Como estudar em casa de maneira produtiva?

Muitos alunos têm muitas dúvidas sobre como estudar em casa e ficam pensando se é uma maneira produtiva ou não. Principalmente os que querem se preparar para o vestibular, Enem ou concurso público.

Assim como qualquer coisa na vida, há suas vantagens e desvantagens em manter os estudos em casa. Cada pessoa deve analisar e pôr na balança aquilo que mais está de acordo com sua necessidade.

Vale lembrar que com o avanço da tecnologia possibilitou aos estudantes matrícula fácil e formas de estudos diversificado, seja através de artigos na web, vídeos aulas no YouTube ou mesmo em cursos pagos.

Para estudar em casa de forma produtiva é preciso ter disciplina e foco para que não se disperse com outras coisas, como celular, computador, entre outras atividades. 

O fato é que, seja na graduação, preparação para alguma prova ou curso profissionalizante, estudar em casa pode ser uma maneira muito produtiva.  

Dicas para estudar de maneira produtiva em casa

  • Elabore um cronograma de estudos  

Elaborar um cronograma de estudos é a primeira dica essencial, pois só assim os estudos fluirão de maneira organizada e eficiente. O planejamento é a base de qualquer atividade organizada. 

Estudar em casa de maneira produtiva
Fonte da imagem: pexels.com

Quando não existe um planejamento, provavelmente haverá uma grande chance de se perder em meio a tantos conteúdos e matérias. Por isso, é primordial organizar todas as suas atividades diárias e semanais. 

Uma ótima maneira de organização é separar as disciplinas por módulos e realizar exercícios ao fim de cada um desses módulos.

Organize as matérias e módulos por dia da semana. E além disso, separe um tempo para descansar e para outras atividades do dia. Não esqueça das pausas para alimentação e hidratação.

Quando o cronograma abrange todas as atividades do dia ele possibilita que tudo seja cumprido sem perdas.

Para estudar é necessário foco, não é possível pensar em outras atividades. Por isso, o planejamento possibilita maior dedicação, visto que ele abrange também essas atividades e o aluno ficará tranquilo porque sabe que haverá tempo para realizar todo o planejamento.

  • Estabeleça horário para estudo

Quando um aluno cursa uma matéria presencial, ele cumpre uma carga horária específica. O grande problema de estudar em casa é que muitos alunos não estabelecem um horário para tal atividade. Isso acaba comprometendo a eficiência.

De nada adianta realizar um cronograma que seja cansativo e com probabilidade de perdas. Estabeleça um horário para iniciar e para terminar os estudos diariamente. Esse horário deve ser razoável, sem exceder um limite físico. É melhor estudar menos horas com dedicação e disciplina que estudar 12 horas com a atenção e o foco reduzidos.

  • Anote informações importantes

Outra estratégia bem interessante é anotar as informações, que considere importantes, sobre as disciplinas.

As anotações são uma espécie de reforço ao que está sendo lido, isso auxilia a compreender e fixar melhor o conteúdo.

Elas também ajudam na hora da revisão, que pode ser feita ao fim do dia, da semana ou próximo às avaliações e provas.

Isso é uma maneira de resumir o material em seus pontos principais, o que facilita na hora de buscar e realizar uma visualização mais rápida dos pontos principais.

  • Use a internet a seu favor

Ela pode ser uma grande vantagem ou desvantagem. Isso porque se for utilizada como ferramenta de distração, acabará com o foco e a disciplina. Ainda mais quando se estuda sem vontade, qualquer coisa será capaz de distrair.

Por isso, use-a como ferramenta a seu favor. Faça pesquisas complementares, realize os downloads de materiais de reforço, como apostilas, artigos, vídeos, podcasts e tudo mais que possa ajudá-lo.

Como já foi dito, é importante ter momentos de pausa, mas é necessário ter disciplina para deixar de lado o entretenimento e voltar para os estudos.

  • Elimine as distrações

Muitas pessoas possuem uma maior dificuldade de concentração, por isso é importante eliminar as fontes de distração.

Seja a internet, a televisão ou qualquer outra coisa, procure deixar longe no momento do estudo.

Se o aluno tiver dificuldades de deixar o celular de lado, então o ideal é deixá-lo desligado. Ligue apenas nos momentos de pausa.

Muitas pessoas se distraem até com a movimentação normal da casa e barulho da rua, nesse caso o ideal é ter um canto mais afastado para se concentrar. Se isso não for possível, utilize protetores auriculares. Isso já fará uma enorme diferença.

  •  Realize outras atividades

Como já foi dito aqui, é muito importante fazer outras atividades. Não dá pra estudar 12 horas por dia e não fazer mais nada. Isso compromete a qualidade do estudo, além de gerar uma estafa.

Os especialistas afirmam que após 1 hora de estudo, a nossa concentração já começa a baixar. Por isso, são importantes as pausas. Uma pausa por 15 minutos para beber água ou comer um chocolate já é suficiente.

Também vale um intervalo, pode até dar uma olhada na rede social, mas é necessário cumprir o cronograma e após os 15 minutos retomar os estudos. Não deixe que esses minutos virem horas no bate-papo.

Mas como também já foi falado, se a dificuldade do aluno for justamente retomar os estudos após navegar no Youtube, por exemplo, o ideal é usar os 15 minutos para outra coisa. E assim não correr o risco de pôr tudo a perder.

Acrescente no cronograma do dia, atividades importantes como se exercitar. Faça antes de iniciar ou após encerrar os estudos.

Além de todas essas dicas, vale ressaltar que é muito importante se hidratar e se alimentar muito bem, além de dormir, no mínimo, 8 horas por dia. Isso são requisitos fundamentais para que a concentração e a memória funcionem corretamente.

Seguindo todas essas dicas, será possível estudar em casa de maneira produtiva.

123 Notícias

Outros artigos