Pular para o conteúdo
Início » 5 hábitos que garantem o sucesso de seus investimentos

5 hábitos que garantem o sucesso de seus investimentos

Para ter sucesso em investimentos, não existe uma fórmula exata. Consistência é uma das principais práticas que fazem um bom investidor, além dos demais fatores essenciais que devemos levar em consideração. Aqui neste artigo, listamos os 5 hábitos que garantem o sucesso de seus investimentos, de acordo com a experiência de profissionais do mercado.

N história, os investidores de maior sucesso como Warren Buffet ou Peter Lynch caracterizaram-se por terem um hábito em comum: ler, ler e ler.

Para eles e para qualquer outro investidor mais experiente, o hábito da leitura facilita o conhecimento do ambiente econômico, a análise de dados históricos dos ativos em que seu dinheiro está e a avaliação de fatores que podem influenciar seus investimentos.

Independente de decidir investir em carteira de aplicações, mercado de ações, e quaisquer outros segmentos, você deve estudar bastante sobre o mesmo, analisando todos os detalhes.

Confiram a seguir quais os hábitos podem ajudá-lo a obter sucesso em sua vida financeira através de investimentos:

Hábitos que garantem o sucesso de seus investimentos

De acordo com a empresa global Allianz Global Inverstors, os hábitos para ter sucesso em seus investimentos são:

1.- Perguntar a si mesmo antes de agir

Antes de investir em qualquer tipo de instrumento ou fundo, primeiro certifique-se de que entendeu do que se trata. Além disso, certifique-se de que essa estratégia de investimento seja consistente com seus objetivos e aspirações.

Para fazer isso, identifique seus objetivos e os riscos que você pode enfrentar para não se deixar levar por suas emoções, por mais atrativo que o retorno sobre investimento pareça ser.

2.- Assumir os riscos

A exposição que você decide ter com a volatilidade dos mercados define o seu perfil de investidor. Embora não haja pior decisão do que não correr nenhum risco.

Em um investimento você deve focar na sua estratégia, preservar o valor do seu dinheiro levando em consideração a inflação e obter lucros. Para isso, sem dúvida, você pode investir seu dinheiro em instrumentos como ações, fundos de investimento e até fundo exclusivo, ou, de private equity que lhe darão melhores retornos.

3.- Evitar entrar em pânico

Se você já tem seu dinheiro investido em um fundo ou outro instrumento financeiro, vai perceber que qualquer tipo de atividade econômica, geopolítica ou mesmo especulativa em um ativo pode influenciar o mercado.

A recomendação é evitar o pânico, não se deixar levar por uma sequência de derrotas, para não tomar decisões precipitadas.

4.- Aprender com seus erros

Ninguém nasce especialista em nada. Consistência e desenvolvimento de habilidades e conhecimentos é a diferença entre ter sucesso ou não. Considere os erros cometidos em seu plano de investimento como uma oportunidade de aprender com eles e, assim, de não repeti-los.

5.- Comprometer-se

Cada investidor tem seus próprios objetivos. Os retornos esperados em um plano de investimento serão associados ao prazo; Por exemplo, se você decidir investir em um fundo ou ações, obterá melhores resultados no longo prazo. A melhor opção é seguir o seu plano de investimento.

Sobre esses Hábitos de investimentos

Esses são hábitos simples, mas que quando colocados em prática fazem toda diferença, não só como nos investimentos e vida financeira, mas em desenvolvimento pessoal também.