Como acelerar o metabolismo naturalmente?

Acelerar o metabolismo de maneira natural é um tópico pouco discutido, principalmente porque as pessoas desejam fazer isso de maneira mais rápida. No entanto, para manter a saúde em dia, existem algumas pequenas mudanças de hábitos que podem ser aplicadas para ajudar o seu organismo gradualmente.

Como acelerar o metabolismo naturalmente
Imagem: Pixabay

Acelerar o metabolismo significa ter muito mais disposição no seu dia a dia e, ainda por cima, conseguir perder peso mais rapidamente. Confira, abaixo, algumas das principais dicas para se manter no eixo e conseguir atingir o seu principal objetivo.

Fazer musculação

Existem muitos motivos para você ir à academia, mas sabia que ela também pode te ajudar a ampliar o metabolismo? Ao trocar a gordura do corpo por um desenvolvimento da musculatura é uma ótima estratégia para fazer com que seu organismo entenda que está na hora de trabalhar mais intensamente.

Sendo assim, quanto mais músculos o seu corpo possuir, mais calorias poderão ser gastas. Isso acontece porque o músculo nada mais é do que um tecido que precisa de energia para se manter sempre ativo. Por isso, consulte um profissional e faça a sua matrícula em uma academia.

Consumir mais água

Já parou para pensar quantos litros de água você bebe em um único dia? Não? Então comece a reparar melhor em alguns detalhes. Só assim, será possível ter uma vida muito mais saudável, além de evitar alguns problemas como, por exemplo, a falta de hidratação na pele e pedras nos rins.

Assim que esse líquido essencial entra no seu organismo, é necessário que se ajuste à temperatura do corpo. O organismo irá gastar mais energia para garantir o equilíbrio térmico e, consequentemente, ajudará o seu metabolismo a trabalhar mais rapidamente. Lembre-se, também, de beber água uma hora antes das refeições.

Comer de três em três horas

Você já deve ter ouvido falar que a maneira correta de se alimentar é a cada três horas. É claro que não estamos falando de ingerir qualquer tipo de alimento. O ideal é entrar em contato com um profissional da área de nutrição para ter as melhores orientações acerca do que deve ser consumido.

No entanto, fracionar a sua dieta é extremamente necessário para evitar que você sinta muita fome ao longo do dia. Isso poderá impedir as escapadas com alguns doces e frituras, focando apenas em refeições mais saudáveis e nos horários corretos. Além disso, seu metabolismo também irá agradecer.

Dormir adequadamente

Uma boa noite de sono não é importante apenas para te manter relaxado e descansado. Ela também é extremamente necessária para garantir que o seu metabolismo possa trabalhar da melhor forma possível. Se não dormir bem, é provável que acabe interrompendo as atividades de determinados hormônios.

O ideal é que você possa dormir cerca de oito horas por noite. Dessa maneira, será possível evitar interferir na produção de cortisol. Quanto mais negligenciado for o seu horário de dormir, maiores serão as chances de promover um acúmulo de gordura na região do abdômen.

Manter o stress sob controle

O stress é um fator que, embora não pareça, interfere diretamente no seu organismo. Quem vive sob esse tipo de emoção pode acabar engordando com muito mais facilidade, além de não conseguir perder peso, mesmo fazendo exercícios físicos diariamente. Sendo assim, priorize a sua saúde mental e emocional.

Para aqueles que vivem sempre estressados, é muito provável que o acúmulo de gordura abdominal e aumento da fome sejam uma realidade. De acordo com algumas pesquisas, é possível observar que pessoas com um nível alto de estresse possuem uma baixa regularização no próprio metabolismo.

Aumentar o consumo de proteína

Os alimentos ricos em proteína, como são os casos do leite, ovos e carnes, acabam sendo bem mais difíceis de serem digeridos do que aqueles alimentos compostos por hidratos de carbono e gorduras. Sendo assim, a digestão das proteínas acaba consumindo uma maior parte de calorias.

Se você conseguir ajustar a sua dieta adequadamente, adicionando alguns alimentos com uma boa quantidade de proteína, será possível aumentar o seu metabolismo. Aliando esse fator aos exercícios físicos e outros tipos de métodos, perder peso será apenas uma questão de tempo. Então, comece a tomar uma atitude.

Comer pimenta nas refeições

Ainda que pareça uma dica estranha, e nem todo mundo goste da sensação picante que a pimenta possa trazer para a comida, esse tipo de modificação nas refeições pode acabar ajudando a acelerar o seu metabolismo. Isso acontece porque o ingrediente é um termogênico, que aumenta a temperatura do seu corpo e “fervilha” as células.

A pimenta contém uma substância chamada “capsaicina”, principal responsável por trazer o ardor característico do ingrediente. Por isso, ela consegue acelerar cerca de 20% do seu metabolismo, estimulando uma maior liberação de adrenalina e, consequentemente, forçando o coração a bater mais rápido para liberar uma maior quantidade de energia.

Fazer treinos intervalados

A técnica do treino intervalado já é uma velha conhecida de quem está procurando perder peso. Isso porque alternar o exercício entre intensidades elevadas, com cerca de 90% da frequência cardíaca, com as baixas e médias, que não ultrapassam 70% da frequência cardíaca, acabam ajudando a eliminar muita gordura.

O ideal é que esses intervalos sejam feitos durante 30 minutos, no máximo. Essa técnica permitirá que o corpo continue queimando calorias até cerca de uma hora após a atividade física. Isso fará com que o metabolismo fique elevado e favorece o emagrecimento de uma maneira muito mais rápida e saudável.

Confira também sobre a vida do fisiculturista Ramon Dino.

Quebrar o jejum

Muitas pessoas acham que a melhor maneira de perder peso é ficando longos períodos sem comer. No entanto, isso não é verdade. Quem se alimenta da forma incorreta acaba prejudicando, e muito, o próprio organismo. Sendo assim, quebrar o jejum é o primeiro passo para melhorar o funcionamento do seu corpo.

Os endocrinologistas recomendam que, após o jejum noturno, que pode durar entre 8 e 12 horas, o corpo receba algum tipo de combustível. Isso quer dizer que o seu desjejum deve ser rico em fibras, proteínas e frutas, garantindo uma aceleração do metabolismo.

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