Gostou das dicas sobre como usar parafusos da melhor maneira e até para decorar sua casa? Então continue acompanhando nossa página para mais dicas criativas para o seu dia a dia.