Pular para o conteúdo
Início » Como usar o Canva em 2023 para criar designs

Como usar o Canva em 2023 para criar designs

Como usar o Canva em 2022 para criar designs

Descubra como usar o Canva e crie designs incríveis para os seus trabalhos!

Se você nasceu antes dos anos 2000, com certeza se lembra da época em que tínhamos 2 opções para fazer os nossos designs: ou usávamos programas de edição profissional, como por exemplo o Photoshop e Corel, ou só nos restava utilizar o Paint. 

Claro que naquela época, se pessoas comuns estivessem tentando criar designs normalmente era para itens como por exemplo algum convite de festa ou coisa semelhante. Então, não era como se fosse necessário criar algo muito profissional. 

Depois, com a chegada da internet, cada dia mais começaram a surgir os tais influenciadores digitais. Eles precisavam mostrar um pouco do seu trabalho sem ter que gastar rios de dinheiro com um designer profissional. 

A verdade é que com a democratização das redes sociais, também foi necessário democratizar os editores de imagens para que praticamente qualquer pessoa fosse capaz de criar artes bonitas e simples sem recorrer a profissionais.

A profissão de designer

Pode ser que agora você esteja se questionando sobre o que foi feito com os designers então, se essa deixou de ser uma profissão necessária, mas a resposta é não. 

Apesar do design ter sido democratizado, ainda tem algumas coisas que realmente precisamos de um designer para fazer. 

Além disso, apesar do Canva ser maravilhoso, ele ainda não é tão potente quanto o Photoshop, e tem alguns tipos de arte que realmente precisam de um designer capacitado para tal. 

O mercado é muito amplo, e com certeza tem espaço para todos. 

Dicas de como ganhar dinheiro com o Canva

Apesar de básico, muita gente ainda precisa terceirizar os designs feitos no Canva, seja por falta de tempo ou até mesmo por falta de intimidade com a plataforma. Sendo assim, existem diversas maneiras de você ganhar dinheiro fazendo artes no Canva. 

Redes Sociais

Depois da pandemia, praticamente todas as empresas migraram pelo menos um pouquinho para a internet, e com isso, ter redes sociais atrativas, com conteúdo legal e um bom designer é prioridade. 

Muitos empreendedores, entretanto, não tem tempo ou não querem colocar mais essa tarefa nas suas listas. Por isso, a criação de artes para redes sociais é uma ótima forma de ganhar algum dinheiro e você só precisa do Canva para isso.

E se você quiser aumentar ainda mais a percepção de valor do cliente, você também pode oferecer não só as artes, mas também as postagens e toda a estratégia que envolve cuidar de uma rede social. Mas nesse caso, é preciso estudar um pouco mais. 

Cardápios, banners e folhetos

Não é porque o mundo está cada dia mais digital que as artes para impressão deixaram de existir. 

Aquela lanchonete da esquina, que você pede lanche toda semana pode estar querendo atualizar o cardápio dela e você nem sabe. 

Esse tipo de arte também pode ser feito no Canva e costuma ficar com uma estética muito profissional. 

Outra coisa legal que dá para fazer no Canva são folhetos e banners de eventos que estão rolando no seu bairro ou na sua cidade. 

O único detalhe aqui, principalmente dos Banners, é garantir que você esteja com um arquivo do tamanho correto, para não correr o risco de fazer um design que acabe com a imagem pixelizada depois. 

Como criar imagens bonitas no Canva

O Canva é muito simples de usar e muitas vezes essa simplicidade pode acabar trazendo alguns pontos negativos. 

Um deles é o fato de que por termos muitas opções, às vezes não conseguimos selecioná-las muito bem. Com isso, acabamos com um design feio ou muito poluído.

Para evitar isso, você pode começar utilizando os templates prontos ou se inspirando em alguma outra arte que você viu e achou legal. 

Os templates prontos são muito interessantes pois são disponibilizados pelo próprio Canva e você pode pesquisá-los por cor ou por tema do que você está querendo criar. Isso já facilita demais na hora de conseguir encontrar algo bacana. 

Já a inspiração é um pouco mais complicada. O primeiro ponto de dificuldade é que é preciso tomar cuidado para que a inspiração não vire cópia, já que plágio é crime e você pode acabar com uma série de problemas.

Além disso, a inspiração também depende de você conseguir passar isso para o Canva depois. Isso pode acabar te deixando de volta no primeiro ponto, com um design não muito bonito esteticamente. 

Existem também algumas pessoas que vendem packs de templates do Canva e você pode encontrar milhares deles pela internet, basta fazer uma busca no Google.

Esses templates também são interessantes pois normalmente trazem vários templates dentro do mesmo tema e paleta de cores. O que pode ajudar a criar um feed de redes sociais mais harmônico, o que costuma agradar bastante os clientes.