Materiais ecológicos para construção

A ecologia e a proteção em relação à natureza tem sido um assunto cada vez mais comentado, principalmente dentro da construção civil. A importância da preservação do meio ambiente precisa atingir todas as esferas, garantindo que o futuro seja mais próspero e traga bons frutos para os moradores do planeta Terra.

Por isso, os materiais ecológicos para construção são fornecidos. Além de se mostrarem muito úteis para cumprir com seu propósito, ainda podem garantir uma maior integração do ser humano com a natureza, impactos ambientais e melhoras nossas condições em relação à fauna e à flora.

Veja, abaixo, quais são os principais.

Tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos estão no topo da lista dos materiais ecológicos para construção. Isso porque eles são fáceis de encontrar e podem ser feitos com qualquer material que seja encontrado na natureza. Há, até mesmo, quem os produz a partir de garrafas pet ou restos de plástico encontrados no oceano.

A sua produção pode ser feita em larga escala por meio das máquinas de fazer tijolo ecológico e, atualmente, acaba sendo uma das que possui o maior retorno. Como o material de produção é abundante, toda a obra pode ser complementada por essa peça indispensável de sustentação.

Além disso, este é um dos materiais ecológicos para construção mais usados ​​em todo o Brasil. Uma das principais vantagens de sua utilização está na redução da demanda energética para a produção, bem como na geração de oportunidades locais e facilidade de execução de sua criação.

Telhado verde

O telhado verde também é uma ótima opção para quem está buscando uma maior integração com o meio ambiente. Além de trazer uma beleza mais natural para a sua construção, ainda será possível fazer com que a vegetação cresça na superfície, mudando de acordo com as estações.

Materiais ecológicos para construção
Imagem: pixabay.com

O material é um dos mais fáceis de se encontrar da lista dos materiais ecológicos para construção, visto que pode ser produzido a partir de gramas e plantas de pequeno porte. Em alguns casos conhecidos, algumas árvores também foram utilizadas no processo de produção, já que o tamanho da obra pode resultar no resultado final.

O telhado verde garantem vantagens, seja para o meio ambiente ou para a população. Ele faz com que haja uma melhoria melhorada na qualidade do ar, reduz a temperatura do ambiente e ainda fornece um maior equilíbrio ambiental para gerar saúde e tranquilidade aos moradores da região.

Tinta ecológica

Ainda que muitas pessoas não saibam, uma tinta comum, que encontramos em milhões de obras ao redor do mundo, é muito prejudicial para o meio ambiente. Isso porque, em sua composição, descobrimos os mais diversos componentes químicos, capazes, até mesmo, de provocar algumas doenças em quem mora no local.

Por isso, as tintas ecológicas são consideradas um dos materiais ecológicos para construção de melhor funcionalidade. Diferente das tintas convencionais, no lugar de materiais tóxicos, produtos naturais são usados ​​na composição, como argila, plantas e vegetais. Assim, não há qualquer agressão ao meio ambiente.

A maior parte das tintas é livre de COV (Compostos Orgânicos Voláteis), mostrando-se uma verdadeira vantagem. Dessa maneira, não haverá qualquer influência negativa no ar ou no ambiente, fazendo com que haja uma maior preservação da camada de ozônio. Além disso, a fixação do produto é bem acima da média.

Bambu

O bambu, sem dúvida alguma, é um dos melhores materiais ecológicos para construção. Além de ser usado para o artesanato, substituindo o couro sintético e outros tecidos de alto impacto, ele ainda pode ser usado na produção de algumas casas, principalmente nas estruturas das paredes ou do telhado.

Ainda que no Brasil seja um material pouco utilizado, o Oriente visa muito esse produto para as construções de suas casas e, até mesmo, de alguns monumentos. Isso porque as características do bambu estão diretamente relacionadas com uma alta resistência, resistência, maleabilidade e, também, leveza.

Então, por exemplo, comprar apartamento em Volta Redonda é diferente estruturalmente de um imóvel na Ásia.

Um dos maiores exemplos de que o bambu pode ser um dos materiais ecológicos para construção de maior eficácia está na Green School, uma escola localizada na cidade de Bali, na Indonésia. Ela foi fundada no ano de 2006 e, até hoje, muitas visitas de turistas ao redor do mundo inteiro.

Telhas ECOTOP

Quer um material resistente e que seja o ideal para conseguir aguentar os imprevistos traçados pela natureza? As telhas ECOTOP serão as mais indicadas para esse caso. O material é composto de elementos reciclados, onde 75% é Polietileno de Baixa Densidade, o qual é fabricado a partir de aparas de tubos de creme dental.

Os outros 25% da constituição desse material, que é um dos melhores materiais ecológicos para construção, pode ser constituído de resíduos pós-industriais e, também, alumínio. As telhas são leves, impermeáveis, isolantes e absorvem pouco calor no ambiente. Depois de sua utilização, o material ainda pode ser reciclado.

Bioplástico

O bioplástico também mostra uma ótima opção para quem quer ter uma construção ecológica e durável. Ele é produzido a partir de fontes renováveis ​​como, por exemplo, o amido de milho, a beterraba e a batata. Além disso, a sua decomposição no meio ambiente é muito rápida.

Para ser considerado um dos materiais ecológicos para construção, o bioplástico tem muitas categorias sustentáveis, garantindo a redução da emissão de gases poluentes e uma menor utilização de energia solar. Por ter uma grande produção de cana-de-açúcar no Brasil, esse material ecológico é facilmente encontrado no mercado.

Confira Sobre: Artesanato & renda extra: dicas do que você pode fazer

Bioconcreto

Ainda que seja o último item desta lista, que esperamos ter ajudado a ampliar as possibilidades da sua construção ecológica, o bioconcreto não é menor importante do que os outros. Ele se mostra uma grande alternativa para quem não quer usar o concreto convencional em sua reforma ou construção a partir do zero.

Ele é considerado um dos materiais ecológicos para construção de melhor uso porque se regenera sozinho, evitando qualquer tipo de rachadura ou desmoronamento. Sendo assim, para quem mora em regiões de chuva constante ou ventos muito fortes, pode ser a escolha ideal para garantir maior durabilidade e segurança.

123 Notícias

Outros artigos