Como atrair cliente com cold mails

Com o desenvolvimento da Internet, uma das formas mais comuns das empresas se relacionarem com os clientes é por e-mail, certo? Mesmo que as redes sociais continuem a se expandir, este ainda é um método eficaz de contato, especialmente no nível de empresas. Mas todos os e-mails são iguais? Essa pergunta é muito importante, sua resposta é única, os e-mails não podem ser os mesmos. Isso porque tudo depende do motivo pelo qual você envia a mensagem, e a tecnologia de Cold Mailing prova que é necessário diferenciar sua estratégia com base em seus objetivos.

Existem muitas formas de fazer a divulgação do seu negócio. Por exemplo, algumas empresas usam chamadas telemarketing e publicidade online. O cold mail é uma estratégia de marketing digital muito interessante porque é mais direcionada e confiante, e traz potenciais clientes de qualidade maior.

A impressão do primeiro contato com o cliente é essencial. Demonstrar profissionalismo e boa vontade aumentará suas chances de concluir uma venda, aumentando assim sua receita. Portanto, as estratégias de comunicação precisam ser bem pensadas.

Cold mail: o que é?

O cold mail se trata de uma estratégia de mineração do cliente que usa o contato por e-mail para contatar pessoas que não foram contatadas antes. Em outras palavras, o destinatário do e-mail mostrou algum interesse indiretamente, mas não permitiu ou solicitou o envio do e-mail. Esta é uma estratégia um tanto complicada porque depende de um bom mapeamento de mercado, listas de contatos extensas e perfis de clientes muito claros. No entanto, por causa disso, é bastante eficaz.

A utilização do cold mail inclui o envio de emails simples e objetivos para atrair a atenção de potenciais clientes, os quais contêm informações relacionadas a empresa e as soluções disponibilizadas. 

  • Deixe-nos dar um exemplo prático: você é um fornecedor de equipamentos de ginástica e está procurando novos clientes em potencial.

Portanto, faça sua pesquisa para obter os dados de contato de academias, centros de treinamento e personal trainers em sua área. Teoricamente, esse será o perfil de cliente ideal que você está procurando. A partir daí, você envia um e-mail com a apresentação dos serviços da empresa. Este é o primeiro contato, e o cliente não solicitou ou permitiu. Mas eles fazem parte do grupo de potenciais compradores de seus produtos ou serviços, então a chance que o interesse seja desperto nele é muito maior.

A ideia é baseada em cold call sendo muito utilizadas por operadoras de telefonia ou instituições financeiras. Embora seja considerada mais inconveniente, ao contrário do correio frio, a estratégia pode ser ajustada durante uma chamada.

Cold mail: quais são as regras para se dar bem?

  • Agregue valor antes da ligação: você realmente agrega valor à sua mensagem em primeiro lugar? Ou você está entrando e quer passar um tempo com eles? Traga valor antes do problema;
  • Assunto e primeira linha atraentes: você pretende atrair a atenção do destinatário e evitar cair no filtro de spam. O ideal é usar 4 palavras ou menos;
  • Call-to-action fácil: não peça para marcar uma hora no primeiro e-mail. Tente somente iniciar a conversa;
  • Curto e direto: quatro a seis sentenças, no máximo, são recomendadas. Claro, isso pode variar de acordo com o modelo de seu e-mail;
  • E-mails personalizados não somente a “personalização”: é importante usar o envio e a consolidação adequados, mas enviar algo mais direto sobre o destinatário pode ajudar a destacar seus cold mails;
  • Este não é um modelo fixo óbvio: à medida que mais empresas adotam o cold mail como estratégia para gerar os leads, seus clientes em potencial verão esses e-mails com uma frequência maior. Certifique-se de que o seu se destaque;
  • Não deve haver sinais de alerta óbvios: gramática ruim, argumentos óbvios de vendas ou marketing e personalização inadequada são alguns sinais de alerta óbvios que irão excluí-lo, ou pior, enviá-lo para o spam em questão de segundos;
  • Tudo é sobre eles, não sobre você: faça a substituição de cada “eu” e “nós” por “você”. Isso o forçará a mudar o tom do e-mail e manter a concentração no destinatário, em vez de servir a si mesmo;
  • Valor simples: se você não consegue explicar o que faz e o por que é ótimo em uma ou duas frases, precisa voltar e entender melhor seu negócio e o que ele traz.

