Pular para o conteúdo
Início » Gestão de aluguel: por que é tão importante ter um profissional que faça isso por você?

Gestão de aluguel: por que é tão importante ter um profissional que faça isso por você?

Imobiliária

A gestão de aluguel é uma coisa com aplicação bastante ampla e pode garantir o sucesso ou declínio de determinada empresa. Um dos principais pontos que fazem uma imobiliária alcançar o sucesso é justamente a gestão de aluguel adequada.

Afinal, é por meio da administração de imóveis e a plataforma de gestão de aluguel que facilita com que todo o processo seja feito de maneira simples, rápida e automatizada.

Tudo isso pode interferir diretamente nos rendimentos obtidos por essa empresa, de modo que o seu sucesso está ligado proporcionalmente a forma com que essa gestão é feita.

E foi justamente pensando na gestão de aluguel e sua aplicação, na prática, que nossa equipe optou pela criação do presente artigo. De modo a trazer um pouco mais de informações a respeito dessa prática, bem como os principais pontos que devem nortear a gestão adequada.

Portanto, se você quer ficar por dentro de todas as informações que reunimos a respeito do tema, nós recomendamos que continue conosco na leitura do presente artigo e tire todas as suas dúvidas.

Por que gestão de aluguel é tão importante?

De uma forma geral, o comportamento do consumidor mudou, por isso vários departamentos têm de se adaptar e melhorar, como a introdução de soluções técnicas nos processos burocráticos e a substituição do papel por serviços digitais.

O que essa situação tem a ver com o gerenciamento de aluguel? O uso da Internet pode promover a gestão no setor imobiliário. Com recursos suficientes, os inquilinos em potencial podem alugar imóveis sem sair de suas casas.

Em muitos casos, a burocracia excessiva faz mais mal do que bem ao assinar contratos de arrendamento. A maioria das pessoas tem pouco tempo para coletar documentos e levá-los às imobiliárias.

Ao organizar e controlar bem o tempo desse tipo de habitação, ele pode se tornar um negócio lucrativo para o setor imobiliário. Há muito tempo, devido à complexidade e aos problemas enfrentados, esta área não é a mais cobiçada do negócio.

Forma segura de alugar uma casa

Gestão de aluguel
Fonte da imagem: pixabay.com

Existe uma forma nova e segura de alugar uma casa, que pode acabar com a burocracia enfrentada por muitas partes, afinal os inquilinos não são a única dor de cabeça. As agências imobiliárias também precisam de espaço para armazenar documentos e de mais pessoas para lidar com os processos manuais.

O risco de perda de informações é muito alto, seja por confusão de arquivos ou pela saída de profissionais para participar da de empresas concorrentes. É importante centralizar todos os dados para que qualquer pessoa possa acessá-los, incluindo a continuação do processo em andamento.

A modernização e implantação de soluções técnicas podem trazer resultados significativos para as empresas imobiliárias. A gestão de aluguel ocupa uma posição importante na cadeia produtiva das empresas imobiliárias. A adoção de práticas inteligentes e saudáveis ​​proporciona maior confiabilidade para quem busca imóveis para alugar.

Veja o que você pode fazer para melhorar a gestão de aluguel da sua empresa e conseguir chegar a um elevado patamar no segmento. A seguir, separamos algumas dicas para que você possa fazer isso.

Organize bem os processos

Como os inquilinos precisarão fornecer uma grande quantidade de informações pessoais e confidenciais para comprovar a renda e o endereço no futuro, o processo de locação de imóveis é muito complicado.

Se a imobiliária precisar de fiador, a pessoa deve fornecer os mesmos dados. Imagine se a informação se perca em tantos documentos ou acabe em pastas aleatórias. Você precisa organizar tudo para evitar problemas e encontrar rapidamente qualquer tipo de documento.

Na indústria de leasing, muitas vezes existem processos em vários estados. Algumas pessoas estão esperando por chaves, outras, assinaturas, e algumas pessoas estão esperando para verificar a propriedade para mudanças iniciais ou vagas.

