Tipos de ar-condicionado split

Tipos de ar-condicionado split: conheça os principais modelos do mercado e entenda as diferenças entre eles; cada um funciona melhor em um tipo de ambiente.

Tipos de ar-condicionado split

Já sentindo os efeitos das mudanças climáticas, várias localidades do país têm experimentado cada vez mais temperaturas extremas, tanto quentes quanto frias. Para te ajudar a passar pelos dias de muito calor com conforto térmico, o aparelho de ar-condicionado split é perfeito e já virou item de primeira necessidade.

Os modelos split estão entre os mais procurados do mercado e não é por acaso. Além de alguns aparelhos terem preços acessíveis, eles são considerados a evolução dos modelos de janela, que eram os mais populares até alguns anos atrás.

O split, assim como o seu antecessor, tem duas peças separadas: a evaporadora, que fica no ambiente externo; e a condensadora, que deve ser instalada na parte interna do cômodo. As duas partes se conectam por tubos, por onde escoa a água da evaporadora, formada pela condensação da umidade do ambiente.

Uma vantagem desse modelo é que, como a evaporadora fica do lado de fora, o ruído é menos percebido e alguns modelos são, inclusive, bastante silenciosos. A desvantagem é que a maioria pede que seja feita uma pequena obra, ligando a parte interna do aparelho à externa.

Se você está pensando em comprar um ar split, precisa, antes, saber que eles podem ser encontrados em uma variedade de modelos e tamanhos e é importante entender qual é o mais indicado para a sua necessidade. A boa notícia é que, com tanta opção, você vai achar uma perfeita para você. A seguir, as principais.

Split Hi-Wall

É muito provável que você já tenha visto um ar condicionado desse modelo por aí, pois ele é muito comum em casas e pequenos estabelecimentos comerciais. Na tradução do inglês seu nome significa “parede alta”, uma referência ao local onde esse modelo deve ser instalado.

O Hi-Wall está disponível em vários tamanhos e potências, além de designs cada vez mais bonitos e diversas funcionalidades, como opção de também umidificar o ambiente ou estabilizar a temperatura. Em geral, esses aparelhos são silenciosos, de fácil manutenção e eficientes.

Confira também: dicas para tirar mofo da casa

Split Piso-teto

Esse modelo tem um modo de funcionamento parecido com o anterior, se diferenciando dele especialmente pelo local de instalação: no piso ou no teto —  e não na parede. O consumidor pode escolher qual dessas duas opções é a mais conveniente para cada espaço.

Ele é recomendado para ambientes maiores, incluindo estabelecimentos comerciais, e uma de suas vantagens é justamente ser eficiente para climatizar grandes espaços. Por conta disso, a maioria dos split piso-teto têm potências maiores, o que pode pesar na conta de energia.

Multisplit

Esse tipo de ar-condicionado também é semelhante ao split Hi-Wall, com a vantagem de que pode ter mais de uma evaporadora em apenas uma condensadora. Sendo assim, ele é ideal para quem precisa climatizar mais de um ambiente na mesma casa ou empresa.

Por usar a mesma condensadora, você gasta menos energia do que se simplesmente tivesse vários aparelhos Hi-Wall. No entanto, é importante observar a quantidade máxima de evaporadoras para cada modelo, pois a performance pode ser reduzida se vários aparelhos forem ligados ao mesmo tempo.

Split Cassete

No split cassete, o aparelho fica embutido no teto e disponibiliza até quatro saídas de ar, que você pode controlar separadamente. Ele é ideal para ambientes de médio porte e a discrição é um de seus pontos mais fortes.

Esse tipo de ar condicionado, que pode até mesmo ser escondido pelo gesso, tem uma bomba de dreno em seu interior e não precisa escoar água. Mesmo assim, possui uma condensadora separada, que você pode instalar onde for mais conveniente.

Split Quatro Lados

Similar ao cassete, esse modelo também possui quatro saídas de ar e pode ser camuflado no teto do ambiente, preferencialmente de médio porte. Ainda não é tão popular e, por isso, pode custar caro.

No entanto, o Split Quatro Lados não precisa de rebaixamento de forro e pode ser instalado onde for mais conveniente garantir a distribuição para todo o cômodo.

Splitão

Esse é um modelo mais robusto de ar-condicionado, ideal para climatizar ambientes maiores, como galpões ou grandes lojas, cinemas e supermercados. Suas peças são mais pesadas, mas a potência é superior e o custo de energia não é tão alto. Ele conta com várias saídas de ar e suas unidades internas podem ser embutidas em forros e dutos.

123 Notícias

Outros artigos