Pular para o conteúdo
Início » As Melhores Posições Para Dormir [Atente-se Ao Colchão Também]

As Melhores Posições Para Dormir [Atente-se Ao Colchão Também]

As Melhores Posições Para Dormir [Atente-se Ao Colchão Também]

Há várias opiniões sobre qual é a melhor posição para dormir. Alguns dizem que dormir de costas permite o melhor alinhamento espinal, enquanto outros afirmam que dormir de barriga para baixo facilita o ronco e pode ajudar a prevenir a apneia do sono.

Em última análise, a melhor posição para dormir é a que lhe é mais confortável. No entanto, se sofrer de dores nas costas ou outros problemas de saúde, existem certas posições que podem ser melhores para si. Fale com o seu médico sobre o que ele lhe recomenda.

Os Benefícios Das Diferentes Posições de Sono

Dormir de costas: Essa posição ajuda a manter a sua coluna vertebral alinhada e pode também reduzir o ronco. Se sofrer de dores lombares, esta posição pode não ser ideal para si, pois pode exercer pressão sobre as suas costas.

Dormir de lado: Esta posição pode ajudar a reduzir o ronco e também é boa para pessoas com artrite ou outras dores articulares, uma vez que tira a pressão das articulações. Se estiver grávida, dormir do lado esquerdo é ideal, pois evita a compressão da veia cava (uma veia grande que devolve sangue ao coração). Dormir de bruços: Esta posição pode ser útil para pessoas com apneia ligeira do sono ou com problemas de ronco. No entanto, pode agravar as dores no pescoço e nas costas, e pode até contribuir para as rugas devido à pressão no seu rosto.

Em última análise, a melhor maneira de descobrir qual a posição de sono que funciona melhor para si é experimentar em diferentes posições e ver o que se sente mais confortável.

Não há maneira errada de dormir, por isso encontre a posição que melhor lhe convém e mantenha-se fiel a ela. Se tiver algum problema de saúde que possa ser exacerbado por uma certa posição de sono, não se esqueça de falar com o seu médico antes de o experimentar.

Qual o Tipo de Colchão Mais Adequado Para Dormir?

Existem muitos tipos diferentes de colchões no mercado, por isso pode ser difícil saber qual deles é o mais adequado para você. A melhor maneira de descobrir é ir a uma loja e experimentar alguns diferentes.

De modo geral, existem 3 tipos de colchão, os colchões com molas, colchões com espuma (mais conhecido como espuma viscoelástica), e os colchões de Latex.

Cada um tem seus prós e contras. Dos 3 tipos, os colchões de Latex costumam ser os mais caros. De modo geral os colchões mais baratos são os colchões de solteiro feitos com molas.

Depois de encontrar um que se sinta confortável, pergunte sobre a garantia e a política de devolução. Queira ter a certeza de estar recebendo um produto de qualidade e que irá durar.

Quantas horas é o ideal para uma boa noite de sono?

A maioria dos experts concordam que 7-8 horas de sono é ideal para a maioria dos adultos. Contudo, há algumas pessoas que precisam de mais ou menos sono para se sentirem descansadas e funcionarem no seu melhor. Se achar que precisa mais ou menos do que a quantidade média de sono, provavelmente não há motivo para preocupação.

No entanto, se se vir que não dorme o suficiente ou se sente cansado durante o dia, poderá ser altura de falar com o seu médico. A privação do sono pode levar a graves problemas de saúde, pelo que é importante certificar-se de que você está tendo a quantidade de sono adequada às suas necessidades.

Quantas horas temos de sono REM?

O sono REM é a fase mais profunda e mais repousante do sono. A maioria das pessoas tem cerca de 20-25% do seu tempo total de sono em sono REM. Esta percentagem pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente permanece bastante consistente ao longo da vida de uma pessoa.

Quais são as fases do sono?

Existem quatro fases principais do sono: sono leve, sono profundo, sono REM, e sono acordado. O sono leve é a etapa entre estar acordado e adormecer. Durante esta fase, o ritmo cardíaco e a respiração diminuem e a temperatura corporal diminui.

O sono profundo é a segunda fase do sono e é quando o seu corpo se repara a si próprio. O ritmo cardíaco e a respiração estão no seu ponto mais baixo durante esta fase é difícil acordar do sono profundo.

O sono REM é a fase mais profunda e mais repousante do sono. A maioria das pessoas sonha durante o sono REM e o ritmo cardíaco e a respiração são erráticos. O sono acordado é a fase entre dormir e acordar. Esta fase normalmente dura apenas alguns segundos e as pessoas normalmente não se lembram dela.

Quais são alguns distúrbios do sono comuns?

Existem muitos tipos diferentes de distúrbios do sono, mas alguns dos mais comuns incluem insônia, apneia do sono, narcolepsia, e síndrome das pernas inquietas. A insónia é a dificuldade em cair ou em permanecer adormecido.

A apneia do sono é quando uma pessoa deixa de respirar por curtos períodos de tempo durante o sono. A narcolepsia é uma condição que causa fadiga diurna excessiva e pode fazer com que as pessoas adormeçam de repente e sem aviso prévio.

A síndrome das pernas inquietas é uma condição que causa uma vontade irresistível de mover as pernas enquanto em repouso ou a dormir.

O sono é uma parte importante da vida, mas pode ser difícil conseguir a quantidade certa de sono se se tiver um distúrbio do sono. Se pensa que pode ter um distúrbio do sono, fale com o seu médico.

Há muitas opções de tratamento diferentes disponíveis e, com a ajuda de um médico, pode encontrar a que é mais adequada para si.

Confira também: como manter o colchão higienizado.

O que devo fazer se não consigo dormir?

Se virar à noite, há algumas coisas que se podem fazer para tentar adormecer. Primeiro, evite cafeína e álcool antes de se deitar. Ambas as substâncias podem impedir que adormeça e se mantenha adormecido.

Segundo, criar uma rotina para dormir e seguir ela. Ir para a cama à mesma hora todas as noites e se levantar à mesma hora todas as manhãs. Isto irá ajudar o seu corpo a entrar num ritmo de sono. Finalmente, crie um ambiente relaxante no seu quarto.

Certifique-se de que o quarto é escuro, calmo e fresco. Se não conseguir dormir, saia da cama e faça outra coisa até se sentir novamente cansado. Não veja televisão ou use o seu computador na cama. Estas atividades podem de facto tornar mais difícil adormecer.

O sono é uma parte importante da vida, mas pode ser difícil conseguir a quantidade certa de sono se se tiver um distúrbio do sono. Se pensa que pode ter um distúrbio do sono, fale com o seu médico.

Há muitas opções de tratamento diferentes disponíveis, e com a ajuda de um médico, pode encontrar o que é certo para si. E não se esqueça invista no seu colchão, é no seu colchão que você irá passar ⅓ de toda sua vida!