Pular para o conteúdo
Início » Quais são as fases da Adolescência

Quais são as fases da Adolescência

A seguir, irei citar todos os detalhes sobre quais são as fases da adolescência. Então, leia tudo até o final, pois eu tenho certeza que essas dicas serão realmente eficazes para te ajudar a lidar com o seu filho jovem.

Se buscarmos a definição de adolescência, descobriremos que a origem desta palavra vem do latim “ADOLESENTIA”, que significa o período entre a infância e a idade adulta do ser humano.

Também encontramos aqueles que definem a puberdade como uma fase natural da vida marcada por mudanças biológicas e comportamentais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define puberdade como o ciclo de vida que começa aos 10 anos e termina aos 19.  A adolescência é dividida em três fases:

  • Pré-púbere – de 10 a 14 anos,
  • Puberdade – de 15 a 19 anos
  • Jovens de 15 a 24 anos.

No Brasil, desde 1990, a Lei da Criança e do Adolescente (ECA) considera os adolescentes na faixa etária de 12 a 18 anos como referência para a elaboração de leis e programas que garantam os direitos desse grupo de pessoas.

leia também: Como combater a ansiedade

Quais são as fases da Adolescência: descubra tudo que você precisa saber

A adolescência é geralmente a fase em que os pais têm mais medo de viver com os filhos. Sempre há um sentimento: “Uh … a puberdade está se aproximando, esta fase exige muito trabalho.”

Fases da Adolescência
Fonte da imagem: Pexels

As maiores preocupações foram depositadas durante este período, e o relacionamento se tornou mais complicado. Mas por que encontramos tantas dificuldades em lidar com essa fase, tanto como pais quanto quando estamos passando por essa fase?

O que significa “maturidade do cérebro”?

Sabemos que devido a todo o processo hormonal que aprendemos na escola, a “prosperidade” da transformação física é significativa, certo? Mas nem sempre estamos cientes da escala das mudanças no cérebro: ele muda a maneira como pensamos, sentimos e agimos.

Começamos a ser capazes de pensar de maneiras abstratas, dedutivas e hipotéticas, desenvolvendo a capacidade de nos posicionarmos mais efetivamente na posição dos outros e de compreendermos diferentes perspectivas a partir de nossa própria perspectiva.

Com essas mudanças, a curiosidade é despertada, as habilidades sociais começaram a se tornar mais evidentes e as manifestações de protesto.

A partir de filhos que dependem dos pais, passamos a ter uma autonomia ideológica que não estamos preparados para administrar. Podemos ser muito maduros para ser criativos e começar a processar nossas opiniões, por outro lado, somos completamente imaturos para tomar decisões claras e cuidar de nós mesmos.

Quais são as fases da Adolescência: Mudança de humor: de 8 a 80

Não admira que a palavra “irritante” tenha aparecido. A instabilidade emocional é um desafio cerebral em expansão, tudo o que ele aprende pode ser acompanhado de agressão, afinal, o humor varia.

Diante de tantas mudanças, a insegurança e a ansiedade são apenas algumas das emoções que afetam essa fase. A impermanência traz a maravilhosa cooperação do riso coletivo e a profunda tristeza e isolamento no quarto, criando o caos e certas defesas das quais as pessoas não estão por perto.

Essa instabilidade emocional, associada aos impulsos únicos do córtex pré-frontal imaturo, torna difícil inibir o controle, o planejamento e a tomada de decisões.

A mudança no conceito de tempo leva a uma superestimação do tempo atual, mostrando intolerância à espera, deixando as atividades para o último momento, geralmente tarde e tendo dificuldade em compreender as reflexões dos pais sobre os danos futuros.

Qual é a tarefa central do desenvolvimento do adolescente?

Além disso, temos também a tarefa psicológica central desta etapa: encontrar a nossa formação identitária, aproximarmo-nos do mundo e das nossas próprias experiências, para nos defendermos e mostrarmos a nossa força e quem somos. Portanto, surgiu a maior preocupação nesta fase: a atitude que os coloca em risco.

A transformação acontece muito rapidamente e requer um alto grau de agilidade para se adaptar! Não importa o que seja para eles, não importa como os outros os tratam, não importa como eles entendam o mundo.

Tudo é diferente! Imagine: eles têm tarefas e responsabilidades em casa, devem escolher uma carreira na escola, e procurar uma pessoa séria no relacionamento interpessoal …

Quando entramos na adolescência, os pais de infância não existem mais, são heróis, se tornam pessoas imperfeitas, reais. Então, um novo relacionamento precisa ser estabelecido entre pais e filhos. Você pode se perguntar: mas como? Como estar com alguém tão nervoso, instável, confuso e seguro?

Acredito que os seguintes pontos podem ajudar a refletir sobre essa forma de relacionamento:

  • Transparência na comunicação: Frequentemente pedimos aos jovens que entendam e sejam capazes de fazer mais do que eles podem. Na verdade, eles agiam como se pudessem, afinal, eles estavam treinando para se defender.
  • Mas precisamos lembrar que eles estão em processo de formação, e nossa comunicação precisa ser clara sobre o que esperamos ou queremos deles. Muitos problemas surgem porque não entendemos o que a outra parte quer dizer.
  • Paciência: As pessoas nessa fase perdem a paciência consigo mesmas, imagine quem está do lado dela! Ela não é mais uma criança, mas também não é um adulto, por isso precisamos ter paciência para entender o que ela pode entender e sentir.
  • Julgamento: tentativa, fracasso! O julgamento moral não tem lugar no relacionamento com os jovens. Eles estão se expandindo, questionando tudo e experimentando a vida. Portanto, eles não falarão abertamente com pessoas que julgam a maneira como estão construindo.
  • Não há defesa: a avaliação deles sobre você também pode ser feroz, mas você não precisa se defender porque já passou por essa fase e sabe que podem coexistir. Para isso, certifique-se de que está presente para que ninguém mais o sacuda.
  • A vontade de construir juntos: certifique-se de que os adolescentes lhe mostrem algo que você não sabia ou pensava. Eles podem ser extremamente inovadores no que você faz de maneira desatualizada. Ao mesmo tempo, como adulto, você viveu muito e tem experiência para dar e vender. Agora imagine o que vocês podem construir juntos!
  • Liberdade para deixar as pessoas serem o que encontrarem: sem expectativas! Esta pode ser a parte mais difícil para os pais. Não sabemos que identidade vamos estabelecer na adolescência, quem mora nela, nem nossos pais, essa resposta não deve se basear em expectativas. A curiosidade por tudo que seu filho descobre é seu maior aliado.

A adolescência, como todas as outras etapas do desenvolvimento humano, é um momento incrível em nossas vidas! Agora entendemos melhor que a vida pode não ser fácil. Saiba que você não precisa ficar sozinho!

Estamos aqui para te ajudar nesse processo de desenvolvimento, se você é pai ou mãe, busque colocar todas essas dicas, passadas aqui, em prática que eu tenho certeza que o relacionamento com seu filho adolescente irá melhorar muito mais, a chave está na compreensão.

Compartilhe este artigo, sobre as fases da Adolescência, em suas redes sociais. Ele poderá ser útil para mais pessoas.