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O Marketing Digital está mesmo saturado? Entenda a explicação!

O Marketing Digital está mesmo saturado? Toda a nossa vida passa pelo marketing de conteúdo, sejamos consumidores ou vendedores dos produtos e serviços. 

É impossível abrir um aplicativo no celular, na TV ou no PC sem nos depararmos com uma propaganda.

Esse recurso caracteriza uma oferta e variedade de oferta. A impressão que se tem é de que não existe mais o que, nem para quem vender, pois todas as ofertas já foram feitas.

Isso ocorre porque o mercado digital está superaquecido e, para alguns donos de negócio que sejam total ou parcialmente online, pode soar impossível conseguir tornar sua marca em algo competitivo, que vai marcar a vida das pessoas e, em última análise, levar o concret à conversão. 

Neste artigo, vamos falar sobre a saturação do mercado e sair dela através dos planejamentos e estratégias envolvendo o marketing de conteúdo digital. 

Através de ferramentas e ações constantes, o seu empreendimento com certeza irá decolar, sem você precisar se preocupar com o excesso de oferta e concorrência.

Mas antes de avançarmos para a contextualização é de extrema importância que confira sobre Marketing de Conteúdo o que é ? A fim do entendimento completo deste artigo! 

Marketing de conteúdo

O que é a saturação de mercado?

Dizemos que um mercado está saturado quando a demanda por um dado serviço ou produto operacional drasticamente, de forma a influenciar negativamente o fluxo do mercado. 

Isso ocorre geralmente quando um produto ou serviço já não é mais visto da mesma maneira pelo consumidor, isso quer dizer que, o valor percebido se alterou. 

De repente o seu produto ou serviço não é mais uma necessidade tão grande na vida da pessoa, e esta termina por adiar a compra. Quando isso ocorre de forma generalizada, uma demanda por aquele serviço ou produto se estagna. 

Mas por que isso acontece?

Na internet, esse problema ocorre devido à oferta gigantesca de produtos e serviços. Isso gera a sensação de que não há mais o que fazer para conseguir vendas, já que “todo mundo” está vendendo a “mesma coisa” para “muita gente”.

Na verdade, com o advento do marketing digital, pode-se dizer sem medo de errar que o mercado se alastrou em seu alcance. 

É um mar de ofertas que, pelo fato de ser tão grande, parece ter saciado todas as demandas possíveis.

O Marketing Digital está saturado?

A resposta mais simples para essa questão é: depende. Para alguns empreendedores do marketing, o mercado está bem saturado, para outros não. 

Por que existe essa diferença de opinião? Encontramos a saída deste enigma na forma como os empreendedores estão usando os meios digitais para melhorar o marketing de seus produtos e serviços. 

A grande realidade para a maioria dos casos que se aventuram pelo mundo das compras e vendas digitais é que eles ainda não entendem o escopo real, isto é, até onde o marketing digital pode usar-los. 

Se você é uma dessas pessoas, entenda que há uma saída, e que com o planejamento e execução certos é possível alavancar as vendas através do marketing de conteúdo eficaz. Para quem conhece a fundo o poder do marketing digital não existe mercado saturado. 

Como potencializar estratégias no Marketing Digital?

Por causa da facilidade e baixo custo, o uso das redes sociais, como o Facebook e o Instagram, tornou-se prerrogativa de todos os que entram no meio digital para divulgar sua marca. 

Essa é a noção e a prática mais básica de marketing. Porém, por ser acessível demais, hoje em dia toda empresa faz isso: das maiores às de menor expressão em seu nicho. 

Sair desse suposto abismo que separa a rede social e o cliente só é possível quando as estratégias de marketing são potencializadas. 

Tenha em mente que as redes sociais são o ponto de partida para a divulgação de seu negócio, jamais o ápice desta. 

Abaixo, você conhecerá as melhores estratégias para entender, e pôr em prática, as técnicas para atingir resultados por meio de marketing de conteúdo diferenciado e direcionado. 

