Pular para o conteúdo
Início » Obra e Reforma

Obra e Reforma

Obra e Reforma

Com os anos, uma obra e reforma ganha muita velocidade em sua execução e acompanhamento. Além de que se tornou possível uma gestão mais precisa de cada etapa de sua obra ou reforma.

Leve em consideração que uma obra ou reforma de sucesso, precisa ser acompanhada em cada detalhe. Assim, tornando empresas que acompanham esse processo essenciais. Já que ocorrem menos erros de orçamento e de previsões de tempo por exemplo, melhorando muito o desempenho da obra.

Na atualidade, em pequenos períodos, há necessidade de mudar objetivos e metas do projeto, prazos, e datas de entregas de projeto, sem impactar a conclusão da obra. Então uma boa gestão de obras pode evitar danos e erros que podem ser irreversíveis a longo e curto prazo, principalmente gastos desnecessários em qualquer projeto.

Ligado a uma boa gestão, há a necessidade de autoconhecimento, para que você não caia nos erros mais comuns de gestão de obras, assim melhorando o desempenho. Pois, conhecendo cada etapa de uma obra, e aplicando ferramentas, é possível extrair ao máximo sua obra ou reforma.

Se usam softwares avançados nessas etapas, que acabam gerando cronogramas que correspondem as datas de entrega de cada momento da obra, horas e dias de obra, custos de mão de obra entre outros. Portanto, esses benefícios, são graças as empresas de gestão de obras.

Além de que uma reforma ou obra não planejada, pode acarretar diversos problemas muito sérios, como desperdícios de materiais, que acontece com muita frequência. Então, uma obra bem planejada, de obra é fundamental para retirar o máximo de problemas que podem surgir durante seu projeto.

Importância de um Bom Planejamento de Obra e Reforma

Como foi dito, um bom planejamento, junto com uma boa gestão, pode evitar muitos problemas no futuro. Por isso, a importância de profissionais, como engenheiros e arquitetos, para maior eficácia de sua obra.

Portanto, a fase de planejamento de obra é uma das principais etapas do seu projeto. Então é nesse momento que será definido o orçamento do seu projeto, profissionais necessários, materiais de construção e qual será a mão de obra.

Para ajudar o funcionamento do processo, vamos te mostrar todas as dicas para você conseguir um bom projeto de obra ou reforma.

Contratempos

Até mesmo com um planejamento excepcional, saiba que contratempos sempre irão acontecer. Por exemplo, atrasos em entrega de materiais essenciais, trabalhadores que faltam etc. Dessa forma, ter uma reserva para esse tipo de emergência é muito importante, além de um período com antecedência no prazo final da obra.

Checklist

As checklists não é uma das atividades mais fáceis, mas um planejamento de projeto exige essa ferramenta. Pois, ela te ajuda a controlar todos os materiais da obra, além de organizar um cronograma das etapas da obra, o que facilita na hora de executar um projeto.

Prazos

Um planejamento de obras e reformas não é uma tarefa fácil, mas ela ajuda a acompanhar todas as fases da sua obra. Dessa forma, é muito importante ter atenção no processo, e seguir tudo de perto, e dar ênfase dos detalhes, como orçamento e entregas no prazo.

Mão de Obra

Depois de elaborar seu projeto e o cronograma, definir os materiais é o próximo passo. Por exemplo o tipo de mão de obra que será usada em seu projeto.

Uma das dicas mais importantes de um bom planejamento, é conversar com as pessoas que fazem ou já fizeram projetos de obras e reformas. Pois, esses profissionais podem te indicar profissionais e empresas que vão te ajudar no tipo de trabalho que seu projeto precisa. Engenheiros e arquitetos são especialistas nessa etapa do projeto.

Lista de Materiais 

A lista de materiais faz com que nenhum material seja esquecido. Já que você pode fazer uma checklist de todos os materiais que vão ser necessários para o projeto. Todavia, com a lista de materiais, você compra apensar o essencial sem nenhum desperdício.

Orçamentos das Obras e Reformas

O orçamento, sem dúvidas, é um dos principais passos de um planejamento de obra, já que com esse orçamento definido, fica muito mais fácil de gerir os custos. Então, para planejar obras civis, é essencial ter um montante para possíveis problemas durante o projeto. Na Costanobre Engenharia, garantimos que você terá boa gestão das suas obras em andamento. Para isso, clique aqui e veja como.

Quais Obras Precisam de ART?

O documento de definição quais obras precisam de ART é o NBR 16.280. Ou seja qualquer obra que afeta a estrutura do prédio, precisa desse documento.

E para você preocupado com o conforto da sua casa, não deixe de ler esse artigo: placa de policarbonato quando e como usar.