Como se tornar um profissional avaliador de imóveis?

Sem dúvidas, o mercado imobiliário vem crescendo muito nos dias atuais. Por isso tem havido muita procura para se tornar um avaliador de imóveis. Inclusive, de acordo com o site Salário.com.br:

“Entre os meses de Outubro de 2020 e Setembro de 2021, tivemos um aumento de 4.55% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.”

Então como ainda existem algumas dúvidas de como se tornar um profissional avaliador de imóveis eu trouxe este artigo explicando tudo o que você precisa para se tornar um. Para conferir basta continuar lendo!

Como se tornar um profissional avaliador de imóveis?

profissional avaliador de imóveis
Fonte da imagem: pexels

Com certeza, uma oportunidade no ramo de trabalho é muito atraente. Principalmente quando esta oportunidade é em um ramo de trabalho que gostamos ou nos identificamos.

Inclusive nos dias atuais o salário médio de um avaliador de imóveis gira em torno de R$ 1799,94 chegando até R$ 3528,84. Certamente esta é apenas uma estimativa levantada de acordo com as contratações e demissões no ano de 2021, mas já dá para ter uma base.

Então, se você está interessado em se tornar um avaliador de imóveis, confira o passo a passo abaixo que eu preparei para você!

1. Faça um curso de avaliador imobiliário

Certamente o primeiro passo é fazer o curso necessário para poder trabalhar na área. Nos dias de hoje já existem muitas instituições que oferecem o curso de Avaliador Imobiliário.

Inclusive, é possível encontrar este curso tanto no presencial como no online, por diferentes preços e em diferentes lugares, sendo mais acessível para cada necessidade.

Aliás, na Nero Perícias também temos o curso de avaliador de imóveis, além de outros cursos, na modalidade 100% online para você poder fazer de qualquer lugar.

Então, para maiores informações basta acessar nosso site: NERO PERÍCIAS – AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS E PERÍCIA GRAFOTÉCNICA (neropericias.com.br)

2. Tenha um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis

Agora, o segundo passo é se tornar um corretor de imóveis. Sim, é preciso estar dentro da regulamentação do Conselho Federal dos Corretores imobiliários (COFECI). Ou seja, quem quiser atuar como avaliador de imóveis deverá fazer o curso superior e escolher uma instituição que seja aprovada pelo MEC.

Então é uma escada, primeiro é preciso conhecer o mercado imobiliário. Por isso o curso traz assuntos baseados em conceitos feitos para realizar as atividades práticas tanto do corretor como do avaliador de imóveis.

Por fim, ao concluir os cursos necessários deverá ter seu registro CRECI que é do órgão que regulamenta e fiscaliza essa profissão.

3. Inscreva-se no CNAI

Então, depois de você já ter terminado seu ensino e estar com seu diploma em mãos é hora de se inscrever no CNAI e assim você receberá o seu certificado.

Ao fazer sua inscrição, você vai precisar cumprir todas as exigências listadas para poder se tornar um avaliador de imóveis. Quando o processo estiver finalizado você pode começar a exercer a profissão.

4. Faça contatos ou candidate- se a vagas

No dia de hoje você pode ser um avaliador de imóveis autônomo ou em regime CLT. Então você precisa fazer contatos no mercado imobiliário.

Sem dúvidas, umas das vantagens de fazer o curso superior é que desde lá já é possível conhecer e fazer contatos com pessoas do ramo. Assim, no momento em que for exercer a profissão já deverá ter algum conhecimento de mercado.

Inclusive, se seu objetivo for à contratação CLT já ter trabalho como autônomo garante experiência no mercado o que é bom para você e para a empresa.

5. Mantenha-se atualizado

Por último, mas não menos importante, para se tornar um avaliador de imóveis é importante estar sempre atualizado. Isso porque este é um mercado que está sempre sofrendo mudanças, seja de mercado ou burocráticas.

Então, se você quiser continuar na profissão busque estar sempre estudando e dentro das notícias e mudanças no mercado de imóveis.

Confira também: Quais são os cursos que mais pagam.

Conclusão

avaliador imobiliário
Fonte da imagem: pexels

Sem dúvidas, esta é uma profissão que só vai crescer por isso quanto antes começar a se profissionalizar para ela, maiores são as chances de garantir sua fatia de mercado.

Mas assim como outras profissões é preciso continuar a estudar sempre para estar de acordo com todas as especificações que a profissão pede. Contudo, certamente vale a pena.

Agora, antes de ir, não deixe de mandar este artigo para seus amigos e familiares que gostam da profissão ou estão precisando se reinventar. Com certeza, é sempre bom ajudar!

123 Notícias

Outros artigos