Conheça seu produto e identifique oportunidades

O seu produto deve ser o início, o meio e o fim de todo o processo do seu marketing, pois este parte de você é divulgado, e quando tudo dá certo, chega até o consumidor final. 

Esse primeiro passo parece óbvio e intuitivo, mas é acima de tudo lógico. 

Quanto mais você conhece o seu produto (vale para infoprodutos também), suas características técnicas, suas forças, mais a fundo você irá na divulgação do mesmo. 

Saber exatamente o que seu produto oferece, e como ele pode atender às necessidades específicas do consumidor é essencial, pois é a partir dessas informações que você vai direcionar à chamada de todos os seus atos de propaganda. 

É importante levantar dados do mercado em si, descobrir o que a concorrência oferece e buscar o diferencial entre eles e você.

É no ponto de convergência entre as especificidades do seu produto, das necessidades do público-alvo e das tendências do mercado que você vai achar o lugar ideal para tornar a sua marca visível e necessária. 

Fique de olho em seu consumidor

Após fazer um trabalho de conhecimento a fundo do seu próprio produto ou serviço, o próximo passo é conhecer o consumidor. Fazendo uma analogia divertida, trata-se um pouco de saber: 

Quem é o meu cliente? Onde vive? Com quem anda? O que ele come?

Pode soar exagerado, mas não é. As melhores estratégias de marketing envolvem o conhecimento da persona, isto é, o seu cliente ideal. 

Todo produto tem um cliente ideal. É uma forma de corporificar as características de um público-alvo em uma pessoa só, de forma a construir naquele cliente ideal, tudo o que o cliente precisa ser e ter para tomar a decisão de levar o seu produto.

Monitore as redes, levante dados, faça pesquisas de satisfação, descubra o que ele precisa e adeque seu produto a isso. 

Veja o que ele tem visto, o que o interessa, pois é assim que você será capaz de sempre produzir conteúdos específicos.

A mais importante observação a ser feita é esta: é IMPOSSÍVEL construir estratégias de marketing, com conteúdos de valor, sem conhecer o seu produto e o seu consumidor.

Construa conteúdos interativos

Ter relacionamento com seu público é uma prática que deve começar agora e se estender pelo tempo que a sua empresa continuar. O melhor jeito de criar e manter essa ligação é através do marketing de conteúdo. 

Produzindo conteúdo de valor na internet, você vai interagir cada vez mais com o consumidor.

 A ideia é oferecer tudo o que ele precisa e quer saber dentro daquele nicho em que você atua.

Conhecido como marketing de experiência, essa estratégia tem sido adotada por empresas no meio digital cada vez mais. 

Isso se tornou possível por causa dos avanços das tecnologias na internet. Existem aplicativos específicos para a criação de conteúdos interativos e você deve sempre investir neles.

Construa um blog

Ainda na esteira no marketing de conteúdo, mencionamos o blog, que já é bastante usado no meio, mas não deve jamais ser desprezado. 

Essa estratégia é relativamente antiga, mas há motivos para ser tão usada até hoje!

Um blog é a melhor maneira de, aos poucos, construir autoridade e tornar sua marca visível. 

O raciocínio é bem simples: quanto mais você falar daquele assunto, destrinchando em temas interessantes e conteúdos diversos (com textos, imagens e vídeos), mais você aparenta saber do que diz. Isso dá legitimidade e confiabilidade à sua marca. 

Outra maneira de criar sua autoridade é através de Guest Posts e, caso seja necessário você pode conferir um Guia Definitivo, contextualizando sobre o que é Guest Post e, como potencializar a marca da sua empresa.

Ao fazer parceria com outros blogs, para que eles produzam conteúdo no seu site e você no deles, cria-se uma rede de informações confiável, que confere autoridade aos dois. 

Os Guest Posts ajudam na visibilidade da sua marca, pois o próprio mecanismo de busca do Google leva isso em conta na hora de ranquear as páginas.

Com tudo isso, o cliente começará a gostar e lembrar de você quando precisar de respostas para uma dúvida relacionada ao seu nicho. Uma vez que sua marca está na memória do cliente, ele se torna um comprador fiel.

