Pular para o conteúdo
Início » Como montar sala com home office integrado

Como montar sala com home office integrado

Você quer montar um home office no mesmo espaço da sala? Confira dicas para organizar e decorar os ambientes.

sala com home office integrado

Trabalhar em casa é cada vez mais comum. O home office (escritório em casa) cresceu durante a crise sanitária e o consequente distanciamento social. Por isso, adaptar algum cômodo da casa para trabalhar passou a ser o desafio de muita gente.

A sala, por exemplo, pode ser adaptada para receber a estrutura necessária de trabalho. Alguns modelos de so podem ajudar a integrar os ambientes, onde sala e escritório são complementares e harmoniosos, além de aproveitar bem os espaços. Se você precisa montar o seu home office na sala, continue a leitura e confira algumas dicas para deixar tudo mais estiloso e organizado.

6 dicas para montar o seu home office na sala

1- Coloque a mesa atrás do sofá

Que tal colocar a mesa de trabalho atrás do sofá? Esse é um espaço muitas vezes desperdiçado, mas pode ser bem aproveitado com uma longa e estreita mesa posicionada atrás do encosto, onde você pode colocar o seu computador e material de trabalho de forma organizada. 

2- Use as cores certas para integrar os ambientes

Se o seu objetivo é compartilhar a sala com o escritório e ter dois ambientes em um de forma integrada, use as cores certas para ter mais conforto visual. Prefira tons neutros ou claros, principalmente em ambientes com menos iluminação natural e/ou bem pequenos, pois isso aumenta o índice de iluminação e cria a sensação de ampliar os espaços.

Outra dica é delimitar as áreas de escritório e sala, com equilíbrio entre as duas decorações. Utilize prateleiras, uma cor diferente na parede ou um tapete sob a mesa e cadeira do escritório.

3- Use nichos

As prateleiras que você viu anteriormente para ajudar a demarcar os espaços podem ser complementadas ou substituídas pelos nichos, acessórios úteis para, além de trazer beleza à decoração, segmentar os objetos e suavizar a organização.

4- Biombos também são uma opção

Se o seu desejo não é ter um home office integrado à sala, mas dois ambientes que se dividem, usar um biombo pode ser a solução. Essas divisórias são boas para dar mais privacidade ao escritório, principalmente se for uma casa com muitos moradores.

5- Cuide bem da iluminação

Se você puder, escolha o local da sala onde mais bate iluminação natural para instalar o seu home office. Se o cômodo não tiver uma boa luminosidade natural, invista na artificial, com luminárias de mesa ou pendentes.

6-  Invista nos móveis certos

O home office é o seu local de trabalho e, mesmo em casa, é provável que você passe longas horas nele. Por isso, investir nos móveis certos, adequados para você, é fundamental para evitar dores nas costas, desconfortos, problemas de coluna e, claro, baixa produtividade e concentração.

Portanto, observe a ergonomia e o conforto dos seus móveis. Procure por uma cadeira confortável, do tamanho certo para você; também prefira optar por uma mesa que, além de caber no espaço do seu escritório, seja da altura certa para a sua estatura. Observe se outros detalhes são necessários, como apoio para os pés, suporte para o notebook, entre outros. Analise as suas necessidades e busque priorizá-las.

Além da decoração: dicas para produzir melhor no home office

Ter um ambiente adequado para trabalhar, com móveis ergonômicos e confortáveis, organização, iluminação e demais detalhes que você viu até aqui é muito importante para o bem-estar e produtividade.

Por outro lado, além dessa estrutura, trabalhar em casa pode ser mais difícil para muitas pessoas, afinal, o conforto do sofá está a todo momento por perto. Ter alguns hábitos positivos na sua rotina de home office pode ajudá-lo a manter o foco, a produtividade e a rotina de trabalho mais equilibrada.

Confira algumas dicas práticas para o dia a dia:

  • busque atividades de lazer, como ler, praticar esportes, meditação ou outra fonte de distração para o tempo livre;
  • respeite horários de trabalho e de descanso. Depois de trabalhar, desconecte-se;
  • faça pausas para as refeições e alimente-se de forma equilibrada em um momento dedicado apenas para isso. Cuidado com a alimentação na frente do computador ou TV;
  • deixe uma garrafinha na sua mesa e aproveite para beber água o dia todo. As pausas para reabastecê-la são ótimos momentos para esticar as pernas e dar uma volta.