A Telemedicina Ao Longo Da Pandemia Do Coronavírus: Saiba Mais!

Durante a pandemia do coronavírus tivemos que nos adaptar a uma vida em isolamento social, contando muito com a internet e com o computador para tudo. Quando falamos de atendimento médico, a telemedicina foi responsável por garantir a sua qualidade.

Provavelmente você usufruiu ou realizou esse serviço durante esse tempo de pandemia. Mesmo em alguns casos que você não sabe, a telemedicina está sendo utilizada.

Então, continue lendo esse artigo para entender como a telemedicina ajudou a população durante esse período conturbado.

O que é a telemedicina?

A telemedicina não é novidade nenhuma. É uma prática já utilizada há anos, mas que demorou um pouco para vingar em muitos lugares, sendo o Brasil um deles.

Algumas práticas, como a telerradiologia, muitas pessoas já utilizam, mesmo sem saber. Mas, a telemedicina envolve muitas coisas.

Com a pandemia, a nossa vida mudou muito e muitas atividades que estávamos acostumados a fazer presencialmente tiveram que ser adaptadas para serem feitas à distância, através do computador.

Pois, é se proteger do novo coronavírus, e o distanciamento social foi por muito tempo a melhor opção para isso. Até mesmo com a vacina, até atingirmos um bom número de vacinados, o distanciamento deve se manter quando possível.

Quando falamos de atendimento médico, muitas pessoas tiveram muito medo de ir aos consultórios, hospitais e clínicas, por considerarem um local em que pode haver muita exposição ao vírus.

Realmente, o ideal é ir apenas quando realmente necessário. Mas, por conta disso, muitas pessoas passaram a não ir em consultas rotineiras e importantes, colocando a sua saúde um pouco de lado.

Além disso, os profissionais de saúde estão se colocando em risco por não deixarem de fazer o atendimento que os seus pacientes realmente precisam. Por isso, uma solução encontrada para esse problema é a telemedicina.

Durante a pandemia, a telemedicina permitiu que fosse possível o atendimento médico com total segurança, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde.

Apesar de ser comum e de não ter surgido com a pandemia, a telemedicina não era uma prática muito comum aqui no Brasil. Por isso, os médicos, e pacientes, tiveram que se adaptar a essa nova maneira de atendimento médico.

Inclusive, aqui no Brasil, é uma prática que só foi regulamentada com o início da pandemia, em 2020.

O que a telemedicina nos trouxe?

Quando falamos de telemedicina, estamos falando de atendimento médico online. Podemos falar das consultas feitas por chamada de vídeo, ou até mesmo de exames e envio de laudos à distância.

Todos os casos possuem muitos benefícios. O atendimento em consulta online pode ser muito importante para garantir as consultas rotineiras que garantem a nossa saúde.

Ela permite que as pessoas continuem indo visitar o médico, sem se expor. É claro que não é possível em todos os casos, porque há a necessidade de alguns exames.

Mas, é aí que entra a área da telerradiologia. A telerradiologia permite o envio das imagens dos exames de radiologia para que o seu médico possa fazer o diagnóstico de casa.

Com isso, você vai ao laboratório, faz o exame, e em menos de 30 minutos o laudo sai. Pois, as imagens e dados são enviados digitalmente para técnicos e médicos radiologistas que irão emitir um laudo a distância.

Essa agilidade que a telemedicina nos permite traz também uma maior segurança para o paciente e profissionais envolvidos. Pois, tudo é mais rápido e não há a necessidade de esperar pelo atendimento, fazendo com que você se exponha por menos tempo.

Então, esse laudo é enviado para o seu médico e você pode fazer a consulta online com ele para que seja dado um diagnóstico e recomendado um tratamento. Com assinatura digital, o médico pode enviar receitas e pedidos de exames para você pelo computador.

Além disso tudo, a telemedicina ajudou a democratizar o acesso a atendimento médico nesse momento tão delicado em que estamos vivendo.

São muitos os lugares do Brasil que não tem acesso rápido e próximo a atendimento médico, precisando se deslocar até outra cidade para ser atendido. Com a telemedicina, é possível levar atendimento em qualquer lugar, o que foi fundamental nesse momento.

O que aprendemos sobre a telemedicina com o coronavírus?

Apenas em abril de 2020 foi criada a lei nº 13.989, que autoriza e regulamenta a utilização da telemedicina no Brasil.

Com tudo isso feito às pressas, o que aconteceu foi que muitas pessoas tiveram algumas dificuldades com a sua utilização. Tivemos que nos adaptar aos poucos a essa nova maneira de fazer atendimento médico.

Principalmente no início, muitas pessoas não conseguiram se adaptar muito bem, optando por não fazer a consulta ou se expor, por não se sentir tão bem na consulta online.

Mas, com o tempo, todos fomos nos adaptando e, no fim das contas, foi possível tirar algumas conclusões dessa experiência. Sem dúvidas, o Brasil estava um pouco atrás nessa prática.

Essa experiência nos ensinou que é preciso que os profissionais de saúde estejam sempre antenados e estudando. Pois, muitos profissionais se mostraram despreparados para utilizar essa tecnologia.

Os profissionais devem entender que cada vez mais tecnologias de telemedicina serão incorporadas no seu dia a dia. Por isso, é preciso ter um preparo para conseguir oferecer um atendimento de qualidade à distância.

Com isso, os médicos tiveram que aprender na hora como funcionava. Precisaram entender como fazer um bom atendimento sem estar pessoalmente com o paciente.

Sem dúvidas, é preciso se adaptar e entender como você pode fazer essa consulta da melhor maneira possível. É importante abraçar a tecnologia e entender que ela é uma amiga e está aqui para ajudar a melhorar o atendimento e levá-lo para todos.

Veja o que você precisa saber sobre: Planos de saúde privado

Conclusão

Então, a telemedicina veio como uma aliada, possibilitando o atendimento médico à distância, seguro, e para todos, até para quem mora em regiões remotas do Brasil.

Por isso, é muito importante que os profissionais de saúde entendam como funciona a telemedicina e o quanto é fundamental para um bom trabalho.

E aí, você utilizou a telemedicina durante a pandemia? Comente aqui sua experiência!

123 Notícias

Outros artigos

Ferramentas Gratuitas para SEO

Conheça 6 ferramentas de gratuitas de SEO para otimizar o ranqueamento do seu site no Google. Com isso, você poderá obter tráfego orgânico e aumentar a receita de s...

Ler artigo