Marketing digital

Conheça Plataformas e Ferramentas que potencializam suas estratégias

Essa parte do serviço pode ser automatizada, portanto vale a pena investir nas ferramentas que podem levantar dados e cruzá-los, por exemplo, além de aumentar de forma automática o alcance de sua propaganda para um público segmentado. 

Você foca suas energias nas partes mais subjetivas da estratégia, como a criação de conteúdos para seu blog corporativo e os Guest Posts, enquanto deixa a máquina cuidando da parte analítica e matemática. Algumas ferramentas mais utilizadas são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Linkedin Ads

Essas ferramentas poderosas servem para que seu anúncio não seja desperdiçado no ambiente digital, pois vão direcioná-lo a quem realmente quer aquilo. 

Você também pode controlar o tráfego através delas a partir das análises frequentes que oferecem sobre cada anúncio publicado.

Integre o marketing e vendas

Embora esse seja um processo que demanda muito trabalho, é essencial para a sua empresa. O marketing de conteúdo não pode ficar “separado” das vendas. Não é “anúncio de um lado, conversão do outro”. Isso não funciona. 

Na verdade, o que precisa ser feito é um levantamento de informações trazidas pelo marketing para que haja mais conversões, e na outra ponta descobrir se o número de conversões para aquele determinado anúncio está aumentando ou diminuindo.

Na prática, você precisará saber usar as ferramentas de análise, como o Google Analytics. Isso envolve todo um processo de observação do que funciona mais para seu negócio. 

Por exemplo, há empresas que fazem bom uso das landing pages, outras investem mais pesado nos títulos de conteúdo. É uma questão de descobrir qual é o mais adequado para sua marca.

E não para por aí! É importante fazer o remarketing, que é quando você dispõe o mesmo anúncio várias vezes. 

Suponhamos que uma pessoa clicou em um anúncio em vídeo da sua marca no Youtube, mas ficou apenas aí: não foi levada à conversão. 

O remarketing levará esse anúncio para ela em outras redes sociais, como o Facebook, e dessa forma sua marca vai aparecer mais vezes para ela. Essa prática aumenta em muito as chances de conversão.

Por fim, o uso das redes no atendimento ao consumidor também não pode ser deixado de fora. Além de serem um canal de engajamento, é uma forma de responder dúvidas e interagir diretamente com o cliente. 

Tenha sempre uma equipe de pronto atendimento à disposição, pois o cliente sente-se valorizado e isso contará na hora em que decidir pela compra.

Monitore resultados

A análise dos resultados de suas estratégias de marketing é a última etapa do ciclo. 

Quando você entende a fundo como anda o tráfego orgânico, o tráfego pago, o nível de engajamento e reconhecimento da marca, torna-se possível melhorar a estratégia, buscar novas técnicas e consertar o que não tem dado certo.

Preciso de conteúdo diferenciado no blog corporativo ou mais Guest Posts, mais parcerias? Quais foram os resultados do remarketing? Em qual rede meu produto ou serviço prevalece mais?

Essas são perguntas que precisam ser feitas sempre, com respostas certeiras. Só assim você conseguirá fazer mudanças adequadas e manter as estratégias assertivas.

Estratégias assertivas

Conclusão

Marketing digital saturado? O mercado só está saturado para quem ainda não aprendeu a usar o marketing digital ao seu favor. Apesar dessa realidade ser dura, não há motivo para se desanimar. 

Apenas comece a implementar todas as estratégias de marketing vistas aqui. Dê os primeiros passos na jornada de reconhecimento de sua marca para ter clientes fiéis. 

Com o tempo e a prática, você verá que o marketing de conteúdo digital é um sopro de ar fresco necessário à vida de todo empreendimento, e com seu domínio você estará sempre no topo do seu nicho, sem ter que se preocupar com a estagnação da demanda de um mercado saturado.

Confira Também: Por que investir em Marketing Digital?

Espero que o conteúdo sobre Marketing digital saturado tenha sido esclarecedor para seu entendimento e, caso tenham dúvidas é só comentar aqui embaixo.

Grande abraço e até a próxima!