Inverno, casa fria. Algumas dicas para tornar sua casa mais aconchegante

Casa fria neste inverno? Se a sua casa é mais gelada do que você gostaria, confira algumas dicas simples para torná-la termicamente mais confortável.

O conforto de uma casa se dá por diferentes aspectos. Na parte visual, por decoração harmônica e espaço suficiente para uma boa circulação de pessoas em cada cômodo. No que se refere aos móveis, são necessárias mobílias bem acabadas e com um bom estofamento.

Também é preciso ter silêncio para permitir que os moradores relaxem e tenham uma boa noite de sono. Por fim, a parte térmica também é essencial, pois o excesso de calor ou frio torna qualquer ambiente desconfortável. Por isso, se você deixar a sua casa mais aconchegante, comprar um bom ar-condicionado  multifunções pode ser um ótimo começo.

  • Janelas

Casas mais frias requerem que as janelas não fiquem abertas permanentemente. O melhor é deixá-la aberta durante o dia, especialmente nos momentos em que houver mais incidência de luz solar.

Casa fria no inverno

Se houver uma cortina de tecido mais claro ou biombo, é bom utilizá-los para bloquear a entrada de vento ou correntes mais frias de ar vindos do lado de fora. Você também pode utilizar plástico bolha (vindos com algum equipamento que você comprou) e fixá-los na janela, para isolar os vidros. Se você não tiver plástico bolha em casa, é possível comprá-lo em lojas de construção e reforma.

  • Tapetes e mantas

Esses dois itens são uma maneira simples de impedir que o calor se disperse, especialmente na sala, o que mantém a temperatura do ambiente. Boa parte do calor é perdido por meio do chão e frestas das portas.

Por isso, é importante apostar em bons tapetes, que ajudam a dar uma grande sensação de conforto térmico — sobretudo na parte central da sala e na área onde estão os sofás. Neles, também é indicado deixar boas mantas, devidamente acompanhadas por almofadas.

Outra dica simples é não deixar as paredes descobertas, porque isso também facilita a perda de calor. Por isso, é importante colocar sobre elas espelhos, quadros e papel de parede, por exemplo.

  • Cores

A decoração pode parecer algo dispensável, mas faz bastante diferença na sensação de aconchego de uma casa. Um dos fatores básicos são as cores de cada espaço. Se você deseja ter uma casa mais quente, é indicado apostar em cores como vermelho, laranja e amarelo. Não é recomendado usar branco, bege e marrom, pois são considerados tons frios.

Também é importante apostar em cores contrastantes (vermelho e verde, azul e  laranja, roxo e amarelo) e provocar contraste entre alguns itens e a cor prioritária. O ideal é que uma cor quente seja predominante e alguns detalhes (molduras, porta retratos, almofadas, cortinas) venham na cor contrastante.

No que se refere à decoração, também é importante evitar deixar muitas áreas vazias. Por isso, evite paredes muito altas e largas e sem uso. Vale apostar em puffs e poltronas para ocupar o espaço e conferir aconchego. Outro item super simples e eficiente para a decoração são as velas – que literalmente trazem calor e deixam o ambiente mais leve e charmoso.

  • Equipamentos

Por fim, vale adquirir equipamentos como ar-condicionado, que são capazes de aumentar a temperatura de um ambiente. Ele também oferece bastante praticidade, especialmente quando possui tecnologia wi-fi, pois isso permite que você programe a mudança de temperatura (podendo começar a climatizar a sua casa pouco antes de chegar do trabalho, por exemplo).

Outra vantagem de ter esse aparelho é que ele ajuda a remover a umidade da atmosfera, o que também ajuda a reduzir a sensação de frio, além de evitar o dano a eletrodomésticos que não funcionam como deveriam na presença de umidade.

123 Notícias

Outros artigos

Simpatias para Atrair Dinheiro

Afinal, como atrair dinheiro? No que diz respeito à vida financeira, muitas pessoas passarão por altos e baixos em busca de estabilidade, para não acabar perdendo p...

Ler artigo