Pular para o conteúdo
Início » Como estudar em casa de maneira produtiva?

Como estudar em casa de maneira produtiva?

Como estudar em casa

Muitos alunos têm muitas dúvidas sobre como estudar em casa e ficam pensando se é uma maneira produtiva ou não. Principalmente os que querem se preparar para o vestibular, Enem ou concurso público.

Assim como qualquer coisa na vida, há suas vantagens e desvantagens em manter os estudos em casa. Cada pessoa deve analisar e pôr na balança aquilo que mais está de acordo com sua necessidade.

Vale lembrar que com o avanço da tecnologia possibilitou aos estudantes matrícula fácil e formas de estudos diversificado, seja através de artigos na web, vídeos aulas no YouTube ou mesmo em cursos pagos.

Para estudar em casa de forma produtiva é preciso ter disciplina e foco para que não se disperse com outras coisas, como celular, computador, entre outras atividades. 

O fato é que, seja na graduação, preparação para alguma prova ou curso profissionalizante, estudar em casa pode ser uma maneira muito produtiva.  

Dicas para estudar de maneira produtiva em casa

Com essas dicas os seus estudos terão maior aproveitamento, confira!

Elabore um cronograma de estudos  

Elaborar um cronograma de estudos é a primeira dica essencial, pois só assim os estudos fluirão de maneira organizada e eficiente. O planejamento é a base de qualquer atividade organizada. 

Estudar em casa de maneira produtiva
Fonte da imagem: pexels.com

Quando não existe um planejamento, provavelmente haverá uma grande chance de se perder em meio a tantos conteúdos e matérias. Por isso, é primordial organizar todas as suas atividades diárias e semanais. 

Uma ótima maneira de organização é separar as disciplinas por módulos e realizar exercícios ao fim de cada um desses módulos.

Organize as matérias e módulos por dia da semana. E além disso, separe um tempo para descansar e para outras atividades do dia. Não esqueça das pausas para alimentação e hidratação.

Quando o cronograma abrange todas as atividades do dia ele possibilita que tudo seja cumprido sem perdas.

Para estudar é necessário foco, não é possível pensar em outras atividades. Por isso, o planejamento possibilita maior dedicação, visto que ele abrange também essas atividades e o aluno ficará tranquilo porque sabe que haverá tempo para realizar todo o planejamento.

Estabeleça horário para estudo

Quando um aluno cursa uma matéria presencial, ele cumpre uma carga horária específica. O grande problema de estudar em casa é que muitos alunos não estabelecem um horário para tal atividade. Isso acaba comprometendo a eficiência.

Afinal, o ENEM 2022 está se aproximando e é preciso otimizar a carga horária de estudos e outras atividades para haja um equilíbrio.

De nada adianta realizar um cronograma que seja cansativo e com probabilidade de perdas. Estabeleça um horário para iniciar e para terminar os estudos diariamente. Esse horário deve ser razoável, sem exceder um limite físico. É melhor estudar menos horas com dedicação e disciplina que estudar 12 horas com a atenção e o foco reduzidos.

Anote informações importantes

Outra estratégia bem interessante é anotar as informações, que considere importantes, sobre as disciplinas.

As anotações são uma espécie de reforço ao que está sendo lido, isso auxilia a compreender e fixar melhor o conteúdo.

Elas também ajudam na hora da revisão, que pode ser feita ao fim do dia, da semana ou próximo às avaliações e provas.

Isso é uma maneira de resumir o material em seus pontos principais, o que facilita na hora de buscar e realizar uma visualização mais rápida dos pontos principais.

Use a internet a seu favor

Ela pode ser uma grande vantagem ou desvantagem. Isso porque se for utilizada como ferramenta de distração, acabará com o foco e a disciplina. Ainda mais quando se estuda sem vontade, qualquer coisa será capaz de distrair.

Por isso, use-a como ferramenta a seu favor. Faça pesquisas complementares, realize os downloads de materiais de reforço, como apostilas, artigos, vídeos, podcasts e tudo mais que possa ajudá-lo.

Como já foi dito, é importante ter momentos de pausa, mas é necessário ter disciplina para deixar de lado o entretenimento e voltar para os estudos.

Elimine as distrações

Muitas pessoas possuem uma maior dificuldade de concentração, por isso é importante eliminar as fontes de distração.

Seja a internet, a televisão ou qualquer outra coisa, procure deixar longe no momento do estudo.

Se o aluno tiver dificuldades de deixar o celular de lado, então o ideal é deixá-lo desligado. Ligue apenas nos momentos de pausa.

Muitas pessoas se distraem até com a movimentação normal da casa e barulho da rua, nesse caso o ideal é ter um canto mais afastado para se concentrar. Se isso não for possível, utilize protetores auriculares. Isso já fará uma enorme diferença.

 Realize outras atividades

Como já foi dito aqui, é muito importante fazer outras atividades. Não dá pra estudar 12 horas por dia e não fazer mais nada. Isso compromete a qualidade do estudo, além de gerar uma estafa.

Os especialistas afirmam que após 1 hora de estudo, a nossa concentração já começa a baixar. Por isso, são importantes as pausas. Uma pausa por 15 minutos para beber água ou comer um chocolate já é suficiente.

Também vale um intervalo, pode até dar uma olhada na rede social, mas é necessário cumprir o cronograma e após os 15 minutos retomar os estudos. Não deixe que esses minutos virem horas no bate-papo.

Mas como também já foi falado, se a dificuldade do aluno for justamente retomar os estudos após navegar no Youtube, por exemplo, o ideal é usar os 15 minutos para outra coisa. E assim não correr o risco de pôr tudo a perder.

Acrescente no cronograma do dia, atividades importantes como se exercitar. Faça antes de iniciar ou após encerrar os estudos.

Além de todas essas dicas, vale ressaltar que é muito importante se hidratar e se alimentar muito bem, além de dormir, no mínimo, 8 horas por dia. Isso são requisitos fundamentais para que a concentração e a memória funcionem corretamente.

Seguindo todas essas dicas, será possível estudar em casa de maneira produtiva.