Como bordar toalhas: guia de materiais necessários para iniciar nesse artesanato

O bordado é uma ótima opção para quem busca uma renda extra ou uma forma de distração nessa época de pandemia que estamos vivendo. Neste artigo, vou falar especificamente sobre como bordar toalha, os benefícios desse artesanato, como começar e quais materiais você deve ter em mãos para dar início a esse artesanato.

Claro, existem diversas formas de bordados e diversos tipos de tecidos que você pode escolher bordar, mas, a toalha para bordar te abre o caminho para diversas opções, pois existem toalhas de mesa, toalhas de banho adulto e infantil, toalhas de rosto e toalhas para higiene, então, suas opções de bordados são várias e você pode soltar a imaginação e criatividade.

Benefícios de bordar

Como bordar toalha
Imagem: pixabay.com

Além de uma ótima fonte de renda, o ato de bordar apenas por hobbie também é ótimo, pois traz benefícios à saúde que você nem imagina, tais como:

  • Ótimo exercício para as habilidades cerebrais;
  • Melhora as articulações das mãos, dedos e braços;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • E ajuda a afastar a depressão e pensamentos negativos.

Nada melhor do que investir em algo que traga benefícios para a sua saúde mental, não é mesmo? Afinal, como diz o ditado: “mente sã, corpo são”, ou vice e versa, afinal, o ato de bordar traz ambos os benefícios.

Materiais

Bom, para bordar você necessita dos seguintes materiais: tecido, linha, agulha e bastidor. Vamos falar mais especificamente de cada um deles separadamente agora.

Tecido

A escolha do tecido é o ítem inicial do processo de escolher uma toalha para bordar. A escolha de um tecido de qualidade é o ponto inicial para um bordado perfeito. As opções de tecido são várias, por exemplo:

  • Algodão: tecidos 100% algodão são a melhor opção, pois além de ter boa qualidade, são planos e facilitam a passagem da agulha.
  • Linho: o linho é um tecido bem durável, com alta resistência e traz grande conforto, além de também ser fácil de ser bordado.
  • Seda: mais indicado para bordados com linhas finas, lantejoulas e pérolas, pois é um tecido mais delicado.
  • Etamine: este tipo de tecido tem uma trama perfeitamente regular, possibilitando assim, uma fácil contagem dos fios.
  • Cânhamo: o cânhamo fino é indicado para peças mais delicadas e para peças mais grossas como toalhas de mesa, bolsas e cortinas, o cânhamo grosso deve ser escolhido.
  • Vagonite: parecido com o etamine citado acima, mas a trama deste é ainda mais fechada.

Linhas

A linha você deve escolher de acordo com o tipo de bordado que irá realizar.

  • Linha de meada: é a mais comum e mais utilizada nas formas mais simples de bordados, como o ponto cruz, vagonite, ponto folha e ponto cheio.
  • Linha de crochê: essa deve ser escolhida para criar detalhes grandes, pois é mais grossa.
  • Linha de ponto russo: é exclusiva para fazer este tipo de bordado.
  • Fitas: não são linhas em seu sentido literal, mas com elas é possível fazer bordados em vagonite e flores.

Bastidor

Esse material é perfeito para você que está começando agora a bordar, pois ele ajuda a firmar o tecido para que não enrugue. 

  • Bastidor com tarraxa: possui um parafuso que você regula de acordo com a espessura do tecido que vai utilizar.
  • Bastidor sem tarraxa: este é mais barato que o de cima e mais fácil de encontrar, porém é mais difícil encaixar o tecido nele, por não ter regulagem.

Papel carbono e caneta (ou lápis 6B)

Para transferir o desenho desejado para a toalha para bordar, você deve utilizar a ajuda de um papel carbono, posicioná-lo no lugar desejado e prendê-lo com um alfinete, ou, para ficar ainda mais fácil, desenhe com uma caneta ou lápis 6B no tecido.

Tipos de bordado

Os tipos de bordado que você pode escolher para bordar uma toalha são muitos, mas para quem está iniciando, os pontos de bordado livre são mais fáceis, então opte por algum deles quando iniciar seu artesanato quando vocês escolherem uma  toalha de rosto para bordar. 

Alguns pontos de bordado livre são: alinhavo, estendido, areia, aresta, atrás, brocatelo, cadeia, chato, coral, cruz, casear em pares, casear normal, elos, folha, laçadas cruzadas, pé de galinha, pequinês, punção, renascença, rococó e trançado.

Toalha para bordar – agora você está pronto para começar!

Agora que você já sabe todos os materiais que precisa ter em mãos de acordo com o tipo de toalha para bordar que você escolher, e os pontos mais simples para aprender, você já está preparado para dar início ao seu artesanato, seja para manter como um hobbie, seja para ter uma renda extra.

123 Notícias

Outros artigos