Agora esta é a questão do milhão de dólares! Existe toda uma indústria construída em torno para garantir que os websites estejam listados na primeira página do Google e por uma razão muito boa. Afinal, 75% dos usuários nunca passam da primeira página de resultados de busca.
Para muito cursos que estão na internet, a classificação na primeira página para pesquisas de marca é geralmente muito fácil se você estiver seguindo as regras básicas de SEO. No entanto, você também quer classificar altamente para pesquisas mais genéricas sem marca, por exemplo, “melhores agências de marketing digital”, “Agência de SEO” ou mesmo “marketing digital para ecommerce“.
Separamos algumas maneiras de como você pode fazer isso…
1. Anúncios do Google
Pague uma quantia ao Google para estar nas frentes das pesquisas…
Isto está tecnicamente enganando o sistema ao classificar automaticamente no topo da página de busca, porém pode ser de grande valor se você estiver tentando aumentar sua classificação em certos termos de busca, mas não pode, por alguma razão.
Usando o Google Adwords você pode definir orçamentos para a quantia que gasta e pode selecionar para direcionar certos termos de busca, o que é especialmente útil para buscas onde você normalmente não teria uma classificação alta.
Há um debate constante sobre se você deve pagar por anúncios de busca ou fazer isso da maneira ‘orgânica’, portanto, se os anúncios não são algo que você planeja usar, precisamos melhorar sua busca orgânica usando táticas de SEO…
2. SEO básico para o seu site
Como mencionamos anteriormente, verificar se o seu site possui o básico para o posicionamento de SEO é a melhor maneira para quem almeja estar aumentando sua classificação perante os mecanismos de pesquisas.
Você precisa ter certeza de ter percorrido etapas como:
- Estrutura sensata de nomenclatura de URL;
- Dimensionamento apropriado das imagens e etiquetas alt relevantes;
- Títulos de páginas e meta-descrições populares;
- Torne o seu conteúdo interessante para quem precisa;
- Adicionar links para outras páginas e websites
3. Palavras-chave cauda longa
Palavras-chave são efetivamente as palavras que as pessoas estão procurando. Quanto mais comum uma frase, maior é a competição por espaço na 1ª página do Google.
Por exemplo, tentar ser classificado para “barata” vai ser quase impossível, pois você está competindo contra todos e tudo no mercado escolar.
No entanto, concentrar-se em palavras-chave de cauda longa, como “Dedetizadora para baratas no Rio de Janeiro”, é muito mais fácil e, muito provavelmente, mais benéfico, pois a maioria das buscas como a maioria está no formato de cauda longa.
Mas o que isto significa para o seu conteúdo?
Você precisa ter certeza de que está incluindo as palavras-chave corretas no seu conteúdo. De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor Agência de Marketing Digital, as palavras de cauda longa são bastante utilizadas pelo usuário. Afinal, em vários casos são perguntas frequentes feitas nos mecanismos de busca.
Ele também informa, que pelo pouco conhecimento sobre o assunto pelos empreendedores, vale a pena procurar uma Agência de SEO que eles sempre dão um auxílio inicial de como a sua marca está performando na internet.
4. Conteúdo da página de alta qualidade
Para que o Google classifique sua página com alta relevância, ele precisa pensar que o conteúdo da página é o melhor para o que está sendo pesquisado.
Toda a idéia do Google é enviar o usuário exatamente para o que ele está procurando. O conteúdo da página precisa ser envolvente e útil para o usuário, se não for clicado por ele.
Você precisa ter certeza de que está cobrindo as informações que um usuário precisa de uma maneira que seja fácil de ler. Use parágrafos, tabelas, gráficos, vídeos, entre outras opções claras para quebrar o conteúdo e torná-lo facilmente digerível.
Além disso, disponibilize sempre conteúdos originais. Para evitar conteúdo duplicado, recomendo a leitura do posto sobre como verificar plágio online.
Considere também a extensão, páginas que contêm apenas um parágrafo ou dois de informação não serão classificadas tão bem quanto aquelas com uma página inteira de informação. Embora o velho adágio de qualidade sobre quantidade ainda se aplique, ter um conteúdo mais longo que as pessoas queiram ler sempre vai beneficiar sua classificação.
5. Linkagem
A linkagem é muito importante para SEO e a sua classificação no ranking do Google, ambos entregam relevância para o seu site. Se você tiver outros sites com links de volta para o seu e, vice-versa, se você tiver links, isso pode ter um impacto positivo.
A idéia por trás disso é que um website que está sendo linkado, provavelmente deve ser uma boa página, caso contrário as pessoas não teriam um link para ele em primeiro lugar. Da mesma forma, se você estiver fazendo um link para outros sites úteis, como guias locais, informações do corpo administrativo, fornecedores de uniformes escolares, etc., seu site se tornará mais útil para os usuários.
Isto é uma coisa muito difícil de fazer, obviamente, pois você depende de outros sites, no entanto, há algumas coisas que você pode tentar:
- Publicação de visitas em blogs locais;
- Use suas mídias sociais para criar links para seu site em postagens relevantes;
- Alcance as comunidades locais que possam ter um vínculo com seu nicho de mercado;
- Falar com ex-alunos sobre oportunidades;
6. Blogs e artigos
Uma maneira de ajudar com os links e sua estratégia geral de SEO é começar a escrever um blog ou postar artigos em seu website (se você ainda não o está fazendo!)
Se você escrever mais conteúdo, terá mais chances de se classificar na primeira página do Google. Uma maneira prática para traduzir este momento: Se você escrever mais e quanto mais páginas o Google olhar em sua classificação de mercado, mais tráfego você trará ao seu site.
Blogging é a principal forma de marketing de conteúdo e o Google adora blogs! As empresas que têm blogs têm por volta de 450% mais páginas indexadas do que as empresas que não possuem blogs.
Confira também um conteúdo completo sobre Ferramentas gratuitas para SEO
Que tipo de blogs você poderia produzir?
Vamos a um exemplo prático:
O blog do chefe/principal: Fale sobre tecnologias educacionais, liderança, criatividade, diferenças em sala de aula, afinal, isso torna a sua escola diferente, a indústria educacional em geral.
Blog do aluno: O que as crianças estão fazendo, o que elas aprendem, ouvem coisas da sua perspectiva, viagens, extra-curriculares.
O blog do professor: similar ao blog do diretor, mas com vários membros da equipe, novas técnicas de ensino, guias educacionais e conhecimentos do meio.
7. Velocidade da página
Mesmo que você tenha tudo acima e o seu website não carregar corretamente e rapidamente, ele negará todo o seu trabalho árduo.
45% dos usuários deixarão um website se ele for lento para carregar com o tempo médio de carga esperado é de apenas cerca de 3 segundos.
Se os usuários deixarem seu site rapidamente e não retornarem, então seu projeto será visto como menos amigável pelo Google. Dessa forma, será classificado abaixo, independentemente das outras coisas que você fizer para tentar aumentar sua classificação.
Você pode realizar um teste de velocidade gratuito através do Google Page Insights para ver como sua página está performando na Internet.
Concluindo…
Não apenas uma agência especializada em SEO que pode ranquear o seu site na primeira posição do Google. Mas lembre-se que o trabalho não é fácil!
Curtiu esse artigo? Então, deixe aqui o seu comentário. Queremos muito saber que estratégias de SEO você usa em sua página.