4 dicas para cuidar dos dentes no dia a dia

Ter um bom sorriso é o desejo de diversas pessoas. Por isso, é importante entender e conhecer como cuidar dos dentes no dia a dia de maneira prática, eficiente e constante.

Além dos benefícios que esses cuidados podem trazer para a autoestima, a qualidade dos dentes também é fundamental para o bom funcionamento do organismo

Por que é importante cuidar dos dentes?

Como dissemos, os dentes podem elevar e muito a autoestima das pessoas, visto que, essas estruturas costumam ser o primeiro elemento a ser observado pelas pessoas. 

Quando ele está com algum problema, seja na formação ou na estruturação, é natural que outros reparem os defeitos, o que pode causar certos incômodos.

Mas, além disso, os dentes são fundamentais também para algumas ações importantes do corpo e do organismo. Além de ajudar na fala, os dentes também são essenciais para a mastigação de alimentos e, consequentemente, para o processo digestivo como um todo.

Nesse sentido, os cuidados com os dentes são fundamentais para que eles se mantenham fortes e qualificados durante toda a vida das pessoas. Dessa maneira, é essencial que todo mundo se atente a esses cuidados desde os primeiros anos de vida.

Cuidar dos dentes
Fonte da imagem: br.freepik.com

Claro, naturalmente existem fatores que podem determinar uma condição adversa na formação dos dentes de cada um e que fogem um pouco do controle das pessoas. 

Nesses casos, em que os dentes sofrem com algum problema de formação e estruturação, é sempre possível buscar soluções em clínicas especializadas, como o uso de lente de dente.

Evita doenças

Outro fator determinante para começar a cuidar devidamente da saúde bucal, é o aumento da possibilidade de se evitar doenças graves que atingem essa região.

Conforme você se alimenta, as bactérias contidas nos alimentos acabam se alojando entre os dentes, na gengiva e na língua. 

Se você não eliminar essas bactérias, elas se proliferam e causam ainda mais estragos, podendo danificar os dentes, prejudicar tratamentos de lentes de porcelana nos dentes e também gerar doenças perigosas, tais como:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Canal dentário;
  • Halitose;
  • Gengivite.

Essas doenças mencionadas são mais simples, mas que devem ser evitadas. O principal problema é quando a falta de cuidados evolui para doenças mais graves, como a periodontite, câncer e até problemas cardíacos.

A periodontite, por exemplo, pode afetar diretamente a raiz do dente, já que o periodonto é o conjunto de tecidos que sustenta o dente. 

Nesse sentido, caso a doença se agrave é possível que um ou mais dentes caiam, sendo necessário utilizar um implante dentário. 

A faceta dental também é uma ótima opção para quem procura tratar de seus dentes sem perder o sorriso branco, brilhante e bem estruturado. 

Como cuidar da saúde bucal

Bom, não poderíamos falar que é fundamental cuidar da saúde dos dentes e não passar dicas importantes de como você deve ter esses cuidados durante seu dia a dia. 

Dessa maneira, selecionamos algumas dicas simples que você deve aplicar na sua rotina e que podem garantir dentes mais saudáveis e ajudar a evitar problemas futuros.

  1. Escove bem os dentes

Escovar bem os dentes parece uma dica antiga, mas é importante destacar e reforçar essa ideia, pois ainda sim muitas pessoas não se atentam a isso. 

Esse processo é ainda mais importante em pessoas que utilizam, por exemplo, aparelho dental de porcelana, pois ajuda o tratamento a ser mais eficaz.

Entretanto, é importante destacar que, quando falamos de boa escovação, estamos falando de continuidade. É essencial escovar bem os dentes todos os dias, e por diversas vezes durante o dia, essencialmente após as refeições.

  1. Escove a língua

Como dissemos, a língua também é um ambiente propício para o acúmulo de bactérias. Nesse sentido, não basta apenas escovar bem os dentes. Além deles, é essencial passar a escova na língua, eliminando as bactérias e evitando, por exemplo, a halitose.

  1. Utilize fio dental

É muito comum que os alimentos fiquem presos entre os dentes, em espaços que a escova não alcança. Para quem utiliza aparelho de porcelana, por exemplo, isso é ainda mais comum e é mais difícil retirar os alimentos apenas com a escovação.


Por isso é essencial também utilizar o fio dental após a escovação, alcançando uma higienização mais completa e evitando uma série de problemas, como doenças bucais, sangramento gengival, entre outros.

  1. Consulte seu dentista regularmente

Apesar dessa nossa última dica não ser uma ação que você pode realizar diariamente, é importante reforçar a necessidade de consultar um dentista com regularidade.

Além de ajudar a garantir uma limpeza mais completa em certos períodos, a consulta com esses profissionais ajuda a propiciar tratamentos dentários importantes. 

Para quem está passando por algum tipo de tratamento é necessário reforçar a presença no dentista, verificando, por exemplo, o funcionamento de facetas de porcelana antes e depois do início do tratamento. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.

123 Notícias

Outros artigos