Tipos de empreendedorismo: quais são e qual o melhor pra você

Empreender passou a ser a opção de milhares de brasileiros nos últimos anos. Só para você ter uma ideia, em 2020 cerca de 25% da população economicamente ativa estava envolvida com um empreendimento próprio. Ou seja, tem muita gente realizando o sonho de ter um negócio.

Mas, afinal, o que essas pessoas estão fazendo? Quais são os tipos de empreendedorismo que podem ajudar você a escolher o melhor segmento para começar o seu negócio ainda este ano?

Continue a leitura e descubra!

Empreendedorismo Individual

O Microempreendedorismo Individual foi um dos grandes impulsionadores do empreendedorismo no país em 2020. De fato, ele vem se tornando a opção número um para quem deseja começar um negócio do zero.

De acordo com dados do Governo Federal, os MEIs são responsáveis por 56,7% do total de negócios no país, o que representa cerca de 12 milhões de empreendedores individuais.

Muitas pessoas têm dúvidas se médico pode ser MEI, assim como outras profissionais da área da saúde. Para ter um microempreendimento individual, você precisa verificar a lista de atividades permitidas e ver se a sua ideia de negócio se encaixa. Em seguida, basta fazer o seu cadastro no Portal do Empreendedor.

Empreendedorismo de negócios

Se a atividade que você pretende realizar como empreendedor não está listada nas atividades do MEI, a melhor opção é partir para o empreendedorismo de negócios.

Em outras palavras, significa abrir uma empresa, seja uma micro, pequena ou grande organização. Para tanto, você precisa definir sua atividade e buscar a ajuda de um contador para fazer todo o processo de abertura da empresa, bem como recolhimento de impostos e demais atividades relacionadas.

Esta é a melhor forma de ganhar dinheiro se você pretende expandir seu negócio, contratar mais pessoas e impactar mais consumidores.

Empreendedorismo social

Nos últimos anos, temos visto o crescimento de demandas de cunho social, como preservação do meio ambiente, combate às desigualdades, geração de renda de forma sustentável, e por aí.

São tantas as possibilidades que seria impossível listarmos aqui as inúmeras possibilidades de empreender com mais consciência. Por esse motivo, o empreendedorismo social é um dos tipos de empreendedorismo que tem ganhado mais destaque.

Então, se você defende uma causa — meio ambiente, proteção animal, direitos humanos, etc — este posicionamento pode se tornar um negócio e impactar ainda mais pessoas.

Empreendedorismo verde

Na mesma linha do empreendedorismo social, temos o empreendedorismo verde, que está focado na proteção ao meio ambiente. Neste tipo de empreendedorismo, você tem a chance de aliar uma causa importante para o nosso país com o seu “ganha pão”.

Dentre os objetivos do empreendedorismo verde estão o uso eficiente de recursos naturais, a reciclagem de materiais que podem ser reaproveitados, a redução das emissões de carbono, a gestão de resíduos sólidos etc.

E existem inúmeros exemplos de iniciativas bem-sucedidas neste campo, como a Naturanda, que fornece as ferramentas e ensina as pessoas a fazerem compostagem em casa, por exemplo. Desse modo, o consumidor final pode reduzir seu impacto na geração de lixo e a empresa contribui para a preservação do meio ambiente.

Empreendedorismo digital

Com a pandemia de coronavírus, a internet invadiu de vez as nossas vidas. Passamos a trabalhar a distância, a assistir aulas online e, claro, comprar coisas pela internet.

Mas, o empreendedorismo digital vai além do e-commerce. Existem inúmeros tipos de negócios que podem ser criados e mantidos digitalmente.

É o caso dos cursos online, que tiveram um crescimento exponencial em 2020. Só para você ter uma ideia, este segmento teve um aumento de 161% devido à pandemia.

Além dos cursos, existe a possibilidade de trabalhar com agências de marketing digital, design gráfico, web design, projetos de arquitetura e também mentorias.

Mentorias são tipos de empreendimentos nos quais você compartilha sua experiência com outras pessoas a fim de ajudá-las a superar um desafio.

Por exemplo, se você entende muito de mecânica de automóveis, pode se tornar um mentor para ajudar outros motoristas a resolver por si mesmos os principais problemas com seus carros.

Empreendedorismo feminino

Se você acompanha as notícias nos principais veículos de comunicação, sabe que as mulheres vêm lutando por direitos como igualdade salarial, acesso a cargos de liderança, segurança no âmbito familiar, geração de emprego e renda, entre muitos outros.

Então, se você se identifica com a causa feminina, uma boa forma de empreender é fazer disso um negócio. Você pode trabalhar com empoderamento feminino, treinamento e desenvolvimento de lideranças femininas ou independência financeira, por exemplo. Oportunidades não faltam!

Empreendedorismo cooperativo

Manter um negócio ativo e rentável é um desafio mesmo para as grandes empresas, então, imagine para as pequenas. Mas uma solução para isso é um tipo de empreendedorismo que nem sempre vem à nossa mente: o empreendedorismo cooperativo.

Essa modalidade de empreendedorismo leva em consideração que juntas, pequenas empresas podem se tornar grandes negócios. Por isso, fomenta a criação de cooperativas de negócios, que visam aumentar o poder de negociação das pequenas empresas, gerar emprego e renda para setores inteiros, como no caso da agricultura familiar, por exemplo.

Intraempreendedorismo

Se mesmo com as possibilidades anteriores você prefere se manter como funcionário de uma empresa, saiba que também existe um tipo de empreendedorismo para você: é o intraempreendedorismo.

Isso porque o empreendedorismo não está relacionado apenas a abrir um negócio, mas, principalmente, a tomar iniciativas. E, neste caso, você pode brilhar em qualquer lugar.

No seu trabalho atual, você pode empreender criando novos projetos, desenvolvendo soluções inovadoras para um problema da sua equipe ou mesmo incentivando a adoção de comportamentos e atitudes mais sustentáveis dentro do Portal Útil.

No âmbito pessoal, você pode empreender fazendo novos cursos, renovando um cômodo da sua casa ou mesmo criando soluções por conta própria, como a instalação de bombonas para captar água da chuva. Assim, além de economizar na conta de água, você contribui para a preservação do meio ambiente.Bem, neste artigo, você conferiu oito tipos de empreendedorismo. Definir qual é o melhor cabe somente a você. Portanto, analise as possibilidades, identifique as modalidades que mais têm a ver com você e a sua personalidade. Em seguida, confira 9 ideias de negócios que estão em alta para ser seu próprio chefe!

123 Notícias

Outros artigos