Como Escrever Um Artigo De Blog: 7 Dicas Para Melhorar

Se você está procurando como escrever um artigo melhor para o seu blog. Hoje eu vou te mostrar 7 dicas muito utilizadas por grandes blogs para geração de conteúdo.

Fique comigo nesse post e veja como você vai melhorar seus textos implementando essas técnicas que vou revelar aqui.

Gerar conteúdo para blog nem sempre é uma tarefa fácil. Sim, eu sei às vezes as ideias não chegam na nossa cabeça. Mas, o que devemos fazer quando estamos assim sem inspiração ou sem criatividade.

Devemos lembrar que gerar conteúdo e de relevância para os nossos visitantes deve ser o nosso foco. Seja qual for o nicho do nosso blog as pessoas querem encontrar uma solução para o que elas estão pesquisando no Google.

Então, vamos às dicas.

7 dicas de como escrever um artigo de blog.

Além das 7 dicas, no final ainda vou deixar uma dica bônus que certamente vai fazer toda a diferença nos seus novos post.

1 – Defina seu alvo

Alvo

Quero dizer com isso que você deve saber para quem está escrevendo. Pois, assim ficará mais clara a sua comunicação com quem está lendo os seus artigos.

Ou seja, quando você tem em mente: o tipo de pessoa, o que ela quer saber, você tende a desenvolver um melhor artigo.

Então, defina uma persona para iniciar o seu texto.

Persona é o que chamamos grupo seleto de pessoas ou cliente em potencial. Que compartilham os mesmo interesses e tem as mesmas dúvidas e objetivos e por aí vai.

Certamente vai ter um grupo de pessoas que vaio se interessar pelos seus artigos. Então cabe a você identificar esse publico alvo.

Além dessas dicas de hoje, você pode ler mais conteúdo interessante em Manual de blog e ficar bem mais por dentro desse e de outros conteúdos relacionado aos blogs.

2 – Vá direto ao ponto

Artigo de blog

Se tem uma coisa que todos nós detestamos é enrolação. Por exemplo: você quer saber de uma coisa e pessoa sabe, mas fica te enrolando, tentando te segurar a força para te dá a informação.

Não estou dizendo para entregar a faca e o queijo logo de cara no seu texto. Mas pelo faça o seu leitor saber que a espera valerá apena.

Enquanto ele ler o texto para descobrir o que ele quer saber. Der outras informações uteis ao longo do texto para ele saber que não está perdendo o tempo dele.

Tenha em mente, que se o visitante começa a ler o seu artigo e percebe que você está apenas enchendo linguiça. Ele não pensar duas vezes em sair do seu site, e procurar outro no Google. Afinal podem existir milhares de sites por aí que falam da mesmo assunto que você.

3 – Estude o assunto em vários lugares

Como escrever um artigo

Essa dica é super importante. Pois, antes de postar qualquer coisa no seu blog. Primeiramente você deve compreender o assunto.

E uma das melhores formas de você conseguir isso de graça. É pesquisar lugares mais populares onde geralmente o seu público pesquisa.

Atualmente os sites mais populares que abordam praticamente todo o tipo de conteúdo é o Google e o YouTube.

Então, aproveite, é de graça.

Faça buscas nesses sites, pense, e pesquise como o seu público pesquisa. Assista aos vídeos que está no topo das buscas que você fez. Faça a notações e absorva o máximo de conhecimento com eles.

Da mesma maneira faça isso no Google. Pesquise. Abra os primeiro sites que aparecem no topo da pesquisa que você fez. Leia e se inspire.

Mas importante!! Não faça copia de miguem. Faça do seu jeito e tente fazer melhor que eles.

Pois, eles já estão no topo. E você quer passar eles, né verdade?

4 – Ofereça oportunidades para quem quer ampliar o conhecimento

Ideias de artigos

Sabemos que a maioria das pessoas não gosta de ler por muito tempo. No entanto, tem pessoas interessadas que vão querer saber tudo, até o último detalhe.

Então, evite perder a maioria dos seus visitantes. Mas sem desagradar a outra parte da galera.

Coloque links para informar mais detalhes de alguma parte que não dar para falar no mesmo artigo, mas que você já falou em outro.

Caso você não tenha um artigo sobre o assunto, coloque o link para outro site onde fala do assunto em questão.

Lembre-se o, mas importante é você tentar ajudar o seu leitor a compreender o máximo do assunto.

Além disso, os links uteis no seu texto vai ajudar muito no SEO do seu artigo. Mesmo que sejam links para outros sites.

5 – Seja diferente dos demais

Escrever artigos

Se queremos escrever um artigo melhor. Devemos fazer melhor que a concorrência.

Fazer mais do mesmo, não vai nos elevar e nem nos diferenciar dos outros. E Consequentemente não vai seduzir nosso leitor e instigá-lo para ler outros dos nossos artigos.

Mas como ser diferente?

Veja o que a concorrência está fazendo. E analise tanto o que você considera positivo e o que você concedera negativo.

Claro corte o negativo dos seus textos. Além disso, veja se é possível de fazer algo mais.

Por exemplo, você pode adicionar um vídeo no seu artigo assim os seus leitores entenderão melhor o seu conteúdo.

Ou então, coloque o seu texto no formato de áudio. Para que as pessoas possam ouvir o que você escreveu ao invés de ler. Pois, assim elas podem ficar no seu blog mesmo que esteja fazendo outras coisas.

6 – Prometeu tem que cumprir

Como fazer um artigo

Nunca faça uma promessa que você não vai cumprir no seu texto. Seja no título criativo que você criou ou no primeiro parágrafo que você citou fazer tal coisa.

Por exemplo: Se no título do seu artigo você citou que vai ensinar a fazer uma bolo de cenoura. Então no seu texto ou vídeo você tem a obrigação de ensinar.

Confira também sobre Como se tornar um Freelancer

7 – Revise seu texto e corrija erros

Revisar um artigo

Dica importante também. Após terminar de escrever o seu artigo de blog. Logo em seguida você deve ler e procurar por erros, seja de digitação ou algo como um link errado que você colocou.

Afinal o seu texto tem que causar uma boa impressão para os seus visitantes. Assim eles ficaram com votante de voltar a ler os seus textos de novo.

Dica Bônus – Defina uma ação para o leitor

Bônus

Essa dica pode ser a cereja do bolo (risos).

Finalize o seu artigo com uma chamada para ação. Em inglês call to action (CTA).

Bom, para fazer isso. É simples, no final do seu artigo faça uma pergunta como, por exemplo:

Você gostou desse artigo? Ou: Esse artigo foi útil para você?

Então compartilhe com outras pessoas.

Essa é um CTA onde peço para o leitor compartilhar meu post.

Mas, você pode usar outras dependo do seu artigo.

Se você está fazendo um post review de algum produto ou curso. Então você pode finalizar fazendo a chamada para a compra.

Veja também: o que é afiliado digital

Como Escrever Um Artigo: Conclusão

Essas eram as dicas que eu queria passar para você que deseja aprender como escrever artigos para blog. Espero que tenha gostado de cada uma delas.

Ah, e se você gostou, compartilhe esse gesto é o que me motiva para continuar trazendo mais dicas para vocês aqui no blog.

123 Notícias

Outros artigos