Pular para o conteúdo
Início » Tipos de vazamentos de água e como evitá-los

Tipos de vazamentos de água e como evitá-los

Saibam quais são os principais tipos de vazamento de água e como evitá-los, através de dicas simples!

Canos e ralos são uma parte fundamental da nossa casa. Principalmente porque todas as transações de água acontecem dentro da mesma. Portanto, é imprescindível tomar alguns cuidados para que não ocorram vazamentos de água que podem acabar causando danos e gastos para o nosso bolso.

Uma das principais causas que uma tubulação pode romper e que ocorrem os temidos vazamentos de água é o mau uso da instalação e a falta de manutenção das tubulações.  Às vezes, ao conectar tubos dentro de um edifício, o serviço que não é bem feito pode causar problemas no futuro, implicando na necessidade de contratar uma empresa desentupidora.

Outra causa importante é a forte pressão da água. Fortes pressões na água podem acabar quebrando os canos e causando o vazamento. Essas mudanças na pressão podem ser causadas por chuvas fortes ou bombas de água danificadas.

Finalmente, outras razões principais para a quebra desses instrumentos têm a ver com o descarte de práticas comuns que costumam ser realizado em um grande número de residências, como jogar alimentos, óleo e graxa na pia. Isso significa que, com o passar do tempo, podem ocorrer umidade irritantes ou vazamentos de outro tipo.

Tipos de vazamentos de água

Tipos de vazamentos de água
Imagem: pexels.com

Quando ocorre vazamento de água, enfrentamos um problema sério e complicado, principalmente quando acontece em nossa casa ou empresa, já que se desperdiça muita água, aumenta o comprovante de pagamento, existe o risco de inundação e, portanto, temos que pagar reparos caros.

Por este motivo, é extremamente importante conhecer os diferentes tipos de fugas de água que existem. Alguns podem ser facilmente detectados, já que estão visivelmente encontrados nas conexões das torneiras, ou nas tubulações que ficam expostas, como as que vão direto para a pia ou a pia.

Normalmente, esses tipos de vazamentos podem ser facilmente corrigidos. No entanto, o verdadeiro problema é quando temos um vazamento de água escondido. Aqui está uma breve explicação dos diferentes tipos de vazamentos de água que você pode encontrar:

Vazamentos de água que passam despercebidos

Em alguns casos, quando os canos que passam dentro das paredes rompem ou racham, pode demorar muito para que os vazamentos sejam detectados, principalmente quando não geram ruído ou a água demora muito para escoar em paredes ou tetos. A forma mais comum de suspeitar de um vazamento desse tipo é quando há um aumento repentino na conta de água. Nesse caso, é necessário verificar todo o duto, até que seja localizado o ponto do problema para repará-lo imediatamente.

Vazamentos de água que geram umidade

Por outro lado, quando a água consegue filtrar rapidamente, manchas verdes, marrons ou pretas aparecem nas paredes ou no teto. Nestes casos, o vazamento geralmente se localiza na área atrás da umidade, portanto, embora seja fáceis de detectar, seu processo de reparo é demorado e caro, devido aos danos causados ​​pela umidade, que se não reparados rapidamente, pode se espalhar para outras áreas causando danos estruturais que, em alguns casos, são muito graves.

Vazamentos de água de grande volume

São os mais incômodos e, se não forem reparados a tempo, podem causar inundações; no pior dos casos, inundações. Estes tipos de fugas geram muito ruído, devido ao grande fluxo de água que conduzem, pelo que a sua detecção é relativamente fácil, sejam fugas visíveis ou ocultas. 

Como evitar vazamentos de água?

Agora que você já sabe os tipos de vazamentos de água, iremos passar as dicas de como evitar vazamento de água.

A melhor forma de evitar vazamentos de água é através da instalação de tubos feitos com materiais da mais alta qualidade, que cumpram os mais rígidos padrões de produção. Por isso, o Sistema de Tubulação Hidráulica, atualmente, possui a mais alta tecnologia para garantir instalações resistentes com a máxima durabilidade.

Também oferece as conexões mais seguras, pois funde as juntas por meio do calor, transformando-as em uma única peça, processo denominado Termofusão.

Observe o hidrômetro

Esta atividade é muito importante já que você poderá verificar se seus canos estão com problemas. Se a roda do medidor se mover, isso significa que você tem um problema com a instalação. Caso isso não aconteça, fique tranquilo, seus canos estão em perfeitas condições e se, por exemplo, tiver umidade, terá que ver se está tudo fora de casa.

Se o vazamento for externo, procure locais onde o solo seja macio, mais vegetação cresça sem motivo aparente ou haja ladrilhos que se movem. Se depois de aplicar todas essas dicas você não conseguir encontrar a origem do vazamento de água, apenas um sistema profissional de detecção de vazamentos poderá localizá-lo.

Confira também como desentupir a caixa de gordura.

Verifique as torneiras depois de fechar

Outra boa forma de verificar se você está com problemas é fechar a torneira e verificar se ainda há água saindo pelas torneiras de sua casa. Nesse caso, você precisará chamar o encanador para consertar o vazamento.

Despeje uma panela de água fervente no ralo

Esta será uma boa forma de prevenção, pois a água fervente derreterá a gordura acumulada. Além disso, despeje em meia xícara de fermento/bicarbonato em pó e vinagre branco: uma vez a cada duas semanas, você precisará tampar o ralo para que a mistura faça efeito no encanamento.

Não jogue produtos químicos ou tintas no ralo

Isso deve ser proibido para o bem de sua economia. Além disso, restos de comida e óleo também não devem ser descartados nos ralos.

Caso você esteja em Brasília e queira contratar empresas de desentupimento e dedetização, dê preferência para a flashdesentupimento.com.br, Eles são referencia quando o assunto é desentupidora.