O que fazer para Não Perder a Hora de Ir Para Escola?

Afinal, o que fazer para não perder a hora de ir para escola? Confira as principais dicas que podem evitar o atraso para chegada em sala de aula.

Após as férias de verão, seus filhos (e você!) Podem precisar de algum tempo para se ajustar aos velhos hábitos. Porém, na sua casa pode haver aquela correria e haverá alguns atrasos na ida à escola e nas aulas extracurriculares. 

Depois de um período de descanso, é muito comum ter dificuldade para se levantar cedo e seguir a programação, mas a criança precisa se adaptar às atividades diárias. 

Os pais precisam de planejamento e flexibilidade para convencer os filhos da importância de otimizar o tempo, de serem responsáveis ​​e pontuais no dia a dia. 

Confira a seguir dicas para promover o trabalho diário com crianças e para não perder a hora da escola:

Atenção ao uniforme

As mesmas regras se aplicam aos uniformes escolares. Separe as peças para o dia seguinte com antecedência. Vale ressaltar: você não precisa usar uniforme diariamente na semana. 

Uniforme escolar
Imagem: pexels.com

Afinal, eles são caros e as crianças crescem rapidamente. Cabe aos pais planejar como mantê-los limpos – não há muita renda para isso, porque cada família tem sua realidade. 

Algumas pessoas têm profissionais para ajudar em casa, algumas usam os serviços de lavanderia e outras cuidam da roupa sozinha.

 Entretanto, em geral, dois suéteres costumam ser adequados para a maioria das pessoas. O número de camisetas precisa ser grande porque elas se sujam com mais facilidade.

Antecedência

Plano e antecipação são as duas palavras básicas para organizar para não perder a hora da escola. Por exemplo, a mochila escolar deverá ser preparada na noite anterior se a criança estiver estudando pela manhã, para evitar atrasos. 

Se a criança tiver alguma atividade extracurricular, como curso de inglês ou preparatório para concurso público, é importante também se antecipar para preparar o material na noite anterior. 

Quando seus filhos ainda são bastante pequenos, é claro que isso é responsabilidade dos adultos. Entretanto, quando a criança começa a ganhar mais autonomia, por volta dos 6 ou 7 anos, ela mesma tem que cuidar.

Crie objetivos claros

Para poder envolver as crianças na realização das tarefas diárias, os adultos precisam estabelecer metas claras que devem ser maiores que o desconforto causado pelos horários a serem seguidos e atividades. 

Ou seja, o objetivo da sua família pode ser dar a todos tempo livre para brincar juntos todos os dias. 

Se seu filho orientar claramente o propósito das atividades diárias, ele cooperou para alcançá-lo. 

Desta maneira, você pode evitar bastante estresse: quando seus filhos se recusarem a fazer a lição de casa na hora certa ou não quiserem fazer a mochila do dia seguinte, você pode lembrá-los de seus objetivos e dizer: “Você tem que fazer isso agora, para podermos brincar juntos mais tarde”.

Está se preparando para faculdade, concursos ou para uma vaga no Enem? Confira tudo sobre o curso Português Prático.

Café da manhã e almoço

Para saborear um delicioso café da manhã sem perder bastante tempo, coloque o maior número que for possível na mesa (por exemplo, torradas, cereais, bolos e pães) na noite anterior. Isso torna mais fácil para toda a família acordar com pressa e com sono. 

Se o seu filho vai para a escola à tarde, mas o problema é fazer o almoço na hora, não prepare a comida no último minuto, porque você pode não estar pronto ou a criança tem que correr para comer.

Engaje a criança

Quando se trata de otimizar seu tempo, é importante lembrar que haverá sempre  desconforto, pois para atingir uma meta é preciso parar de fazer as coisas que você gosta. 

Por exemplo, para conseguir acordar na hora certa, a criança precisa ir para a cama mais cedo, não podendo ficar até tarde para brincar ou assistir TV. Ao adquirir o hábito de seu filho, ele precisa entender por que realizar certas tarefas e participar delas.

Incentive a pontualidade por meio dos cronogramas

Uma forma democrática de ensinar seu filho a valorizar o tempo é pedir-lhe que estabeleça algumas prioridades (como tempo para brincar e matérias de estudo), então, estabeleça uma programação em torno delas. 

hora de ir para escola
Fonte da imagem: pexels.com

Quando ele é responsável por seus deveres e segue seus pais como exemplo, é provável que siga o que estabeleceu para si mesmo. 

Cultivar o hábito da pontualidade em todos os aspectos da vida, seja ela pessoal, social ou profissional, é uma grande vantagem que pode se transformar em uma relação mais saudável com o tempo dos outros e com o seu próprio tempo!

Otimize a relação dos pequenos com o tempo

Isso mesmo: pense em formas de otimizar a relação entre os filhos e o tempo. Uma estratégia eficaz e decisiva é inserir ideias que valorizem o tempo para fazer refeições, comer, brincar, dormir e estudar no seu dia a dia.

 Fale sobre o progresso, sobre a continuidade dos eventos, sobre completar um ciclo antes de entrar em outro – “Não irei entrar na próxima fase até completar a fase atual!”

No entanto, se eles se distraírem e não se limitarem a ele, não desafie o limite nem desanime. As crianças estão desenvolvendo suas habilidades emocionais, cognitivas e sociais, então incentive-as e seja paciente a tentar novamente!

Preparo do lanche

Os lanches que as crianças trazem para a escola costumam causar pressa cedo. Para se manter saudável, não demore nem se estresse, invista em frutas. Maçãs, uvas e bananas são práticas opções e podem ser transportadas inteiras. 

Misturas de castanhas e frutas secas (passas, amêndoas, castanha de caju, nozes, entre outros) também são boas escolhas. 

Se quiser enviar sucos naturais, prepare na noite anterior e congele em uma panela de gelo. Ao montar a lancheira, basta colocar o cubo em uma garrafa térmica. Durante o tempo de descanso, estará descongelado e pronto para beber.

Retome a rotina antes das aulas

Uma semana antes do final das férias, comece a readaptar seu filho a horários adequados para acordar, dormir e comer. Dessa forma, quando a escola voltar, ela não ficará surpresa.

Confira também: quais cursos o governo oferece gratuitamente?

Seja pontual com seus compromissos

Entenda assim: se seu filho não vivenciar esse comportamento em casa, ele nunca entenderá a importância da pontualidade. 

Essa teoria é boa e necessária, entretanto, se as crianças pensam que seus familiares são auto-indulgentes com o tempo, é provável que reproduzam essa atitude na idade adulta.

O problema é que, como todos sabemos, é muito difícil manter um emprego (ou encontrar um emprego), ou seja, se estiver sempre atrasado. 

A negligência com o tempo pode trazer consequências desagradáveis ​​para os adultos, e é isso que as crianças devem lentamente perceber em seu próprio ritmo.

Gostou de nossas dicas sobre o que fazer para não perder a hora de ir para escola? Entao, comente logo abaixo e não deixe se acompanhar nossos próximos artigos!

123 Notícias

Outros artigos