É unânime: ao longo do tempo, a Barbie realmente se tornou um ícone fashion. Desde a sua criação, na década de 1950, a boneca mais famosa do mundo vem acompanhando meninas e mulheres no decorrer de suas vidas, sendo um verdadeiro símbolo de beleza, elegância e, claro, muito estilo.
Esse fato pode ser notado em vários setores do mercado. Das lojas de moda feminina até as marcas de beleza, não é raro encontrar referências à Barbie. Inclusive, com o passar dos anos, a boneca evoluiu, se reinventou e levantou debates importantes sobre a representatividade e a diversidade social.
Assim, o live action da Barbie tem sido um dos filmes mais aguardados desta temporada, criando grande expectativa, tanto entre os fãs da boneca quanto entre aqueles que desejam explorar ainda mais o assunto. Mas, afinal, será que você sabe o motivo de tanto sucesso? Hoje, vamos contar mais sobre a história da Barbie e a sua importância no universo feminino. Acompanhe!
Barbie e a moda feminina
Em 1959, a Barbie foi lançada pela empresa estadunidense Mattel. De lá para cá, tornou-se uma verdadeira febre. A razão disso? Durante o seu desenvolvimento, os criadores apostaram em um projeto de corpo que fosse considerado “perfeito”.
Logo, a boneca surgiu com proporções estéticas quase impossíveis de alcançar. Tudo isso, sem contar o seu estilo de vida — que representava tanto o ideal da beleza, quanto o status social tão desejado naquela época.
Também não podemos deixar de falar que a boneca foi lançada para ser um modelo de moda, apresentando as últimas tendências em looks para as jovens. Não demorou muito até que a Barbie também atingisse outras proporções, com marcas desenvolvendo coleções de roupas inspiradas nesse lifestyle.
A evolução da Barbie e os debates sociais
Para continuar acompanhando os desejos das meninas, a Barbie vem, ao longo dos anos, reinventando-se com base nas mudanças sociais e culturais que ocorreram no mundo.
Assim, a boneca começou a ser produzida em diferentes etnias, tons de pele e tipos de corpos, representando com mais exatidão a diversidade da população.
Tais mudanças não foram somente estéticas, mas representavam uma nova abordagem em relação ao papel da Barbie na sociedade. A boneca passou a ser usada para reforçar a representatividade feminina e incentivar as jovens a explorar diferentes áreas, como a ciência, os negócios e os esportes.
Fora isso, muitas pessoas passaram a questionar a boneca por promover estereótipos de gênero. Entretanto, a Mattel soube lidar com essas críticas de forma inteligente, tornando a Barbie um símbolo de empoderamento que representa a inclusão em vez de um ideal de beleza inalcançável.
A expectativa sobre o live action da Barbie
O filme da Barbie, com estreia prevista para julho de 2023, tem sido aguardado com grande expectativa pelos fãs da boneca. A produção contará com a atriz australiana Margot Robbie no papel principal, com direção feita por Greta Gerwig, uma das cineastas hollywoodianas mais renomadas do momento.
O live action promete trazer debates sobre a representatividade feminina e a diversidade, explorando a personalidade da Barbie de uma forma nunca vista. A expectativa é que o lançamento seja um marco na história da Barbie, da mesma maneira que o longa-metragem “Toy Story” foi para o mundo dos brinquedos.
Para tanto, o lançamento da Barbie tem sido divulgado como uma história empoderadora e inclusiva, ou seja, tal produção será uma oportunidade e tanto para reinventar a personagem, apresentando-a de um jeito muito mais atrativo para a nova geração. Porém, com uma pitada de modernidade e com o carisma da boneca que, há anos, segue sendo um verdadeiro ícone cultural.
E aí, gostou de saber mais sobre o live action da Barbie? Agora, aproveite para dividir este post com as suas amigas e ajudá-las a se atualizar sobre o assunto. A gente se vê em breve!