Pular para o conteúdo
Início » Já pensou em ser roteirista de cinema? Conheça os primeiros passos para a profissão

Já pensou em ser roteirista de cinema? Conheça os primeiros passos para a profissão

roteirista de cinema

Você adora criar histórias, sempre sonhou ser roteirista de cinema, mas não sabe por onde começar? Então, continue lendo!

Primeiramente, vale saber que roteirista é o profissional que escreve histórias para o cinema, televisão, teatro, novelas, séries, programas de TV, agências, YouTube…

Na verdade, toda produção audiovisual precisa de um roteiro, justamente para servir como um guia do que vai acontecer.

​O roteiro, que pode ser original ou adaptado de uma outra história, é um texto que contém a descrição dos personagens, diálogos, e ele é dividido em cenas. 

Que formação preciso ter para ser roteirista?

Como ser um roteirista de cinema
Fonte da imagem: pixabay.com

Embora não exista nenhuma formação específica, graduação, ou algum pré-requisito específico para se tornar um roteirista, muitos profissionais fazem faculdades como Jornalismo, ou Letras, que tradicionalmente enfocam na produção de texto e na escrita criativa.

Porém, muitos também preferem investir em cursos, podendo ser presenciais ou online. Aliás modalidade essa que vem crescendo muito ultimamente, e que permite ter aulas com profissionais de diferentes regiões e, até mesmo, de outros países.

A melhor forma de se tornar um roteirista de cinema

Sem dúvida, a melhor forma de se tornar um roteirista, seja de cinema, teatro, TV, entre outras opções, é investindo em cursos de roteiro, encontrado em muitas instituições do país e, atualmente, até cursos online.

E o melhor é que, como já foi dito, não é exigido nenhum pré-requisito para poder fazer um curso de roteirista de TV e cinema, apenas ter criatividade e gostar de escrever. 

Claro, sempre é bom, também, procurar conhecer pessoas da área, isso ajuda a criar uma rede de contatos para conseguir aprender mais sobre a profissão, na prática.

Cursos para ser roteirista

Como foi dito, atualmente, existem vários cursos direcionados à roteiristas, voltados, especificamente, para quem quer seguir essa profissão, trabalhar como roteirista, sem a exigência de diploma algum. 

Existem cursos online gratuitos, ou não, alguns ministrados por pessoas reconhecidas até mundialmente.

Certamente, quem quiser, pode, também, fazer uma faculdade de cinema. Embora, não ela não seja requisito para poder exercer a profissão, sempre é bom ter contato com profissionais e pessoas envolvidas com o cinema.

Mas, lembrando que, além de cursos de graduação, há uma infinidade de cursos de roteiro, inclusive online, muitos até gratuitos.

Porém, de nada adianta investir em cursos se não tiver uma boa gramática, com certeza, a primeira coisa que você tem que se preocupar é em escrever bem.

A dica é procurar ler muitos roteiros, assistir filmes, séries, estudar sobre todas as etapas do processo de produção. Enfim, procurar entender como tudo funciona no cinema, já que, como qualquer profissão, um setor está sempre ligado a outro.

Como começar a ser roteirista

Está decidido? Quer mesmo ser roteirista? Então, agora é planejar como colocar em prática esse projeto.

Assim, caso nunca tenha trabalhado com nada parecido e nem tem ideia por onde começar, a primeira coisa a fazer é investir em conhecimento, com livros e cursos sobre o assunto.

Vale fazer contatos, e para isso, as redes sociais podem ajudar, e muito. Acompanhe seus roteiristas preferidos, troque mensagens e, se puder, peça dicas, participe de grupos fechados.

E, claro, a melhor maneira de fazer contato com gente da área é fazendo um bom curso de roteiro. Atualmente o que não faltam são opções, inclusive, de cursos gratuitos online. 

E não pare por aí, faça um, dois, quantos cursos online puder, pois sempre terá a chance de aprender algo novo, conhecer pessoas diferentes, fazer bons contatos.

Não deixe de pedir a opinião de outros roteiristas sobre o que você escreveu. 

Além disso, procure também participar de eventos, festivais e concursos de roteiro, além de conhecer muitas pessoas do ramo, poderá até ganhar prêmios.

E não se iniba, assim que achar que algum roteiro ficou bem legal, não deixe de enviar para o endereço de diretores e produtores de cinema e TV, como na Globo, Record e produtoras de filmes.

A produção de audiovisual nunca esteve tão em alta no país, portanto, o que não faltam são opções de meios para viabilizar seu sonho de ser roteirista. Então a dica, é investir em conhecimento, através de livros, sites, leitura em geral sobre o assunto e, claro, em cursos, que podem ser cursos online, inclusive, gratuitos.

veja também um post sobre Alfabetização a Questão dos Métodos.