Piso ideal para playground: Como escolher

Um dos lugares que os moradores de apartamento mais gostam é o playground, principalmente para as crianças e seus pais. 

Assim como os cuidados com os brinquedos para playground devem ser redobrados, os cuidados com os pisos devem ser abrangentes.

Ao escolher ou reformar revestimentos, considere durabilidade, segurança, resistência à abrasão, facilidade de limpeza e baixos requisitos de manutenção. A tempo: aproveite também para dar um lado lúdico ao chão.

Veja também: Comprovante de Residência: Quais documentos apresentar?

O que é Playground?

O que é Playground
Fonte da imagem: pexels.com

Playground é o nome dado a um local que é destinado para a recreação infantil. Dessa forma, esse local é composto de brinquedos para o entretenimento das crianças.

Um playground pode ser construído com diversos tipos de brinquedos, como balanço, escorregador, casinha de fibra infantil, gangorra, caixa de areia, labirinto, túnel, escalada,etc. utilizando os mais variados tipos de materiais como madeira, fibra de vidro, ferro, cimento etc.

O que um piso para playground precisa ter?

A escolha de um bom revestimento é importante na hora de decidir sobre um piso de playground para o seu apartamento. Então, você precisa considerar o seguinte:

  • Segurança;
  • Resistir a uso intenso;
  • Ser não abrasivo;
  • Durabilidade;
  • Limpo e prático;
  • Manutenção.

Também é importante considerar a decoração, para que um piso divertido possa criar um ambiente mais agradável para as crianças. Como este local é propício para brincar, muitas crianças gostam de correr e brincar para liberar energia. 

No entanto, por mais que a parte estética seja importante, também é secundária. O que importa é sua função, neste caso, deve ser de absorção de choque conforme normas de playground da ABNT.

Drenagem do Piso

As bandas de rodagem de borracha não devem acumular água. Veja se o fabricante oferece piso drenado para o seu playground. 

Esse fator deve ser considerado para a longevidade do seu piso, pois a drenagem evita o crescimento de microrganismos e fungos que podem ser prejudiciais à sua saúde e causar odores desagradáveis.

Características ideias de um piso para playground

Destes, é importante enfatizar que o revestimento deve ser antiderrapante para que assim as crianças não escorreguem. Além disso, chama atenção os pisos que possuem detalhes ou até mesmo amarelinha no chão.

Areia oferece absorção de impacto

Se o piso do playground for feito de areia, ele deve ter pelo menos 30 cm de altura para absorver adequadamente o impacto. Dessa forma, você pode garantir que qualquer queda causará o menor dano possível.

Tatame (Área Interna)

Se o local for fechado, uma opção de cobertura é o tatame, um tecido de palha entrelaçado usado como tapete ou cobertura em pisos tradicionais japoneses. Oferece segurança e conforto, mas exige uma limpeza profunda mais específica, portanto, é mais caro.

Piso de Borracha E.V.A. (Área Interna)

Para jogos internos. É macio, colorido, resistente a cair no chão, higiênico, fácil de usar, antiderrapante e fácil de desinfetar. Descubra cores diferentes.

Piso de borracha para playground 

Bons amortecedores, pisos de borracha atendem aos padrões internacionais de segurança. Afinal, eles são muito duráveis, fáceis de limpar e antiderrapantes.

Disponível em terracota, verde, azul claro, azul escuro, amarelo mostarda, laranja, cinza grafite e preto.

O melhor tipo de piso para playground interno

Em áreas internas, os playgrounds geralmente não possuem brinquedos que apresentem risco de queda superior a 60 cm. Portanto, é aconselhável procurar soluções antiderrapantes com bom conforto térmico, como:

  • Piso de borracha;
  • Pisos E.V.A;
  • Chão de vinil;
  • Chão de madeira.

Desta forma, o piso do parque infantil será a solução de equilíbrio entre conforto, segurança e toda a diversão que as crianças merecem!

123 Notícias

Outros artigos