6 filmes para aprender sobre investimentos

6 filmes para aprender sobre investimentos. Ah, a sétima arte! O cinema tem estado ao nosso lado há algumas décadas, nos levando por histórias tristes, emocionantes, hilárias ou reflexivas. Em épocas de pandemia, tornou-se ainda mais evidente a necessidade de ter artistas trabalhando – sem eles, como teríamos acesso a tantos seriados, filmes e afins?

O cinema também nos auxilia na parte educativa: através dele, somos apresentados a uma série de códigos sociais, compreendemos debates diversos, criamos dúvidas e percepções acerca de muitos assuntos e, muitas vezes, descobrimos o bê-á-bá de alguns nichos e setores da sociedade.

Já imaginou aprender sobre vgbl ou CDBs com o auxílio de um ou mais atores? É possível! Neste artigo, trazemos uma lista com filmes para que você possa aprender mais sobre investimentos. Confira!

6 filmes sobre Investimentos

Filmes sobre investimentos
Fonte da imagem: pexels

A primeira dica é bem recente, e um pouquinho pesada: o Lobo de Wall Street, de 2013, traz o galã Leonardo DiCaprio como protagonista.

O filme fala sobre o mercado de ações, explicando como ele funciona, quais são os métodos utilizados para enriquecer os “garotos de Wall Street” e, claro, o que jamais se deve fazer quando você está no mundo financeiro.

O personagem de DiCaprio, Jordan Belfort, realmente existiu. Com certa liberdade poética, Scorcese nos leva por dentro dos corredores de uma das maiores corretoras dos EUA, mostrando o que acontece quando você se deixa levar pelo poder e pela ganância. Educativo? De certa forma.

Grande demais para quebrar

Em 2008, os Estados Unidos passaram por uma crise financeira que ameaçou ruir o sistema em voga.

O filme, criado pela HBO dez anos depois do ocorrido, é baseado no best-seller escrito por Andrew Ross Sorkin e, de acordo com a sua descrição oficial, “fornece um olhar profundo sobre o cruzamento da Wall Street com Washington e como suas decisões impactaram na Main Street”.

O filme mistura personagens fictícios com outros, inspirados em personalidades reais, e cria uma contagem regressiva rumo ao colapso econômico.

A grande aposta

Um dos maiores filmes de 2016, A grande aposta conta com nomes como Christian Bale, Steve Carell, Brad Pitt e Ryan Gosling.

A película é baseada em uma história real. Michael Burry, interpretado por Bale, é um empreendedor dono de uma empresa de médio porte e, de repente, decide apostar contra o sistema imobiliário dos Estados Unidos. O sistema, visto como sólido, parece “inquebrável”.

Não por acaso, Burry consegue que muitas pessoas comprem a sua ideia. Empresas inteiras riem dele quando ele diz o que deseja e, claro, aceitam a sua proposta. Eis que o jogo vira.

Quer saber o que acontece? Precisa assistir. Acredite: vale muito a pena! Além de aprender muito sobre o mercado de ações e entender como aconteceu a crise dos EUA – bem recente, diga-se de passagem -, você compreenderá melhor o funcionamento de investimentos de renda fixa e variável.

Trabalho Interno

Documentário vencedor do Oscar em 2011, “Trabalho interno” é narrado por Matt Damon e analisa os fatos que acarretaram a crise econômica de 2008. Como se pode ver, trata-se de um tema bastante relevante para quem deseja entender o  mercado financeiro norte-americano e o seu impacto nos demais mercados.

O documentário é baseado em pesquisas de grande porte e, para demonstrar a sua seriedade, conta com os pontos de vista de economistas, políticos, jornalistas, investidores e escritores especializados em economia, mercado financeiro e afins.

Trata-se de um filme um pouco difícil, já que traz uma série de conceitos, mas é, ao mesmo tempo, muito instrutivo. Tente colocá-lo no final da sua lista de documentários a assistir – mas não deixe de vê-lo!

Wall Street – Poder e Cobiça

O filme, de 1987, é dirigido por Oliver Stone e interpretado pelo fantástico Michael Douglas. Fez tanto sucesso que, em 2010, ganhou uma continuação, chamada de “Wall Street: o dinheiro nunca dorme”.

No original, Douglas é Gekko, um investidor de grande porte conhecido por sua frieza e necessidade de poder. Enquanto acompanhamos o seu dia-a-dia, vemos a entrada de um novato no mercado financeiro, interpretado por Charlie Sheen, e o impacto do mercado de gigantes na sua psiquê.

À caça de Madoff

O documentário de 2010 mostra como foi a caçada por Bernard Madoff, um dos responsáveis por um dos maiores golpes da história do mercado financeiro.

O filme mostra como o investigador Harry Markopolos chegou a outros fraudadores, todos ligados a Madoff – cujo esquema de fraude pode ter chegado a 65 bilhões de dólares.

123 Notícias

Outros artigos

Anemia: O que é e como tratar?

A anemia é uma doença cuja principal característica é a diminuição da quantidade de hemoglobina (o pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos). O seu surgimento tem...

Ler artigo