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Use o Inbound Marketing para potencializar as estratégias de marketing de sua empresa

Para atrair clientes para os sites e blogs corporativos, assim como para as lojas virtuais, as empresas estão investindo no inbound marketing como estratégia fundamental e com resultados positivos.

Inbound Marketing

A ideia principal é direcionar os usuários de internet para os links que são mais importantes para cada empresa. Isso pode ser feito por meio de diferentes ferramentas, como plataformas digitais e o emprego de SEO (Search Engine Optimization).

Essas ações propostas dentro de uma campanha de marketing digital visam atrair os leads e convertê-los em clientes devidamente efetivos, conforme a disposição de serviços e produtos. 

Tudo dentro do direcionamento moderno, em que o relacionamento entre empresas, marcas e clientes ou consumidores se estreita e permite a divulgação de forma segmentada e orgânica.

Atrair os clientes é meta estratégica

O caminho traçado pelo inbound marketing é atrair, converter, finalizar compra e encantar o cliente.

Na atração são oferecidos conteúdos relevantes que podem ser oferecidos aos usuários de internet de maneira gratuita. Para isso são utilizados canais específicos que servem como verdadeira isca, como blogs.

Entre as várias possibilidades de atração dentro do Marketing Digital podem ser utilizados, com ferramentas que chamam a atenção, se destacam:

  • Blogs e sites corporativos;
  • E-mail marketing;
  • Landing pages;
  • Redes sociais;
  • SEO em páginas de busca.

A produção de conteúdo para cada uma dessas ferramentas está dentro de um planejamento de comunicação abrangente. 

Para isso, o envolvimento da marca é imprescindível, pois é preciso impactar os usuários desde o início. 

Sendo assim, um blog precisa ter conteúdo relevante, para que possa chamar a atenção dos usuários e seguir todo o processo preparado dentro da campanha de marketing.

Redes sociais se complementam com publicações

As publicações realizadas nos blogs corporativos precisam ser divulgadas de alguma forma. 

Dentro do inbound marketing, o uso das redes sociais é imprescindível e muito necessário, pois garante engajamento de seguidores e atinge o público-alvo de maneira certeira, mas sem necessidade de investimento financeiro, visto que busca atrair com materiais relevantes.

Portanto, é preciso saber como funciona o Facebook Ads, a maior rede social em todo o planeta, com milhões de usuários diários e alcance nos mais diferentes locais.

Nesse modelo de plataforma digital é possível aplicar links que são conhecidos como CTA (Call To Action), que em português pode ser definido como “chamada para a ação”. 

Dentro das publicações realizadas no Facebook é possível implementar ferramentas que permitem que os seguidores possam entrar em contato, ou então ser direcionado para a loja virtual, diretamente para o produto em exposição.

Aqui pode ser implementado outra ferramenta do inbound marketing, que são as landing pages. Assim, o visitante pode disponibilizar os dados, servindo como atração de lead, e percorrer toda a jornada de compra. 

Compartilhamento ajuda na divulgação em massa

É preciso entender que há outras ferramentas dentro das redes sociais e que precisam ser exploradas ao máximo.

As empresas que trabalham com imagens e vídeos curtos podem investir parte do orçamento da campanha de marketing no Instagram Ads, utilizando as hashtags (#) acrescidas de palavras, ou até mesmo sentenças curtas, como forma de atração e interação entre os usuários.

Nessa rede social, especificamente, a forma que o inbound marketing funciona permite que o contato com os leads seja aplicado de uma forma orgânica, sem distrações ou interrupções, como é o caso do outbound marketing, que é muito utilizado em mídias tradicionais.

Site de busca é caminho de acesso facilitado

Quando alguém precisa de um produto ou serviço de maneira específica, é natural utilizar os sites de busca para fazer uma rápida pesquisa e ter à disposição diversos links que podem ser acessados a partir do próximo click no mouse, identificando os problemas e opções.

Por isso é importante implementar o SEO adequado, com palavras-chave e sentenças que façam sentido para o algoritmo dos sites de busca. Além disso, é preciso saber como anunciar no Google Ads e ter as páginas em destaque no topo e no rodapé da página, conciliando ambas estratégias e alcançando mais resultados.

Como é possível observar, a atração de leads e a conversão para clientes está muito relacionado em saber se relacionar de maneira direta, fazendo com que as pessoas tenham interesse e simpatia pelas marcas, serviços e produtos oferecidos.

Com diversas ferramentas à disposição das empresas, é possível fazer uma mensuração exata do alcance das publicações e do volume de visitação nos sites e blogs corporativos. 

leia também: Como abrir uma loja online

A campanha pode ser alterada conforme são observados os números de interação, compartilhamento, viralização, entre outros pontos, até que o objetivo seja alcançado, como vender cada vez mais.