Pular para o conteúdo
Início » Prevenção e combate a incêndio: quais produtos podem ajudar?

Prevenção e combate a incêndio: quais produtos podem ajudar?

O incêndio ocorre quando há fogo intenso, difícil de controlar sem equipamentos adequados (como os que você conhecerá neste conteúdo). “Prevenção e combate a incêndio” é como chamamos as medidas tomadas para garantir que seja feita uma segurança preventiva qualificada e evitar grandes perdas – sejam elas materiais ou de pessoas.

Essa proteção deve existir tanto em residências quanto em indústrias. Portanto, existem vários equipamentos responsáveis por garantir a segurança do local e das pessoas. Estes equipamentos se dividem em equipamentos de prevenção e equipamentos de combate a incêndios.

Ambas categorias de equipamentos são importantes e devem estar presentes nas casas e nas indústrias, a fim de evitar fatalidades e danos patrimoniais.

Vamos conhecer cada um deles e entender o seu papel na prevenção e combate a incêndio? Confira abaixo todas as informações importantes para sua segurança.

Equipamentos de prevenção de incêndio

Os equipamentos de prevenção de incêndios são aqueles que alertam sobre o possível início de uma tragédia. São os que irão avisar caso haja algo fora do normal, que possa virar um incêndio.

Prevenção e combate a incêndio: quais produtos podem ajudar

Abaixo, temos alguns destes equipamentos:

Detector de fumaça

Primeiramente, vamos falar sobre o detector de fumaça. Este é um equipamento muito comum e bastante conhecido. No entanto, ainda é pouco encontrado em residências.

A sua instalação é feita em locais que, geralmente, podem ocasionar incêndios, como a cozinha, área de churrasco etc.

Eles são muito importantes para identificar um possível incêndio antes mesmo que haja fogo. Por isso, é um dos equipamentos mais importantes de prevenção.

Detector de monóxido de carbono

O detector de monóxido de carbono é o responsável por detectar, como o próprio nome já sugere, a presença do gás carbônico no ambiente. Ter algo que identifique este gás é muito importante, pois ele é difícil de identificar sem o auxílio deste tipo de equipamento, por ser um gás inodoro.

Além disso, o monóxido de carbono é extremamente perigoso, sendo inflamável e tóxico. Quando estamos expostos a ele, é comum sentirmos dores, náusea, tontura e outros sintomas. Como não conseguimos sentir o seu cheiro, este gás se torna um grande risco.

Sprinklers

O sprinkler é muito encontrado em áreas industriais e prédios empresariais, sendo o responsável por extinguir os primeiros vestígios de um possível incêndio.

Se trata de vários “chuveiros” que se acionam automaticamente ao menor sinal de fogo ou fumaça. Apesar de não ser muito comum no Brasil, estão bastante presentes em casas do primeiro mundo.

Equipamentos de combate a incêndio

Por outro lado, os equipamentos certos de combate extinguem o incêndio que, por algum motivo, já se espalhou. São eles:

Extintores de incêndio

Os extintores são os mais conhecidos, estando bastante presentes nos ambientes em que frequentamos. Existem vários tipos de extintores, sendo que cada um deles se destina a um ambiente e tem um fim específico.

Hidrantes

Os hidrantes, por outro lado, são aqueles cones vermelhos fixos que vemos nas ruas. Eles são equipados e preparados para auxiliar os bombeiros no serviço de irrigação do local do incêndio.

Trata-se de um sistema hidráulico, preparado para fornecer uma quantidade significativa de água para este trabalho de acabar com o fogo.

Apesar de conhecermos mais o hidrante urbano, que é aquele que encontramos nas ruas, existem outras opções disponíveis – inclusive hidrantes embutidos nas paredes.

Portas corta-fogo

Se você mora em um prédio ou condomínio, ou até mesmo já esteve na escadaria de algum prédio, já deve ter visto uma porta corta-fogo. Como o próprio nome já diz bem, ela é responsável por impedir que o fogo se propague para outras partes do prédio.

Elas são de grande importância, principalmente em grandes prédios e indústrias. Afinal, este combate direto poderá evitar muitos estragos e perdas. 

Todos estes equipamentos devem ser inseridos nos ambientes em que estamos e, claro, precisam estar sempre passando por manutenção para que não ocorram imprevistos no momento de maior necessidade.