Qual o Papel da Madrinha de Consagração?

Este artigo irá tirar as principais dúvidas sobre o que é e qual o papel da madrinha de consagração, qual o seu papel e sua importância para a religião católica e para a criança que será batizada.

Também abordaremos sobre as diferenças entre uma madrinha de consagração e madrinha de batismo. Além disso, no final, passamos dicas importantes e vamos tirar algumas dúvidas.

Quando alguém recebe o convite para serem padrinhos de consagração ou mesmo de batizado, logo vem muitas dúvidas, porém fique tranquilo! Se você realmente deseja saber mais sobre o assunto, recomendo que leia atentamente todo o conteúdo.

O que é madrinha de consagração

Primeiramente, vamos entender qual o significado de “Madrinha”. O Termo Madrinha veio da palavra latim “mater” e em português significa “mãe”. Esse nome é dado a uma pessoa que se compromete em proteger e cuidar de alguém. A partir daí surge o apadrinhamento.

A madrinha de consagração é uma pessoa do sexo feminino que acompanha a criança até o momento da consagração a nossa Senhora.

O que é madrinha de consagração
Imagem: Pexels

Quem se compromete em se tornar uma madrinha de consagração tem o papel de dar apoio espiritual e ensinamentos da fé à criança. Além disso, ela dá todo o auxílio necessário para que a mesma se torne uma boa pessoa.

Qual o papel da madrinha de consagração?

Afinal, qual o papel da madrinha de consagração? A madrinha tem a missão dw mostrar os caminhos da fé durante o crescimento do afilhado e estar sempre orientando no que for preciso acerca da espiritualidade e da vida.

Apesar de ser um ato simbólico é algo muito importante para a fé católica, pois é um ato de cuidado espiritual.

O que é Madrinha de Batismo?

Afinal, o que é ser madrinha de batismo, o que ela faz e qual a sua importância?

A “madrinha de batismo” é uma mulher escolhida pelos pais para acompanhar a criança no ritual de batismo católico. 

Quando uma pessoa assume o papel de ser uma madrinha de batismo, a mesma está se comprometendo a ajudar na educação da criança e acompanhá-la de modo como se fosse uma segunda mãe.

Uma criança só poderá ter uma única madrinha de batismo e a partir do momento da cerimônia, a criança passará a ser seu afilhado (a).

Madrinha de Consagração X Madrinha de Batismo

Vejamos a diferença entre madrinha de batismo e madrinha de consagração.

A Madrinha de Consagração está mais voltada para a parte de devoção, assim como a proteção espiritual, mas pode acompanhar o desenvolvimento da criança também. Assim, ela não é a mesma madrinha de crisma.

Já a Madrinha de Batismo é a pessoa que leva a criança à pia para ser batizada e irá ajudar junto com os pais na vida pessoal e na fé para que a criança se torne um cidadão exemplar. 

Quem pode ser madrinha de consagração?

As exigências são poucas, mas é bom que a pessoa esteja disposta a assumir tal responsabilidade, além disso, ela precisa ser religiosa. Portanto, a pessoa deverá ser uma mulher, que tenha mais de 16 anos e que seja da religião Católica.

O convite geralmente é feito pelos pais da criança e o mesmo deve ter antecedência de alguns meses para não haver desistência ou dúvidas. 

Madrinha de consagração deve dar algum presente?

Se tratando de presentes, isso é opcional. Se desejar presentear seu afilhado você pode optar por algo que tenha a ver com a fé e devoção, porém algumas pessoas dão presentes normais, como por exemplo roupas e brinquedos, por exemplo.

Ainda existem algumas mães que dão lembrança para madrinha na hora do convite, isso é como uma forma de eternizar aquele momento, mas não é uma regra,

Como convidar uma madrinha de consagração?

Algumas recebem com surpresa e alegria quando são convidadas para se tornar madrinha de consagração, outras detestam a ideia. No entanto, as mães devem elaborar um convite no qual explicam sobre a importância do batismo e o seu do papel.

