7 dicas para organizar uma festa de Natal sustentável

Você sabia que é possível organizar uma festa de Natal sustentável? Para isso, preparamos 7 dicas que certamente vai te ajudar.

Dois temas muito abordados ultimamente são a preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Há muitas formas de viver de recursos ambientais, como por exemplo placa fotovoltaica para captação de energia solar. 

Mas saiba que é possível realizar uma festa de Natal sustentável. Descubra 7 dicas para organizar uma festa de Natal com menos impacto no meio ambiente. 

Como organizar uma festa de Natal sustentável?

festa de Natal sustentável
Imagem: pixabay

1 – Faça uma limpeza no guarda-roupa

Essa época do ano é cheia de ações sociais com o intuito de doação. Aproveite a chance de doar roupas e sapatos que você não utiliza mais. Abra mais espaços no seu guarda-roupa. Na maioria das vezes, itens que você não utiliza há muito tempo são valiosos para outras pessoas.

Caso você queira adquirir roupas novas, compre em brechó, bazar ou escolha roupas fabricadas por cooperativas ou de forma artesanal com tecidos orgânicos e tingimento natural. Dessa forma, até sua roupa na noite de Natal será sustentável.

2 – Escolha presentes artesanais ou feitos por você

Fuja de presentes caros em shoppings ou lojas famosas. Para isso, procure itens artesanais que propiciam geração de renda para a comunidade local. Você também pode apostar no DIY que em inglês significa do it yourself. Em tradução livre quer dizer “faça você mesmo”.

Caso você tenha habilidades manuais e criatividade, vale a pena procurar por tutoriais de DIY na internet e confeccionar você mesmo os presentes para familiares e amigos.

3 – Reutilize enfeites de Natal

Um bom hábito para adquirir é guardar os enfeites de Natal para usá-los no próximo ano. Isso é menos lixo nos aterros sanitários. Caso você não tenha, peça para amigos e familiares.

Fazer seus próprios enfeites com material reciclável também é uma alternativa. A última opção é comprar enfeites de segunda mão em um bazar, por exemplo.

4 – Compre apenas de empresas responsáveis

Se você optou por comprar alguns presentes, pesquise as empresas antes na internet. Mas, entenda se elas são engajadas em causas ambientais ou não. Compre apenas de empresas que fazem ações sustentáveis.

5 – Consuma de forma consciente

Não se exceda nos gastos nem compre por impulso. Então, comparar valores de presentes, ingredientes ou refeições para ceia e até decoração de Natal é uma ótima estratégia. Comprar em locais com preço mais baixo é consumir com consciência. E comprar apenas o essencial também.

6 – Não compre produtos ilegais

Produtos contrabandeados, falsificados ou piratas podem incentivar a ilegalidade e a criminalidade, por mais que os preços sejam mais acessíveis. Além disso, produtos originais duram mais e possuem melhor qualidade. Isso gera menos acúmulo de lixo na hora do descarte.

7 – Compre eletrodomésticos que gastam menos energia

Caso uma aquisição sua de fim de ano seja um eletrodoméstico, então, escolha um indicado pelo selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Eles gastam menos energia. Também escolha um eletrodoméstico com boa garantia e com bastante assistência técnica. Isso porque o Brasil é um dos recordistas mundiais em produção de lixo eletrônico. Dessa forma, seu eletrodoméstico vai durar mais e não será mais um aparelho jogado fora. 

Então, o que achou de nossas dicas para organizar uma festa de Natal sustentável?

123 Notícias

Outros artigos