Organização é um estágio necessário que requer atenção e cuidado em todos os campos relevantes de forma a proporcionar uma experiência agradável aos clientes (inquilinos e proprietários que pretendam fazer negócio com você e a sua empresa).

Opte por meios de automatizar todos os processos

É possível eliminar o papel em intermediários imobiliários? Este é um problema recorrente, tendo em vista a necessidade de celebração de contrato, mas com um novo tipo de garantia de arrendamento, a assinatura eletrônica já é válida, dispensando a impressão de todos os documentos.

A automação oferece benefícios ao simplificar o processo e minimizar o tempo para localizar documentos manualmente ou preencher registros. Funções automáticas e parametrizadas são aspectos imobiliários de maior credibilidade.

Todos os contratos podem ser armazenados em modo digital e localizados usando o campo de pesquisa do sistema – todos rápidos, convenientes e econômicos.

A certificação digital desempenha um papel vital em empresas imobiliárias que desejam mudar para serviços automatizados e abandonar o uso excessivo de papel.

Como o envio de e-mail já existe, é fácil ganhar novidades e usar o e-mail para enviar e receber arquivos, de forma instantânea e segura, sem a necessidade das pessoas se deslocarem por longas distâncias para, muitas vezes, assinar apenas um papel ou entregá-lo a pessoa responsável.

Faça a digitalização de todos os documentos

A versão digitalizada facilita o acesso ao documento. Além de reduzir a burocracia, também elimina a necessidade de intermediários para auxiliar na localização. Documentos importantes podem ser digitalizados e têm a mesma validade da versão impressa:

  • Laudos de vistorias;
  • Aditamento de contrato;
  • Recibo de locação;
  • Notificação extrajudicial;
  • Declaração de chave entregue;
  • Assinatura em contrato.

A digitalização permite a rápida negociação e descoberta de questões pendentes para que medidas oportunas possam ser tomadas. Esta é uma prática eficiente de armazenamento e organização. A prática relevante de todas as técnicas que apresentamos neste artigo proporcionará maior estabilidade, otimizará o tempo, atrairá e reterá seus clientes. Ao perceberem a rapidez, praticidade e segurança do seu processo de imobiliária, dificilmente procurarão outros parceiros.

Portanto, considere que soluções automatizadas são essenciais para uma boa gestão de locação, e seus clientes, locadores e inquilinos ficarão satisfeitos quando acharem que o setor imobiliário está trabalhando duro para reduzir a burocracia e melhorar as formas de atendimento ao cliente, fazendo com que, muitas vezes, a administração de imóveis e o reajuste de aluguel possam ser feitos de forma online, com ciência e aceitação das partes de forma digital.

Vantagens da gestão de aluguel

Vantagens da gestão de aluguel
Fonte de imagem: Pixabay.com

A gestão de aluguel permite uma série de vantagens ao locatário, de modo que ele pode ficar despreocupado em relação à parte burocrática dessa atividade, recebendo apenas os frutos desse aluguel. Algumas das principais vantagens que podemos elencar, em primeiro lugar, é a facilidade com que as pessoas têm acesso ao imóvel, visto que essas empresas de administração são bastante conhecidas e pesquisadas no mercado, portanto, é a primeira coisa que as pessoas irão buscar na hora de alugar um imóvel. 

Confira Também: Vantagens da automação residencial

Além disso, a administração feita por essas empresas permitem uma maior conservação do bem, evitando o deterioramento. Com isso, sempre que alguém for alugar esse imóvel, é decerto que esse inquilino irá encontrá-lo nas melhores condições possíveis.

Os aluguéis também serão pagos regularmente e dentro do prazo, evitando o inadimplemento, haja vista que a cobrança é feita pela empresa, sem a necessidade de intervenção do locador.

Por fim, podemos falar da credibilidade prestada por essas empresas, que visam prestar os melhores serviços aos seus clientes, através da sua plataforma de gestão.