Então, faça um convite bem elaborado, com uma cartinha pedindo a pessoa para se tornar a madrinha de consagração do seu filho. Se houver recusa não tente impor esse papel à força, mas simplesmente procure outra pessoa que tenha o perfil para assumir tal função.

O que a madrinha de consagração faz na hora do batizado?

É bom lembrar que a Madrinha de consagração não é a mesma do Sacramento do Batismo, mas sim é a pessoa que fica encarregada de apresentar a criança a Nossa Senhora. Normalmente, a consagração a Nossa Senhora é uma cerimônia que ocorre depois do batismo. 

Qual a roupa para madrinha de consagração?

Se tratando de um ato religioso, a madrinha de consagração deve estar com roupas compostas, sendo que a maioria das mulheres optam pelos vestidos ou calças e camisa. Mas, é bom evitar roupas com cores berrantes, os tons mais claros são os mais indicados, como branco, bege ou pastel. 

Qual a roupa para madrinha de batismo?

A madrinha de batismo também deve vestir-se adequadamente para o ato religioso, por isso, boa parte das mulheres utilizam vestidos para a cerimônia. Não é bom as cores muito berrantes, os tons mais claros são os mais indicados.

Para ser madrinha de batismo precisa ser crismada?

Segundo o pároco Renato Vieira, o ideal é que os padrinhos sejam: “batizados quando crianças, feito catequese e crisma”, além disso, ele diz que essas pessoas devem participar de maneira ativa da rotina da Igreja.

Confira também sobre quem foi Padre Cícero!

Dúvidas frequentes

Madrinha de batismo
Imagem: Pixabay
Qual o dever da madrinha de consagração?

Essa pessoa tem o papel de guiar e proteger a criança no tocante à fé, espiritualidade e proteção através dos conselhos e orações.

O que a madrinha de consagração dá de presente?

As Madrinhas de consagração não são obrigadas a dar algum tipo de presente, mas se elas desejarem podem sim. Algumas pessoas presenteiam os afilhados com algo que tenha alguma relação com a fé, outras pessoas dão presentes normais. 

Madrinha de consagração ajuda a escolher a roupa do batizado?

Apesar desse não ser o seu papel, pode sim. A madrinha pode acompanhar a mãe até uma loja ou ir a uma feira para fazer a escolha da roupa da criança.

Como fazer um convite para madrinha de batismo ou consagração?

Use a criatividade para impactar o ato de recebimento e sempre dê destaque acerca da religiosidade. Algumas pessoas compram até caixinhas de convite, pois elas já vêm prontas, basta simplesmente acrescentar algo de texto.

O que precisa para ser madrinha de batismo

1- Receber um convite pelos pais da criança;
2- Possuir 16 anos ou mais; 
3- Ser batizado na igreja católica e ser católico.

O que é apadrinhamento?

O apadrinhamento é um vínculo que tem relação afetiva e normalmente são utilizados os termos padrinho e madrinha. Esse é um ato de oferecer proteção, apoio e geralmente acompanha a pessoa durante toda a vida.

Conclusão

Escolher os padrinhos de consagração e de batismo são tarefas de muita importância, mas que precisam de reflexão para uma boa escolha. Saibam que eles vão guiar a criança no caminho da fé durante toda a vida.

Vale lembrar que o ato do batismo é algo importante para quem segue os ensinos católico, mas antes de aceitar ou recusar um convite desses é bom que a pessoa entenda o que é e sua importância. 

Espero que tenha compreendido o que é, qual o papel da madrinha de consagração e sua importância para a religião católica, mas se ainda tiver dúvidas deixe sua pergunta nos comentários.

123 Notícias

Outros artigos

Ferramentas Gratuitas para SEO

Conheça 6 ferramentas de gratuitas de SEO para otimizar o ranqueamento do seu site no Google. Com isso, você poderá obter tráfego orgânico e aumentar a receita de s...

Ler artigo