Quais são as principais vantagens de ser um cidadão italiano

Nos últimos anos, o número de brasileiros que entram com pedido de cidadania italiana só cresce. Em 2018, os números apontavam quase 265 mil solicitações de dupla cidadania em repartições da Itália no Brasil e as vantagens de ser um cidadão italiano iremos citar abaixo:

Ser um cidadão europeu

Uma das vantagens é usufruir de benefícios de um cidadão europeu, pela qualidade de vida que o continente proporciona, pela amplificação das chances de trabalhar, estudar e ir morar em um dos 28 países da União Europeia, incluindo também Suíça, Noruega e Islândia. Fora que tudo isso não requer nenhuma burocracia nem necessidade de vistos específicos e nem limites de permanência.

Lembrando que os direitos envolvem todos os aspectos. Morar, estudar nas instituições públicas, utilização do sistema de saúde, trabalhar, contar com assistência médica, auxílio desemprego e até mesmo aposentadoria na Itália, sendo obedecido o tempo de prestação de serviço e o pagamento das contribuições em dia.

Viajar pelo mundo com mais facilidades

Uma das melhores e maiores vantagens é a livre circulação. O passaporte italiano está entre um dos melhores do mundo, pois quem o possui consegue viajar por mais de 150 países, sem necessitar de visto, além de dispensar questionários e entrevistas para entrar nos países, o processo é sem estresse e muito veloz.

Como a Itália faz parte dos 35 países do programa de isenção de visto do governo americano, viajar para os EUA é permitido também, assim como os italianos tem livre acesso como turistas no Canadá e também no Japão.

Além disso, é possível contar com toda a rede de suporte de embaixadas e consulados italianos em diversas partes do mundo.

Morar

Um estrangeiro que vai morar na Itália ou em outros países europeus sempre enfrenta muitas burocracias, porém no caso de você ter cidadania italiana pode-se residir em qualquer país europeu, além da Itália, que é um país lindo, com uma ótima gastronomia e lindos lugares, um sonho para qualquer um.

Estudar

O acesso é facilitado nas instituições de ensino da Itália e da Europa e inclui cursos de graduação e pós e as anuidades que são pagas custam três vezes menos para os cidadãos italianos e ainda pode-se solicitar bolsas de estudos.

Pode-se transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes também

O melhor de tudo é que a cidadania italiana que você conseguiu pode ser transmitida aos seus descendentes, se você desejar. Assim, pode-se estender aos seus filhos todas as vantagens de ter cidadania italiana e esses vários benefícios que comentamos acima.

Para conseguir se tornar um cidadão italiano e desfrutar dessas vantagens não é exatamente fácil, é preciso reunir todos os documentos originais dos antepassados, realizar todos os trâmites em cartórios, entrar com o pedido na Itália e desembolsar alguns valores que podem ser considerados altos, além da espera por alguns anos.

Mas no final, com todos esses benefícios e muito mais, vale a pena e o tempo de espera logo é esquecido com tantas vantagens e oportunidades, sem contar a qualidade de vida diferenciada que o cidadão italiano é capaz de usufruir.

123 Notícias

Outros artigos