Como fazer uma boa logística de entrega?

Para realizar uma boa logística de entrega é importante um planejamento eficiente a fim de garantir um atendimento de qualidade e evitando falhas e atrasos.

Se tem uma etapa importante dentro da logística é a entrega de mercadorias e produtos, desde o pedido pelo cliente até a confirmação que foi recebido.

O planejamento logístico envolve todos os elementos que impactam os custos e a velocidade do serviço direta ou indiretamente.

A empresa deve estar atenta a todos os pontos que podem gerar insatisfação dos clientes.

Não importa o segmento de mercado da empresa, os colaboradores de logística devem se antecipar aos problemas.

Portanto, leia este artigo e entenda como funciona uma boa logística de entrega.

Elementos importantes para uma boa logística de entrega

A empresa que entrega seus produtos deve estar preparada para possíveis imprevistos que podem gerar algum tipo de prejuízo.

Também é importante saber que se o seu site faz entrega via sedex é importante que ele tenha o rastreio correios para facilitar os clientes rastrear as mercadorias de maneira prática.

Empresa de logística de entrega
imagem: pexels.com

Se porventura uma mercadoria não chega ao cliente no prazo acordado, ele fica insatisfeito e pode realizar queixas contra a empresa, tanto em redes sociais, quanto em órgãos de proteção ao consumidor.

Isso prejudica a imagem da marca, por isso a empresa deve estar atenta a elementos importantes que garantam uma boa logística. Confira.

1.    Rotas planejadas

Será que a rota feita pelos entregadores é a mais rápida e eficiente?

Nas grandes cidades e metrópoles, o trânsito é muito intenso e acaba por tornar o serviço de entrega mais lento. 

Isso sem contar com as inúmeras lombadas, semáforos e outros obstáculos presentes no trânsito. Tudo isso influencia no tempo de entrega da mercadoria e até no destino.

Portanto, para ter uma entrega mais eficiente, estude as rotas e analise se elas não necessitam de alterações. Deve ser escolhida sempre aquela que o cliente recebe o produto em menor tempo.

2.    Planejamento do estoque

Para uma entrega eficiente e um serviço de qualidade, a empresa precisa que o estoque tenha sempre os produtos com maior saída.

Não existe nada mais negativo para imagem da empresa que o cliente realizar um pedido e ele ser cancelado porque não está disponível no estoque .

3.    Utilize a tecnologia

As ferramentas tecnológicas são essenciais para uma gestão eficiente em qualquer setor da empresa. Dentro da logística não é diferente.

Softwares de gestão ou um sistema tipo ERP constitui um suporte ideal no planejamento de todas as rotas e na gestão do estoque como um todo.

Com a automatização de todas as etapas do processo, a empresa ganha mais celeridade e pode ampliar ainda mais sua capacidade de atendimento.

Quais as vantagens de ter um sistema que otimiza as rotas?

•    Agilidade na entrega efetuando dentro do prazo

Empresa de logística de entrega
Imagem: pexels.com

Por meio de uma plataforma a empresa tem maior domínio sobre as entregas. A empresa terá um cronograma e assim não haverá problemas de atraso e indisponibilidade, pois todos estarão cumprido o estabelecido.

•    Acompanhamento da rota

O percurso a ser realizado deverá ser cumprido conforme o planejado, mas podem ocorrer imprevistos.

Nesses momentos é ideal ter uma ferramenta de rastreio para que a empresa pense numa solução para o problema.

•    Transparência durante o processo de venda

Não tem nada pior que o cliente reclamar de uma etapa do processo e a equipe de vendas não ter a informação correta. 

Por isso, a divulgação das informações é primordial para que o cliente sinta-se seguro e reconheça a credibilidade da marca.

A logística envolve muitos fatores para que ela funcione de forma precisa. Qualquer erro na entrega – atrasos, produto errado, pessoas condições de uso do produto – compromete a imagem da organização.

O cliente ficará insatisfeito e provavelmente não voltará a negociar com a empresa.

Confira também: Como se Organizar para as Compras de Final de Ano

Portanto, para fazer uma boa logística de entrega é necessário planejar e utilizar as ferramentas necessárias. Isso garantirá uma prestação de serviço de qualidade e um cliente satisfeito.

123 Notícias

Outros artigos