Pular para o conteúdo
Início » Deep Work: veja métodos para ser mais produtivo

Deep Work: veja métodos para ser mais produtivo

Entenda o que é deep work e veja as melhores técnicas para ter mais foco.

Deep Work

Você tem dificuldades em se concentrar no trabalho ou em tarefas mais complexas? Geralmente, o excesso de distrações atrapalha as atividades que exigem uma concentração mais profunda.

Nesse momento, o deep work é uma técnica que ajuda a melhorar seu foco e eliminar as distrações. Para fazer isso, separe sua agenda e planner e anote todas as dicas deste conteúdo para colocá-las em prática e trabalhar mais focado!

O que é deep work?

O conceito de deep work teve surgimento no ano de 2015 no livro de Carl Newport, chamado “Trabalho Focado: como ter sucesso em um mundo distraído”. Em inglês, a sua obra é conhecida como “Deep work: rules for focused success in a distracted world”.

Pelo próprio nome do livro já podemos entender um pouco sobre o que é deep work, certo? Basicamente, essa prática significa concentrar-se de modo que todas as distrações sejam minimizadas, potencializando as suas capacidades e completando as tarefas com sucesso.

Geralmente, pensamos que fazer isso é algo fácil e simples. No entanto, somos constantemente interrompidos por notificações em aparelhos eletrônicos e diferentes informações que tomam nossa atenção. Isso faz com que o trabalho focado seja algo cada vez mais difícil e raro.

Hoje, as pessoas relacionam produtividade com ser multitarefa — fazer várias atividades ao mesmo tempo. Porém, essa diminuição do foco em cada tarefa prejudica a concentração e pode influenciar na sua eficiência e qualidade.

Quais são os melhores métodos para entrar em deep work e ser mais produtivo?

Para melhorar sua capacidade de foco e realizar o deep work, existem algumas técnicas que ajudam a ignorar as distrações e treinam a mente de modo que a tarefa seja finalizada da forma correta. Então, acompanhe as dicas a seguir!

Trabalhe com um cronograma fixo

Ter um horário fixo para realizar cada atividade do dia a dia é fundamental para programar sua semana e aumentar a produtividade. Por isso, crie um cronograma fixo que delimite horários para começar e terminar o trabalho. Nessa hora, mesmo que uma tarefa não tenha data para ser finalizada, é interessante incluí-la no cronograma e colocar um horário para se dedicar a ela.

Sendo assim, defina também um tempo para fazer deep work nas tarefas que são relevantes e complexas. Para isso, tenha em mente a importância de um ambiente livre de interrupções e de um local silencioso.

Afaste-se das redes sociais

Você já recebeu uma notificação nas redes sociais, foi respondê-la e depois percebeu que isso tomou meia hora do seu dia? Normalmente, isso acontece porque somos distraídos por diferentes informações que prendem nossa atenção.

Para evitar que isso aconteça, evite utilizar as redes sociais enquanto está trabalhando. O que pode ser útil nessa tática é reservar horários estratégicos do dia para conferi-las de modo que no restante do tempo você faça seu trabalho com foco e concentração.

Dedique tempo ao ócio criativo

Ocasionalmente, precisamos dar um descanso para nosso cérebro! Por isso, destine um horário do seu cronograma para o ócio criativo, como assistir vídeos e consumir informações que ajudam a distrair e impulsionar a criatividade.

Pensou que esse seria o momento de conferir as notificações do celular? Infelizmente, utilizar as redes sociais não é o ideal nesse ponto. Isso porque elas são fontes de muitos estímulos e dados que nos deixam ainda mais cansados.

O ócio criativo é fundamental para espairecer e desencadear novas ideias. Por isso, se planeje adequadamente de modo que seja possível obter os benefícios desse tempo. Aqui, você pode descansar, ouvir música, meditar e entre outras práticas.

Quantifique a produtividade do seu trabalho

Por último, marque o tempo que você demora para realizar cada tarefa do trabalho que exige concentração. A partir dessa análise, é possível encontrar os melhores momentos para realizá-las e otimizar os seus horários. Se necessário, invista mais tempo nas atividades mais complexas.

Confira também: Inbound Marketing na estratégia de Marketing

Viu como o deep work é uma técnica que tem como objetivo ajudar as pessoas a melhorarem a sua produtividade e concentração? Então, aplique essas dicas para ter mais eficiência no seu trabalho! Se preferir, utilize agendas e post-its para organizar suas atividades.