O que você precisa saber para ir de iniciante a “Master Chef” na cozinha

Não aguenta mais não saber fritar um ovo? Resolveu se tornar um Master Chef na cozinha? Quer aprender truques e manhas para dominar a arte da culinária? Então, continue lendo esse artigo e descubra como deixar sua alimentação mais saudável e deliciosa.

Nos anos 70 e 80, com a exaltação da liberdade feminina, as mulheres se obrigaram a deixar de lado características e tarefas tidas como tipicamente opressoras, com isso, deixaram de ser apenas donas de casa para ocuparem, também, o mercado de trabalho, em funções, até então, restritas aos homens.

Passou a ser natural as mulheres rejeitarem exercer tarefas, tipicamente de donas de casa, inclusive, cozinhar.

A partir de então, muitos homens foram apresentados à cozinha, sendo bem comum, após essas décadas, homens gostarem de cozinhar, o que era inimaginável nos tempos de nossos avós.

Por isso, é muito comum, hoje em dia, muitas mulheres não terem a menor noção de cozinha, até porque suas mães, que viveram esses anos de rebeldia, não aprenderam e, por isso, não podem ensinar à suas filhas, como era feito antigamente.

Mas o mundo gira e hoje já se tem a noção que cozinhar, muito além de ser uma tarefa apenas das mulheres, é uma questão de sobrevivência, economia e libertação, SIM, pois quer algo mais libertário do que poder fazer sua própria comida?

Como aprender a cozinhar

Master Chef
Fonte da imagem: pexels.com

Se você faz parte do time que descobriu que a gastronomia vai muito além de simplesmente gostar de cozinhar, que significa também sobrevivência, liberdade e economia, e quer aprender a cozinhar, saiba que hoje o que não faltam são opções para começar a se aventurar entre panelas, temperos e se tornar até um “Master Chef” em casa.

Confira abaixo algumas dicas para começar do zero na cozinha:

Sites, blogs e canais do Youtube

Hoje em dia é possível encontrar tudo que se precisa na internet, inclusive, aulas de culinária. Existem muitos sites e blogs especializados no assunto, às vezes, com muitas categorias a escolher, desde salgados, até comida vegetariana. E mais, muitos ainda contam com vídeos , que é para a pessoa ir acompanhando o andamento da receita ensinado.

Há também canais no Youtube, especializados em culinária, onde é possível aprender muitas técnicas, receitas e curiosidades.

Programas de Culinária

Hoje o mundo se deu conta que cozinhar é questão de sobrevivência, e não pertence a sexo X ou Y, por conta disso, o que não falta na TV é opção de programas de gastronomia, que tomaram conta do mundo todo, e se  tornaram tendência.

Muito mais do que simples fonte de entretenimento, esses programas transmitem verdadeiros ensinamentos para quem quer começar do zero ou, simplesmente, ama a arte de cozinhar. Sem dúvida, uma ótima forma de ir se ambientando com esse mundo fascinante, enquanto se diverte.

Tem opções em canais abertos e a cabo, dentre eles podemos destacar: MasterChef Brasil,Top Chef Brasil,  Mestre do Sabor, Bela Cozinha, Cozinha Prática com Rita Lobo, Tempero de Família, Bake off Brasil, Perto do Fogo, Que Seja Doce, Rainha da Cocada, Giada na Itália, entre muitos outros…

Livros de receitas

Seja com livro de receita em papel ou em formato e-book grátis, hoje em dia, realmente, não aprende a cozinhar quem não quer.

E é possível aprender do zero!

Muitos chefs, inclusive, recomendam, antes de fazer qualquer curso, investir em livros de cozinha, ótimos para quem quer aprender a cozinhar, sem ter noção alguma.

Embora o que não falte no mercado seja um monte de vídeos, canais e blogs super interessantes, com diversas receitas e ótimas dicas, para começar a cozinhar de verdade, vale a pena apostar em um bom livro de culinária, principalmente, livros que trazem conceitos básicos, algo fundamental para ter noção de técnica. 

O fato é que, quando não se tem noção de cozinha, uma receita imprecisa pode colocar tudo a perder, mesmo com bons ingredientes à disposição. 

Dentre os livros para ter à cabeceira, merecem destaque: Cozinha Prática (Rita Lobo); 400 g – Técnicas de Cozinha (Betty Kovesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli); O grande livro dos ingredientes (Dorling Kindersley); Pão Nosso (Luiz Américo Camargo); Por uma vida mais doce (Danielle Noce); dentre outros.

Cursos online de culinária

Por último, mas não menos importante, temos os cursos de culinária online e gratuitos, com opções de todos os tipos, tanto para iniciantes como para quem quer se especializar. A dica é apostar em todas as opções acima, sem deixar, no entanto, de também, investir em cursos online, existindo até opções de cursos gratuitos atualmente.

E o melhor, é que é possível fazer vários cursos online, até ao mesmo tempo, e ainda no final conseguir um certificado, o que é ótimo para aqueles que pegarem gosto pela gastronomia e quiserem se profissionalizar. 

123 Notícias

Outros artigos