O Que Fazer Para Deixar Uma Casa Mais Aconchegante?

Ter uma casa aconchegante é o sonho de inúmeras pessoas, afinal, quando estamos em nosso lar queremos relaxar, aproveitar e curtir momentos sozinhos e com a família.

No entanto, conseguir isso nem sempre é uma tarefa fácil…

Por isso, se você deixar a sua casa mais aconchegante, tanto para você quanto para quem vive com você, de modo a transformá-la em um local prazeroso para viver, confira já as dicas que separamos a seguir e, claro, coloque-as em prática para ver os resultados! 

Esperamos ajudá-lo.

Casa aconchegante: dicas essenciais

Organização

Para muitas pessoas, manter a casa organizada é um verdadeiro desafio, seja por falta de tempo, por causa das crianças, por preguiça ou alguma outra situação.

Porém, você se sente confortável em um ambiente bagunçado, com coisas no chão e fora do lugar de onde deveriam estar? Provavelmente não, não é verdade?

Pois então, um ambiente desorganizado, direta ou indiretamente, acaba nos afetando e, muitas vezes, surge aquele sentimento de desleixo, aquela sensação de que tudo está sujo e que há muito para fazer.

Por isso, se você quer ter uma casa aconchegante, é fundamental que você (e claro, quem mais morar com você) procurem deixar a casa sempre organizada.

E isso não quer dizer que todos os dias vocês devem fazer uma super faxina e uma limpeza geral na casa. Não, apenas tenham mais atenção e cuidado no dia a dia.

Por exemplo, pegou alguma coisa na gaveta? Usou? Então depois guarde-a no mesmo lugar. Não deixe as coisas jogadas em cima da mesa, da cama ou de qualquer outro lugar.

E já que falamos em cama, você tem o hábito de deixá-la arrumada após acordar? Se sim, ótimo! Agora, caso contrário, é importante que você faça isso em sua rotina. 

Isso porque, assim você já começará o dia com mais organização e menos bagunça, fora que, quando voltar ao quarto, o verá mais harmônico e organizado, visto que a cama ocupa um espaço significativo no ambiente.

Projeto luminotécnico (iluminação)

Você já ouviu falar sobre projeto luminotécnico? Sim? Não?

Bom, o projeto luminotécnico é um tipo de estudo realizado por engenheiros e arquitetos, de modo a apresentar as melhores soluções de iluminação para ambientes.

E este projeto é de suma importância, pois a iluminação está extremamente relacionada ao conforto e aconchego de uma casa.

Muitas pessoas pensam que apenas colocar uma lâmpada aqui e outra ali já é o suficiente para ter uma boa iluminação, o que não é verdade.

Existem diversas técnicas, análises e estudos feitos por especialistas que contribuem para um melhor uso da iluminação em ambientes e, ao investir nisso, você não só torna a casa aconchegante, como também a deixa mais bonita e ainda consegue gerar uma boa economia de energia.

Ah! E vale ressaltar que a luz natural, aquela que vem de fora e entra pelas portas e janelas, é de suma importância também e, obviamente, deve ser aproveitada em seu lar.

Confira também: Como combater a Ansiedade em 5 passos

Itens/Acessórios

Casa aconchegante
Fonte da imagem: Pexels.com

Além da organização e iluminação, outra dica interessante para deixar a casa aconchegante é investir em alguns itens/acessórios.

Por exemplo, você pode investir em cortinas, persianas, almofadas, mantas, aromatizadores, difusores, velas, etc.

Todos esses itens/acessórios contribuem para um maior aconchego e conforto em seu lar.

Portanto, se você puder investir em um, dois ou mais itens/acessórios citados acima, pode ter certeza que a sua casa ficará mais aconchegante.

Apenas tenha cuidado com os aromatizadores e difusores, isso porque, alguns cheiros podem ser fortes e não agradar tanto você. Então, escolha esses itens com sabedoria, ok?

Vamos para a próxima dica!

Flores e plantas

Com tantos móveis, aparelhos e dispositivos eletrônicos, itens de decoração, etc. muitas vezes um ambiente pode perder um pouco a vida.

Por isso, investir em flores e plantas é uma ótima alternativa para trazer um pouco mais de verde, um pouco mais de cor para os ambientes.

E, ao optar por flores e plantas, você não só está investindo no aconchego da sua casa, mas também na decoração e no conforto térmico dela.

Apenas tenha cuidado para escolher as flores e plantas certas. Não dá para colocar uma planta gigante na sala, por exemplo, se o cômodo não permite isso. 

Compre flores e plantas que fiquem harmoniosas nos ambientes e tenha cuidado com o tamanho delas, pois elas não podem atrapalhar ou gerar “muita informação”. Elas devem ser um complemento, um detalhe a mais no ambiente.

E caso a sua casa ou apartamento tenha pouco espaço, talvez compense investir em um jardim vertical. Assim, você não deixará de ter flores e plantar em seu lar.

Cantinho relax

Por fim, criar um espaço, um cantinho para você descansar e relaxar, é a última dica que temos para você.

Aqui, vale a pena seguir um pouquinho de cada dica que apresentamos anteriormente para criar um espaço, de fato, aconchegante. Então, por exemplo, você pode:

  • Utilizar uma poltrona ou até mesmo ficar no chão, em um tapete e com algumas almofadas em volta;
  • Investir em alguma plantinha e algum aromatizador;
  • E colocar uma iluminação mais amena, íntima e direta, como a de um abajur ou de uma luminária de chão.

Dessa forma, você terá um cantinho para aproveitar, relaxar e se desconectar.

E para isso, você pode ler um livro, beber um chá, ouvir uma playlist relaxante, meditar… enfim, destine a esse cantinho momentos para descansar e cuidar do seu bem-estar.

Conclusão

Independente se você optou em fazer móveis planejados ou não, saiba que as vezes um ambiente com decoração simples, mas bem organizado, limpo e aconchegante pode fazer muito bem para sua saúde e seu bem-estar.

123 Notícias

Outros artigos