Pular para o conteúdo
Início » O que é ACM e por que utilizá-lo em seu estabelecimento?

O que é ACM e por que utilizá-lo em seu estabelecimento?

O que é ACM e por que utilizá-lo

Quem tem um estabelecimento comercial sabe que a fachada é extremamente importante para chamar a atenção dos clientes e passar uma imagem bem sucedida e de confiança.

Embora possa não ser amplamente conhecido pelo nome, o ACM – ou alumínio composto – é um dos materiais mais escolhidos para esse objetivo.

As placas de ACM consistem na junção de duas chapas de alumínio com uma chapa de polietileno em seu interior. Com pintura externa em poliéster, o que garante uma cor vibrante e acabamento sofisticado.

Por sua constituição, o alumínio composto é um material leve e ao mesmo tempo forte e resistente.

Além disso, sua instalação é simples e pode ser incrementada com formatos diferenciados, iluminação com led, entre outras ideias. E isso ajuda a chamar ainda mais atenção para seu negócio.

Muitos painéis publicitários, totens e peças de decoração também faz uso do ACM. Essa versatilidade se dá pelo fato de que o material pode ser recortado e montado de várias maneiras.

Vantagens do uso do ACM

São muitas as vantagens de optar pelo ACM. Logo de início, podemos destacar seu ótimo custo benefício, apelo estético e durabilidade. Esse material protege as estruturas em que está instalado de chuva, sol forte e maresia.

Dessa maneira, o ACM é utilizado não apenas em locais externos. Mas especialmente nos que sofrem ativamente com essas intempéries. Podemos citar os estabelecimentos litorâneos em que outros materiais não se adaptam tão bem.

A pintura a base de poliéster faz com que a durabilidade do ACM seja ainda maior. Esse tipo de pintura é a mesma utilizada em automóveis, então é bastante resistente. 

E, caso deseje, o dono do estabelecimento pode simular materiais como aço escovado, madeira, prata e ouro com esse material. Dessa forma, a identidade visual da empresa acaba sendo replicada em sua fachada.

Outra vantagem do ACM é que o material tem bom isolamento térmico e acústico. Formado por três placas distintas, ele bloqueia os raios solares e impede que sons altos sejam transmitidos. Sendo assim, aumenta o conforto de funcionários e clientes.

leia também

Como embalar roupas para enviar pelo correio?

Como instalar e fazer a manutenção do ACM?

Para instalar o ACM, é necessário contar com o auxílio de um profissional capacitado para não danificar as placas. Ele será o responsável por projetar de maneira correta sua fachada e garantir o melhor resultado possível.

Além disso, o bom resultado é assegurado pela escolha de uma marca confiável e que tenha compromisso com a qualidade e a durabilidade.

Para garantir que o produto tenha boa vida útil, é necessário cuidar de sua manutenção com limpezas periódicas. Isso ajuda a garantir que as placas estejam sempre bonitas e brilhantes.

Essa limpeza deve ser feita semanalmente ou quando houver necessidade pelo acúmulo de sujeira. Deve-se utilizar apenas água e sabão e evitar produtos abrasivos para não danificar o brilho.

Por essa facilidade de limpeza e manutenção, o ACM se destaca em vantagens com relação às pinturas tradicionais. 

Além de ser esteticamente mais bonito, o alumínio composto também é eficiente contra pichações. Afinal, isso é um problema muito comum enfrentado por comerciantes que têm estabelecimentos de rua. 

Para remover os riscos feitos com tintas e sprays, basta utilizar o solvente recomendado pelo fabricante. Um processo que proporciona muito mais custo benefício do que pintar a fachada inteira novamente. 

Quantos anos dura uma fachada de ACM?

Mais uma vantagem para o ACM é sua extensa durabilidade, que varia de 30 a 40 anos se bem cuidada e feitas as manutenções e limpezas conforme o indicado. 

Analisar a durabilidade de um material não diz respeito apenas à continuidade estética dele, mas também – e principalmente – à diminuição de custos de reformas.

Ainda por cima, o ACM é 100% reciclável e gera poucos resíduos, além de bloquear raios solares. Por isso, auxilia na diminuição do uso de aparelhos de ar condicionado e, assim, reduz o uso de energia elétrica e emissão de poluentes na atmosfera. 

Então, que tal investir numa fachada de ACM e não apenas ter um estabelecimento bonito, mas também sustentável para o meio ambiente e para a economia do seu negócio?

Busque uma indústria especializada e saiba mais!