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Inteligência Emocional: por que ela pode ser uma grande aliada da sua vida profissional

Inteligência emocional

Os nossos sentimentos podem variar muito de acordo com a situação. No entanto, não desejamos que o descontrole venha a atrapalhar a nossa carreira. É por isso que ter a inteligência emocional mais desenvolvida garante o sucesso na sua vida profissional, além de melhorar outros âmbitos do seu cotidiano e te deixar mais feliz e realizado.

Ainda que seja difícil encontrar meios para se manter centrado e saudável emocionalmente, bem como evitar o absenteísmo no trabalho, existem algumas pequenas atitudes que podem ajudar nesse aspecto.

Se você quer saber mais sobre isso para obter mais chances de crescer no seu trabalho, não deixe de ler o artigo!

Afinal, o que é inteligência emocional?

De uma forma geral, podemos dizer que a inteligência emocional é um agrupamento de competências que possuímos que precisam lidar com as emoções.

Sendo assim, tudo o que está relacionado com perceber, processar, compreender e gerenciar habilidades pode acabar se encaixando nessa definição.

Existe uma categoria muito conhecida dentro desse tipo de inteligência, chamada soft skills que, querendo ou não, acabam se conectando com características que se ligam à interação com outros seres humanos. Dessa maneira, nosso emocional precisa ser acionado para uma melhor convivência e ações.

O que os especialistas falam sobre inteligência emocional?

Dentre as definições mais conhecidas e respeitadas do assunto, Salovey e Mayer definem a inteligência emocional como uma capacidade de assimilar e externar a emoção, permitindo que ela funcione como um pensamento que pode ser raciocinado, além de nossa capacidade de regulá-lo para lidar com nós mesmos e com terceiros.

Existem quatro domínios básicos que podem ser compreendidos mais facilmente:

  • Entendimento das emoções: consiste em compreender as mais variadas emoções, mesmo que não estejam evidentes, e consequentemente assimilá-las mais a fundo;
  • Percepção das emoções: consiste na precisão com a qual alguém consegue identificar alguma emoção;
  • Gerenciamento das emoções: consiste na capacidade de lidar com as próprias emoções de maneira assertiva;
  • Raciocínio por meio das emoções: consiste na utilização das emoções para facilitar a compreensão e o raciocínio.

O que o autoconhecimento e a inteligência emocional tem a ver?

Quando um indivíduo possui uma maior capacidade de conhecer a si mesmo, ele pode ter uma facilidade explícita para entender as próprias emoções assim como as dos outros. Sendo assim, ficará ainda mais fácil estabelecer conexões com outros traços ligados à personalidade e, dessa maneira, lidar muito melhor com eles.

A ligação entre a inteligência emocional e o autoconhecimento está, justamente, na necessidade de se auto-observar para saber lidar não apenas consigo mesmo, mas também com os outros.

Desse modo, a partir do momento em que se conhece as próprias reações e emoções, a vida com terceiros ficará mais amena, saudável e estável.

É importante saber, também, que para se autoconhecer, será necessário estar aberto a novos sentimentos e fragilidades.

O indivíduo terá que sentir tudo ao seu redor, abrir o coração sobre dores, vergonhas, medos, bem como identificar os próprios pontos de melhoria. As emoções negativas não podem ser encaradas como um fracasso, mas como um obstáculo a ser ultrapassado.

Como essa inteligência pode interferir na carreira?

Um dos principais problemas encontrados por muitos profissionais está diretamente ligado com a incapacidade de focar a energia em um único lugar.

Com a inteligência emocional, esse direcionamento ficará muito mais simples, possibilitando a obtenção de resultados satisfatórios para si mesmo e para o ambiente ao seu redor.

Uma das principais consequências da utilização dessa inteligência, com toda a certeza, é o ganho financeiro.

Já que profissionais que sabem lidar consigo mesmos, principalmente em situações de estresse, tendem a manter o controle e o foco com maior facilidade, conseguindo finalizar as suas pendências de maneira mais coerente.

Além disso, ter uma inteligência emocional desenvolvida significa evitar alguns dos grandes problemas da sociedade atual, por exemplo, reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Para quem consegue exercitar a própria mente e coração, os danos à saúde são menores e muito menos impactantes no ambiente de trabalho.

O relacionamento interpessoal também é um ponto a ser verificado quando se fala a respeito desse tipo de inteligência.

Ao saber lidar melhor com os colegas de trabalho, é mais provável que os trabalhos que exijam um número maior de pessoas não sejam vistos unicamente como um problema, mas sim como um complemento positivo.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Quando se tem a noção de que é, sim, possível ter um maior controle sobre as próprias emoções, o mundo ao redor ficará mais simples de entender.

Por isso, é necessário buscar desenvolver a inteligência com base nas emoções para obter mais sucesso no âmbito profissional. Confira, abaixo, quais são os melhores métodos para descobrir e estimular essa habilidade.

1.   Saber controlar a si mesmo

Quando uma pessoa consegue reconhecer seus próprios sentimentos, é possível dizer que ela deu o primeiro passo para conquistar a independência emocional.

Ao trabalhar, os colaboradores são expostos a situações que os levam ao limite e, por isso, é necessário saber o momento certo de parar para respirar.

Sendo assim, conhecer a si mesmo pode ser um bom ponto para desenvolver a inteligência emocional, principalmente quando o assunto é lidar com uma ou mais pessoas. Assim, nunca será necessário se preocupar com atitudes inesperadas ou agressivas.

2.   Aprender a lidar consigo mesmo

Depois que um indivíduo entende mais sobre as próprias emoções, estará na hora de aprender a lidar com elas. O que o acalma? O que poderia fazer com que um estado de estresse fosse revertido? Ter as próprias maneiras de se controlar é o mais recomendado, tanto para evitar danos emocionais quanto relacionados à saúde.

Cada emoção e sentimento surge em um determinado momento. Dessa forma, começar a observar mais atentamente que momentos são esses pode ajudar, e muito, no ambiente de trabalho e no desenvolvimento profissional. Usar a inteligência emocional a seu favor é o melhor a se fazer.

3.   Desenvolver a empatia

Trabalhar em um ambiente rodeado de pessoas acaba demandando um pouco mais de paciência, bem como um olhar mais paciente para com o outro. É por isso que a empatia, o ato de se colocar no lugar do outro, se mostra tão necessária no local de trabalho.

Dessa forma, ficará muito mais fácil se controlar em um momento de estresse ou ansiedade, fazendo com que o indivíduo não acabe descontando suas frustrações em uma pessoa que não tem nada a ver com seus problemas.

Ter um bom controle da inteligência emocional é essencial. Por isso, está na hora de exercitar os seus pontos para garantir mais sucesso na carreira.