Cold mail: é um spam?

Quais são as características de um email spam? São emails cujo seu envio é em massa, genéricos, com métodos ambíguos e contam com promessas vazias. Normalmente, o corpo de um e-mail está repleto de links, e até mesmo tenha cuidado para não clicar neles.

cold mails
imagem: pixabay.com

O cold mail é enviado para a lista de potenciais clientes que pretende contactar, utilizando uma abordagem personalizada, e se possível, procura compreender e resolver os problemas dos potenciais clientes através das suas soluções.

  • A propósito, se posso sugerir uma coisa: não envie cold mails em massa e não use muitos links ou imagens neles.

Em primeiro lugar, mesmo que o seu objetivo não seja enviar spam, os servidores de e-mail tem medidas de segurança adequadas e pode tirar a terrível conclusão de que você se trata de um spammer.

Cold mail: quais são os principais pilares para atrair seus clientes?

Para que o cold mail desempenhe suas funções e atraia a atenção de potenciais clientes, é necessário fazer tudo bem feito. Para tanto, existem cinco pilares estratégicos que conseguem tornar essa abordagem mais eficaz. Confira quais são eles a seguir:

Assinatura

Prestar atenção especial às assinaturas ajuda a ganhar a confiança dos clientes. Ela dá uma sensação de seriedade e profissionalismo. Algumas informações como, por exemplo, número de telefone de contato, site, e-mail e localização da empresa são boas opções para adicionar.

Assunto

O assunto do e-mail é a mensagem que aparece imediatamente. Portanto, deve ser interessante e comunicar-se verdadeiramente com os clientes. Um método bem importante que pode ser aplicado se trata do marketing individual, onde a comunicação é o mais pessoal possível.

Para fazer isso, você pode usar o nome da pessoa ou empresa visada pelo e-mail para fornecer respostas às perguntas que esses clientes podem encontrar. Os clientes precisam estar dispostos a ler e-mails quando veem o tópico, então tente despertar a curiosidade e use armas persuasivas.

Calls to Action

As Calls to Action são muito importantes porque fornecem pistas para avançar para a próxima etapa na conquista de clientes. Caso tenha interesse na apresentação inicial, o destinatário do e-mail será direcionado para um contato mais direto. Você pode fazer a verificação da possibilidade de horário de reunião, ou agendar uma visita em certos casos. Também podemos sugerir uma avaliação gratuita para acompanhamento.

Corpo do email

O corpo do e-mail deve ser o mais simples que você poder. Linguagem simples, com uma estrutura bem clara e objetiva, e aparência limpa são muito importantes neste momento. Você não deve esquecer que este é o primeiro contato que você fará com o cliente, por isso é necessário conversar sobre as informações básicas sobre a empresa e as soluções fornecidas. Entregar credibilidade é importante. Mesmo assim, tente despertar o interesse do cliente pelo seu produto e procure criar e permanecer com um diálogo simulado com o interlocutor, realizando algumas perguntas, para com isso, gerar respostas.

Identificação

Determinar pontos de conexão ajuda a adquirir clientes e o cold mail não é exceção. Se você tem certeza de que a empresa ou indivíduo já participou de algum evento parecido ou acompanhou alguma página nas redes sociais, enfatize esse fato. Isso mostra que você está interessado em clientes potenciais e está familiarizado com sua realidade, e pode ser mais capaz de ajudá-los na resolução de seus problemas.

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