Pular para o conteúdo
Início » Por que a falta de feedbacks é um inimigo das grandes empresas?

Por que a falta de feedbacks é um inimigo das grandes empresas?

Para motivar colaboradores, aumentar a retenção de talentos, melhorar o clima organizacional, aumentar produtividade e buscar por resultados é preciso contar com ferramentas e metodologias dentro do ambiente, entre elas a comunicação e os feedbacks.

A comunicação organizacional é crucial para o bom funcionamento dos trabalhos e não investir em feedbacks pode ser um grande problema e causar grandes danos para os negócios.

Você já se perguntou sobre como a falta dessa cultura pode ser um grande inimigo das empresas? Saiba mais sobre essa comunicação essencial!

O que é feedback?

O feedback é um retorno sobre o desempenho de um profissional em seu posto, seja ele negativo ou positivo. Ele é utilizado para desenvolver os colaboradores e deve ser utilizado para enaltecer virtudes e apontar o que deve ser corrigido ou aprimorado.

Existem diferentes tipos de feedbacks, que podem ser utilizados em diferentes momentos. Acompanhe!

Feedback formal e informal

No feedback formal são apresentados todos os pontos necessários de forma verbal ou documentos formais para o colaborador. Geralmente, o feedback formal é dado com maiores intervalos de tempo e são agendados, sendo uma avaliação mais completa sobre as atividades.

feedbacks

Já o feedback informal é aquele que ocorre no dia a dia e rotina do trabalho, com retornos frequentes sobre o que está sendo desenvolvido no momento. Os dois são muito importantes e devem ser avaliados para que as melhorias sejam realizadas sempre que apontadas e propostas.

Feedback positivo x construtivo x corretivo

O feedback positivo é aquele retorno que todos os profissionais gostam de receber e, evidentemente, é o mais fácil de ser dado. Ele deve ser utilizado quando existe bom desempenho no trabalho, inovações e retornos positivos vindo dos funcionários.

Elogiar e reconhecer o mérito faz toda a diferença para que o trabalho siga e evolua com grande excelência.

Nem sempre os feedbacks são apenas positivos, e esses são chamados de construtivos. Esse tipo de retorno serve para sinalizar ao colaborador o que precisa ser melhorado em algum aspecto da sua rotina de trabalho.

Nesse caso, são apresentados os bons resultados, porém, também são salientados os pontos negativos e que precisam de maior atenção.

Já o feedback corretivo é aquele que tem o objetivo de corrigir uma ação ou conduta errada. Nesse caso, não é apenas sobre apontar itens que podem ser melhorados, mas sim ações que são urgentes a mudança.

Por que não dar feedbacks é um grande problema para as empresas?

Como você viu, diversos podem ser os feedbacks e utilizar cada um deles no momento adequado é essencial para as empresas e colaboradores. Não ter essa cultura de comunicação causa grandes danos para as empresas, como:

Gera a perda de bons colaboradores

A falta de feedbacks dentro das empresas faz com que os colaboradores se sintam desmotivados dentro do seu ambiente e não enxerguem seu crescimento dentro de suas funções.

Mais do que salários e benefícios, oferecer planos de carreira, possibilidades de crescimento e reconhecimento é essencial para que os colaboradores se mantenham motivados dentro do ambiente.

Atrapalha a relação entre gestão e colaboradores

Nenhum colaborador consegue ter uma boa relação com a liderança quando há falhas e gargalos na comunicação entre os lados. A falta de feedback enfraquece o relacionamento entre lideranças e liderados e faz com que as equipes sejam mais coesas e desenvolvidas.

Dar feedback constante faz com que a comunicação seja estimulada e dá abertura para que todos se sintam à vontade para expor suas opiniões, transformando o local em um ambiente objetivo e motivador.

Descubra Como abrir uma loja online.

Impede o desenvolvimento dos profissionais e equipes

Mais do que atrapalhar a relação entre pessoas, a falta de feedback impede o desenvolvimento dos profissionais de forma individual e das equipes. Ao não ver retorno em seu trabalho, o colaborador não vê para onde ir e deixa de crescer e ser produtivo e inovador.

Isso faz com que as pessoas trabalhem de forma mecânica e desmotivadas até encontrarem novos lugares, gerando a perda de colaboradores que já citamos por aqui.

O feedback pode fazer a diferença em qualquer tipo de empresa e em setores distintos, desde a área de aprovação de cartão de crédito, até uma empresa de água mineral, por exemplo.

Como o feedback ocorre dentro de seu ambiente? Agora que você sabe mais sobre ele e os problemas de sua falta, reflita sobre como essa estratégia deve ser desenvolvida e implementada em sua organização!