Avaliação de fornecedores: veja dicas de como fazer

Encontrar o material adequado, que tenha qualidade e se ajuste ao projeto pedagógico dos clientes, é um grande passo. Entretanto, só isso não basta. É preciso também fazer uma boa avaliação de fornecedores, para ter a certeza de que a instituição não será prejudicada por falhas de quem deveria entregar as apostilas para os cursos de pós-graduação ou de especialização. 

Quando isso acontece, é o vendedor quem acaba tendo a imagem afetada. Afinal, ele acordou a venda e combinou o prazo com o cliente. Quando o fornecedor não cumpre, quem fica com a imagem negativada é o próprio vendedor. Por isso, para evitar esse problema é preciso fazer a avaliação de fornecedores adequadamente.

Isso evitará atrasos ou imperfeições no sistema de entrega. Dessa forma, ajudará a manter os clientes e a conquistar novos, graças a um bom sistema de compras.

Veja dicas de como fazer a avaliação de fornecedores!  

Dicas para fazer a avaliação de fornecedores

Avaliação de fornecedores

Para evitar problemas com atrasos e até perder clientes, é preciso fazer uma avaliação de fornecedores. Veja dicas do que ficar atento e como escolher os melhores. 

Avaliação de outros clientes

O primeiro ponto a ser pesquisado é o histórico; Assim, para fazer a avaliação de fornecedores, realize uma grande pesquisa. Você pode tanto problema pessoas que já trabalharam com materiais da mesma empresa, quanto pesquisar online.

Sites como o Reclame Aqui, por exemplo, comumente têm uma série de publicações sobre a empresa. Veja se há muitas reclamações e como é que a empresa lida com elas.

Foram respondidas? Os clientes foram atendidos? E o problema? Foi resolvido? Além disso, faça uma visita nas redes sociais da empresa. Veja se nos comentários das publicações há muitas reclamações, principalmente quanto ao prazo de entrega.  

Qualidade da entrega

De nada adianta uma entrega em dia, se os produtos chegarem com problemas. Por isso, quando for pesquisar a avaliação dos clientes, veja se não há nada falando sobre avarias. Claro que um acidente qualquer pode acontecer durante o transporte. Entretanto, materiais didáticos amassados, por exemplo, com frequência, podem sugerir problemas na hora de embalar. Por isso, esse é um tópico importante na avaliação de fornecedores. 

Credibilidade no mercado 

Uma empresa só tem a fama de ser confiável, quando ela realmente presta um bom serviço. Assim, ao fazer a avaliação de fornecedores, sempre que possível, opte por empresas que têm credibilidade no mercado.

Isso, além de garantir que você provavelmente não terá nenhum problema com os itens ofertados aos clientes, ainda facilitará a venda. Afinal, quando é oferecido um produto de uma empresa que as pessoas confiam, fica mais fácil fechar negócio. 

Qualidade de produtos

Claro que a qualidade do que é vendido também é importante. O conteúdo do material didático deve ser bom e bem elaborado, para que possa atender às necessidades dos clientes.

Capacidade de produção

Muitas vezes, as pessoas nem se lembram de verificar, durante a avaliação de fornecedores, a capacidade de produção. Será que a empresa realmente tem condições de entregar, no prazo, o volume de vendas que você conseguiu realizar? Esse tipo de dúvida deve ser sanado antes de oferecer os itens aos clientes. Afinal, se você vencer mais do que a capacidade que o fornecedor tem de produzir, o problema será praticamente inevitável. 

Sistema de logística 

Quem faz a entrega dos produtos comprados? Isso deve ser levado em consideração na hora da avaliação de fornecedores. Veja se a própria empresa tem um setor de logística e sistema de entregas ou se isso é terceirizado.

Se for terceirizado, veja qual a transportadora é a responsável pelo deslocamento do material e faça uma pesquisa sobre ela. Há inúmeras transportadoras no país e nem todas elas são eficientes. Às vezes, pode acontecer do fornecedor produzir e enviar no prazo, mas se a empresa responsável pela entrega não for boa, as chances de problemas aumentam. Por isso, evite! 

Confira também: 6 dicionários que todo administrador deve ter

Preços e condições atraentes

Claro, que além de um material de qualidade e entrega em dia, é preciso ter preços competitivos. O material de uma instituição renomada pode até ser mais caro, mas não pode, por exemplo, ser o dobro dos demais. Isso atrapalharia e dificultaria o processo de vendas. Por isso, deve ser considerado na hora da avaliação de fornecedores. 

Pós-venda

Por fim, mas não menos importante, é preciso ver como é realizado o pós-venda. O atendimento é bom? Há um telefone ou chat com resposta imediata? Esses são fatores importantes na avaliação de fornecedores. Afinal, caso um problema aconteça, é preciso ter que atenda você para resolvê-lo! 

Gostou das dicas? Como você faz a avaliação de fornecedores no dia a dia? Conte pra gente nos comentários! 

123 Notícias

Outros artigos